sábado, 22 de outubro de 2011

Deputado Dr. Wilson Batista diz que será imparcial em Cataguases nas eleições de 2012

Deputado Estadual Dr. Wilson Batista e o radialista Sousa Mendonça

O Deputado Estadual pelo PSD, Doutor Wilson Batista, concedeu nesta manhã de sábado, 22, entrevista à Rádio Brilho FM, no Programa Conversa Franca, apresentado pelo radialista Sousa Mendonça em que falou sobre Saúde, sua atuação como Deputado, Política, eleição municipal e melhorias para a região. O Blog do Marcelo Lopes acompanhou a entrevista do estúdio da emissora. O Deputado, que é médico cirurgião, especializado em oncologia, atende aos sábados na policlínica municipal.

Durante o programa Doutor Wilson Batista fez um importante esclarecimento sobre a questão de saúde na região. Ele revelou que hospitais como o de Muriaé são feitos para atenderem à vários municípios e, portanto, não vê razão para que Cataguases ou outra cidade da microrregião faça um investimento desta envergadura. Sousa Mendonça fez uma sugestão ao Deputado para que Cataguases tenha uma espécie de “mini posto de coleta de sangue, o suficiente para receber o doador e encaminhar o sangue para o Hemominas, em Além Paraíba”, explicou.

Sobre sua ida para o PSD, Doutor Wilson Batista esclareceu que fez esta opção “por causa de uma proposta política maior, mais abrangente. E não vai afetar a parceria que tenho com o Deputado Federal Lael Varella, a quem sempre serei fiel e sou grato por tudo que fez por mim”, salientou. O deputado acrescentou que sua ida para o PSD vai permitir continuar alinhado com o governo de Minas e lutar por mais recursos para a Zona da Mata.

Com relação às eleições de 2012, Wilson Batista foi claro ao dizer que não vai participar do processo em Cataguases. “Aqui serei imparcial. Tenho dois grandes amigos, o atual Prefeito William Lobo e Tarcísio Henriques. Por isso vou ficar neutro e o PSD que tem atualmente quatro vereadores em Cataguases, não lançará candidato a prefeito e com isso, deixaremos os companheiros livres para escolherem qual caminho seguir nas eleições do próximo ano”, finalizou.

Doutor Wilson Batista disse ainda que como deputado conseguiu criar a Unidade Móvel de Prevenção, que vai percorrer os municípios da região realizando um trabalho de prevenção ao câncer. “Estamos montando um veículo com um mamógrafo e outros equipamentos de diagnóstico de alguns tipos de câncer que vai realizar estes exames nas cidades da nossa região, gratuitamente. Com isso, reduziremos, com certeza, a incidência desta doença porque vamos descobri-la mais cedo, num estágio em que é mais fácil ser tratada e curada”, explicou. Ele também disse que vem atuando no fortalecimento dos hospitais e no transporte de pacientes que necessitam de tratamento.

PT de Cataguases recebe as visitas dos deputados Padre João e Rogério Correia


Da esquerda para a direita: Padre João, Vanderlei Pequeno e Rogério Correia

O Partido dos Trabalhadores de Cataguases recebeu nesta manhã de sábado, 22, as visitas do Deputado Federal Padre João e do deputado Estadual Rogério Correia. Foram recebidos na Câmara Municipal pelo presidente do PT na cidade, Vereador Vanderlei Pequeno e por dezenas de militantes e simpatizantes daquela agremiação. Padre João fez um pronunciamento em que destacou a atuação da Presidenta da República Dilma Rousseff que, segundo ele, “está criando as condições necessárias para fazer um grande governo”. Ele também falou de sua participação na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e sobre o crescimento do PT no Brasil. “Sabemos que o PT é o Partido que tem a melhor avaliação popular, mas precisamos fazer com que este perfil altamente positivo converta em mais prefeituras e governos petistas”, salientou.
Deputado Federal Padre João
O Deputado Estadual Rogério Correia fez uma crítica severa ao Governo do PSDB em Minas citando o ex-governador Aécio Neves como sendo o responsável pelo atraso em Minas. “O ex-governador Aécio pregou ter sanado a economia mineira com o choque de gestão e hoje ficamos sabemos - estarrecidos - que a dívida do Estado com a União é de 70 bilhões de reais, e de outros 5 bilhões de reais com a Cemig. Além disso, este mesmo ex-governador e hoje Senador, fez o desfavor a Minas de votar contra os interesses dos mineiros no projeto de distribuição de royalties do Pré-Sal. Quero dizer com isso que ele votou a favor de dar os royalties somente para o estado do Rio de Janeiro”, acrescentou. Rogério Correia encerrou sua participação dizendo não apoiar uma aliança PT/PSDB em Belo Horizonte e que o PT vai priorizar as eleições municipais visando conquistar “o maior número de prefeituras possível em Minas Gerais".

