quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Teatro com uma boa dose de gargalhada

O dramaturgo cataguasense Carlos Sérgio Bittencourt vai encenar com seus alunos do curso de Teatro da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves duas comédias como trabalho de final de curso. A primeira chama-se A Cidade das Mulheres Encalhadas que aborda um delicioso e engraçado retrato de um casamento na roça onde acontecerão situações hilárias típicas dos rincões brasileiros. Para contar esta história estarão em cena 25 atores entre alunos adolescentes e crianças do Curso de Teatro daquela escola. A peça será encenada no dia 6 de novembro com duas sessões, uma às 19:30 e outra às 20:30 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro. Os ingressos serão vendidos a R$2.

A outra peça, também uma comédia e de sua autoria, é O Segredo de Lady Rosemary Race, que tem como personagem central Lady Rosemary, uma idosa, surda e muda e que conta com o fiel mordomo James. No dia de seu aniversário todos aguardam ansiosos que ela revele um grande segredo. Mas um assassinato ocorre durante a festa e Lady Rosemary pode ser a próxima vitima. A confusão está formada e promete arrancar muitas gargalhadas da plateia.

A peça será encenada pelos atores Adriana Nóbrega, Bernardo Lara, Cidinha Queiroz, Estefânia Oliveira, Licínia Cardoso, Jacqueline Gouvêa, Luiza Maria Villas, Paula Renata, Paulo Fialho, Rose Medeiros e Therezinha Martins. Texto e direção de Carlos Sérgio Bittencourt; Assistente de Direção é de Bernardo Lira, a assistente de palco é Estefânia Oliveira e a sonoplastia fica por conta de Milena Duarte. A peça será apresentada no dia 5 de novembro, sábado, em dois horários, às 19:30 e às 20:30 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro. Os ingressos custam apenas R$2.

Fervedouro sedia nesta sexta-feira, mais uma etapa do Fórum de Desenvolvimento Regional

Será realizado nesta sexta-feira, 21, na Câmara Municipal de Fervedouro, o 8º encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, organizado pelo Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata, e que vem percorrendo as cidades da região. A proposta desse evento é estabelecer a metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e aprofundar, por meio de atividades práticas, os eixos estruturantes eleitos pelos participantes do Fórum.
No período da manhã os participantes vão definir a metodologia para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e, à tarde, os trabalhos serão voltados para a realização de atividade prática visando o aprofundamento dos Eixos Estruturantes que são: Turismo, Desenvolvimento Agropecuário, Preservação Ambiental, Educação, e Qualificação, Investimento em Infraestrutura, Indústria de Confecção, Potencial para o Comércio.
O próximo encontro do Fórum será em Cataguases no dia 4 de novembro. Miraí vai receber o evento no dia 25 de novembro, segundo o cronograma divulgado pelo Grupo Ecos da Mata. O Fórum de Desenvolvimento Regional  é uma idealização e realização da Votorantim Metais em parceria com o Instituto Votorantim e está sendo executado pela ONG Gaia Social.

Leopoldina quer um CREAS do Governo Federal

Até 7 de novembro o município de Leopoldina poderá apresentar projeto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).  Caso seja aprovado receberá recursos vinculados ao orçamento da União deste ano e poderá aprimorar a rede pública de serviços socioassistenciais cofinanciados pelo Governo Federal. Os critérios de partilha da verba foram determinados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

 "Estão habilitados para apresentar projetos os municípios com equipamento que preencha critérios de pessoal, horário de funcionamento e placa, entre outros, mas que precisa de acessibilidade ou de maior espaço", destaca a secretária nacional de Assistência Social do ministério, Denise Colin. A secretária informa que, no próximo ano, estão previstos serem construídos mais 500 Cras e 200 Creas pelo Plano Brasil Sem Miséria.

Considerado um dos principais equipamentos públicos de atendimento à população de baixa renda, o Creas é coordenado pelo Ministério do Desenvoilvimento Social e Combate à Fome. Atualmente, existem 7.669 Cras e 2.155 Creas em todo o País. (transcrito de www.leopoldinense.com.br)

A atriz e poetisa Elisa Lucinda é o destaque do FELICA 2011

A terceira edição do FELICA – Festival Literário de Cataguases – está marcada para os dias 09 e 12 de novembro. Nesse ano, o tema do FELICA será “A poesia da vida” e privilegiará temas correntes em nosso cotidiano, como acontecerá na mesa de abertura do FELICA 2011, com a atriz e poeta Elisa Lucinda (foto ao lado) cujo tema é “Parem de falar mal da rotina...”.

(Foto: Marcelo Corrêa)
Além de Elisa, os outros convidados do FELICA são: a jovem prosadora Ana Paula Maia (foto ao lado), o poeta Bartolomeu Campos de Queirós, o poeta da Geração Marginal, Chacal, o artista plástico e romancista tebano Elias Fajardo, o cataguasense radicado em Leopoldina José Geraldo Gouvêa, Marcelo Benini, também nascido aqui e morador de Brasília, o romancista e cineasta húngaro Miklós Palluch, o poeta angolano Ondjaki e a jornalista Sabrina Abreu.

O FELICA para crianças terá um seleto grupo de escritores voltados para esse público específico. Nomes como os de Roseana Murray, Otávio Jr., idealizador do Projeto “Ler é 10 leia favela”, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o escritor Luciano Sheikk e da escritora Maria Vargas completam a lista dos nomes que juntamente com a equipe do Proler farão apresentações e conversarão com as crianças a respeito do universo da leitura e de sua importância.

A edição 2011 do FELICA é uma realização do site CataguasesViva.com e só foi possível graças à aprovação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Ascânio Lopes. Mais informações no site do Festival: www.cataguasesviva.com/felica

“A expectativa esse ano é consolidar de vez o Festival Literário de Cataguases no calendário cultural da cidade, uma vez que sempre nos pautamos em trazer nomes de primeira grandeza do cenário nacional da nossa literatura”, lembra Geraldo Filho, curador literário do Festival.

Prefeitura de Itamarati de Minas inaugura quadra poliesportiva

A Prefeitura de Itamarati de Minas inaugurou no último sábado, 15, a Quadra Poliesportiva Mário Rodrigues Gomes, que fica no Parque de Exposição Agropecuária Juvenil de Araújo Vieira. O local passou por ampla reforma e pintura que teve início na segunda quinzena de julho, conforme revelou o chefe de gabinete da Prefeitura, José Américo de Oliveira.


A intervenção, realizada com recursos próprios do Município, reconstruiu todo o piso, que recebeu tratamentos especiais para marcação nas modalidades Futsal, Handebol, Basquetebol e Voleibol. Ao comentar sobre os investimentos destinados à reforma da quadra, o Prefeito Herivelto Furtado Zanela disse que a atual Administração está alcançando o seu objetivo para a estruturação do esporte no Município. “Quando se investe na estrutura esportiva, aplica-se, na verdade, no social. Há melhoria na qualidade de vida, na saúde e na segurança”, salientou, ressaltando que toda a comunidade pode e deve utilizar este espaço para a prática esportiva, desde que seja de forma organizada e responsável.



José Américo acrescenta: “A iniciativa pública em investir no esporte tem resultados concretos por meio da atuação dos alunos da rede municipal de ensino, que vem se destacando nos torneios esportivos promovidos nas esferas estadual e federal e integrando crianças, jovens e adolescentes nos torneios desenvolvidos no próprio município”.