quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Novembro traz show com a nova e boa MPB da Banda Fino Coletivo

Foi pensando em mostrar a riqueza de tendências da MPB atual ao público do interior de Minas Gerais que o Projeto Usina Cultural 2011, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho estruturou sua programação musical. Depois de Tulipa Ruiz, Nina Becker e outros, agora é a vez de uma das bandas mais originais e criativas da nova safra da MPB. O Grupo Fino Coletivo, do Rio de Janeiro, vai se apresentar em Cataguases, num show que acontece no dia 5 de novembro, às 21 horas, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho. A sonoridade marcante, que já encantou plateias por todo o Brasil, chega a Cataguases prometendo um espetáculo de altíssimo nível. Formado por músicos cariocas e alagoanos em 2006, o Fino Coletivo foi eleita banda revelação de 2007 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), pelo jornal O Globo como melhores discos de 2007 e banda revelação de 2007 no 6º Prêmio Rival Petrobras de Música.

O produtor da Fundação, Fausto Menta, revelou estar “muito orgulhoso em poder contar com um show tão especial como este no Projeto Usina Cultural 2011” e espera que o público cataguasense possa prestigiar a apresentação, cujo patrocínio é da Energisa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

Para esta apresentação na cidade o grupo vai executar músicas de seu novo CD, intitulado "Copacabana", lançado ano passado e que tem como marca a consolidação de uma sonoridade original, de intenso apelo autoral, com referências populares e de ritmos tradicionais, sustentando letras de lirismo pungente e humor descontraído. Um passo adiante, no entanto coerente com o primeiro trabalho que leva o nome do grupo. O Fino Coletivo é formado por Adriano Siri, voz; Alvinho Cabral, violão, guitarra, percussão e voz; Alvinho Lancellotti, voz; Daniel Medeiros, baixo e voz; Donatinho, teclados; e Rodrigo Scofield, bateria.

Ubá realiza 1º Seminário de Agricultura Familiar

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Educação e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizaram o 1º Seminário de Agricultura Familiar e Sustentabilidade no dia 21 de Outubro de 2011, na Câmara municipal daquela cidade.
O Seminário teve como intuito dialogar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que assegura 30% dos alimentos adquiridos pelas escolas municipais devem ser diretamente dos agricultores familiares do próprio município.
O palestrante Lucivan Gomes de Oliveira, Extensionista de Bem Estar Social da Emater, considerou o encontro uma oportunidade para os pequenos agricultores que devem “direcionar e planejar sua produção de acordo com a demanda das escolas. Hoje ele pode planejar o que irá plantar, sabendo que tem um mercado garantido durante todo ano, e também existe um bônus para o agricultor que tem produtos orgânicos ou agroecológicos”.
Samuel Gazola, Secretário de Educação Municipal, disse que desde 2009 a Prefeitura já compra da agricultura familiar e “aplicamos um percentual bem maior que os 30% que a lei determina. O seminário tem por objetivo discutir propostas para melhorar ainda mais o sistema na nossa cidade”.
O Deputado Estadual Rogério Correa, componente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa de Minas, disse que faz viagens frequentes ao interior do Estado com o intuito de propagar informações sobre leis. “A minha vinda aqui é no sentido de trazer informações sobre políticas públicas até o pequeno agricultor, porque muitas das vezes a dificuldade é esta: o acesso à informação”, frisou. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá)