Deputado Estadual Rogério Correia
O Vereador Vanderlei Pequeno entregou ao Padre João dois pleitos importantes para Cataguases. A concretização da implantação do IFET no local onde funcionou o Idaic, cujo terreno já foi doado ao Governo Federal, sendo que as negociações encontram-se paralisadas, e a segunda reivindicação para o término da estrada que liga o Bairro Taquara Preta à MG-120, para Leopoldina. A obra foi interrompida antes de ser concluída e é muito importante para o desenvolvimento de Cataguases. O deputado falou que vai procurar os setores responsáveis em Brasília e cobrar uma solução para estas duas necessidades do município. O Vereador Vanderlei Pequeno fez uma avaliação positiva a respeito da visita dos dois deputados. “Ampliamos o leque de apoio para Cataguases. Agora temos mais dois deputados, um em Brasília e outro em Belo Horizonte, que também vão defender os nossos interesses e lutar por nossa cidade”, afirmou o presidente do PT no município.

Abandono dos casarões de Angustura leva Assembleia a realizar Audiência Pública

A Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira, 20, requerimento do deputado estadual Délio Malheiros (PV) para a realização de Audiência Pública em Além Paraíba com o objetivo de discutir a situação dos casarões tombados no distrito de Angustura. As edificações, construídas no século XIX, foram tombadas há quinze anos pelo Município e encontram-se em situação de degradação. “Essa condição de abandono nos motivou a pedir a realização dessa audiência, que será precedida de uma visita dos deputados da Comissão aos imóveis. A intenção é conhecer o problema e encontrar soluções”, explica Délio Malheiros.

Mesmo com a isenção de IPTU proporcionada pelo tombamento dos imóveis, os proprietários alegam não ter recursos para arcar com as reformas necessárias à conservação. “É importante ressaltar que, por se tratarem de bens de interesse coletivo, é fundamental que toda a sociedade se mobilize para salvar esse importante patrimônio cultural e histórico”, ressalta Malheiros. A Comissão de Cultura da Assembleia deverá agendar em breve a data da visita dos deputados aos casarões de Angustura, seguida da Audiência Pública. Na mesma oportunidade também serão definidos local e horário.

Angustura está localizada a 25 quilômetros de Além Paraíba, sendo o seu único distrito Possui cerca de 1.500 habitantes e das cerca de 20 residências históricas que integram o perímetro tombado pelo município em 1996, duas desabaram. Outros dois solares ameaçam vir ao chão. Um terceiro prédio, onde funciona o Conselho Distrital, foi interditado, em 2006, por apresentar problemas no telhado, na estrutura e na rede elétrica. Desde então, permanece fechado, prejudicando o desenvolvimento político e a vida cultural de Angustura. (Fonte: Jornal Leopoldinense e Jornal Hoje em Dia)

Muriaé amplia a coleta seletiva de lixo

Implantada em Muriaé há cerca de dois anos, a coleta seletiva de lixo acaba de ser estendida para mais oito bairros. O serviço é realizado pela autarquia Demsur que dividiu a cidade em regiões para efetuar a coleta seletiva de forma eficiente. A parcela da população que começou a receber este serviço foi treinada para efetuar a separação do lixo e ainda ganhou uma cartilha explicativa a respeito.

Em Muriaé, optou-se por fazer uma coleta seletiva que separa o lixo seco do molhado. O seco é constituído por embalagens plásticas, papéis, vidros e metais que são recicláveis. O lixo molhado é formado por materiais orgânicos (restos de alimentos) e papéis sanitários e de cozinha, que devido às suas características são enviados para o aterro sanitário. No caso dos orgânicos, porém, eles podem ser aproveitados na produção de adubo, usando-se do processo da compostagem.

O resultado da coleta é levado para o aterro sanitário municipal onde é recebido pelos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (ASMAM). Lá, conforme explica a engenheira ambiental do Demsur, Isabella Rosa Alfonseca, é feita a triagem do material por meio de esteira e a sua separação em fardos para que possa ser vendido no mercado. Ela informou também que a previsão do Demsur é levar a Coleta Seletiva de Lixo para todo o município até 2014. (Fonte: Rádio Muriaé)