Blog recebe homenagem da Câmara Municipal

O Blog do Marcelo Lopes, através de seu jornalista responsável, Marcelo Lopes, recebeu na noite desta terça-feira, 25, da Cãmara Municipal de Cataguases, Moção de Congratulação por indicação do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso e aprovada por unanimidade pelos seus pares.  O motivo da honraria foi a criação deste mais novo veículo de informação para os cataguasenses e a população de nossa microrregião. O Vereador Vanderlei Pequeno justificou a homenagem dizendo que o "Blog veio suprir uma lacuna no meio jornalístico da cidade e em tão pouco tempo já se tornou referência como fonte informação rápida e confiável."
Para Marcelo Lopes receber a Moção de Congratulação é um "grande incentivo ao meu trabalho que procuro realizar com muita dedicação e afinco. Este reconhecimento é um combustível para que possa continuar realizando esta tarefa com seriedade e honestidade, além de estar contribuindo para a democratização da informação, uma vez que a internet é um meio de comunicação cada dia mais popular entre nós". Ele também agradeceu ao Vereador Pequeno pela iniciativa."Fiquei lisonjeado com a Moção e também sensibilizado com o gesto do Pequeno, amigo de longa data - que foi seguido por todos os demais vereadores - a quem agradeço carinhosamente esta homenagem, extensivo também aos demais parlamentares", finalizou o editor responsável pelo Blog do Marcelo Lopes. 

Projeto dos Professores é finalmente aprovado e gratificação sai no pagamento

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Cataguases aprovou por unanimidade o “Projeto dos Professores”. Mas houve surpresa e polêmica antes da votação. A surpresa foi que o Executivo retirou da Pauta de votação o projeto de lei número 58/2011 que altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação e, em seu lugar, apresentou o projeto de lei número 59/2011. O Procurador Geral do Município, Roosevelt Pires, presente à sessão, justificou o gesto alegando que como o texto antigo recebeu duas emendas e ainda seriam alterados outros dispositivos por conta do acordo com os professores, “o Executivo achou por bem substituir o projeto enviando para votação um texto abrangendo todas estas mudanças”.
O Presidente da Câmara, Vereador Antônio Batista Pereira, primeiramente, colocou em votação a retirada da Pauta do projeto 58/2011 que foi aprovada com voto contrário do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso. Ele alegou gostaria de ver votada sua emenda por entender que ela organizava e transferia aos professores e Prefeitura a discussão dos valores a serem pagos a título de gratificação aos profissionais de educação. “Agora os professores continuarão sem saber qual será o valor desta gratificação”, lamentou.
Em seguida o Presidente da Casa colocou em discussão o novo projeto de lei – 59/2011 - e ao contrário do que se previa, surgiu mais uma polêmica com os professores que lotavam a plateia afirmando que o texto do projeto não estava de acordo com o que fora acordado em reunião realizada no gabinete do Prefeito na última sexta-feira, 21. A sessão foi interrompida por dez minutos para que vereadores e professores entrassem em acordo, e quando retornaram a representante da categoria, Raquel Silva de Souza, fez um pronunciamento onde revelou terem sido esclarecidas as dúvidas e pediu aos parlamentares a aprovação do projeto. Assim, o vereador Vicente de Paulo Dias solicitou a realização da votação em dois turnos naquela sessão tomando por base o Regimento Interno da Casa que assegura esta possibilidade em casos específicos como o da matéria em questão. Aceita sua sugestão o texto foi votado e aprovado por unanimidade. Com isto os professores que tiverem suas faltas justificadas e os que não faltaram ao serviço durante este mês irão receber a nova gratificação já no próximo contracheque.

Estudantes de Leopoldina participam de evento sobre a água

Foi realizada entre os dias 17 e 23 de outubro em Leopoldina, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que teve como objetivo mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades a respeito destes temas. A organização esteve a cargo do CVT – Centro Vocacional Tecnológico - e Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e estagiários do Curso de Engenharia Ambiental da UNIPAC.

O evento teve como tema “Ph do Planeta – Experimento Global sobre a qualidade da água”, reunindo palestras, aulas temáticas e distribuição de material didático na Escola Estadual Professor Botelho Reis e Escola Municipal Ribeiro Junqueira. As atividades foram organizadas com a intenção de promover ampla conscientização sobre a importância da água. A iniciativa contou com o envolvimento de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estagiária Isabela Paiva e a coordenação de Lúcio Fonseca César, Secretário de Meio Ambiente. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina)