quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Livro de Luiz Ruffato vai virar filme que será rodado em Cataguases

O livro do escritor cataguasense Luiz Ruffato “Estive em Lisboa e lembrei de você” (foto) deverá virar filme. A informação foi dada ao Blog do Marcelo Lopes, com exclusividade, nesta quarta-feira, 2, pelo cineasta português José Barahona  que chegou a Cataguases no último domingo. Ele vai dirigir a obra e esteve aqui para conhecer a cidade onde a história começa. Ainda sem data para iniciar as filmagens, ele revelou-se admirado com Cataguases. “Tive uma grata surpresa ao chegar aqui e encontrar uma cidade muito interessante. É marcante sua arquitetura e o contraste que Ruffato mostra em seus livros é muito perceptível”, constatou.
O livro que vai dar origem ao filme conta a história de Serginho, que mora em Cataguases e tem uma vida péssima, com problemas com a esposa e até a perda do filho. Assim, um belo dia, em conversa descontraída num bar, surge o assunto de ganhar a vida em Portugal. Ele, então, não vacila e, na busca de vencer na vida, juntar um bom dinheiro e voltar com um bom pé, muda-se para Lisboa. José Barahona diz que vai contar a história antes da migração para Portugal. “Todos nós sabemos como é a vida dos imigrantes nos países que os recebem. Mas a gente pouco ou quase nada sabe a respeito da vida deste imigrante em seu país. É isto que me chama a atenção e quero mostrar com mais ênfase neste filme, sem deixar, é claro, de mostrar como será a vida dele em Portugal”, explica.
Aliás, o filme será um pouco “documental”, como revela o diretor. “Pretendo trabalhar a ficção e a realidade de forma que mantenham um diálogo. Ou seja, quero misturar personagens fictícios com pessoas da vida real”, explica, acrescentando que o roteiro que está escrevendo “somente será concluído junto com o próprio filme”. Ele que troca e-mails com Ruffato “há mais de um ano”, mas o conheceu há apenas uma semana quando estive em São Paulo”, está otimista com o filme. “Este livro foi-me dado por um amigo e após lê-lo fiquei muito interessado em filmar esta história. Será um trabalho desafiador e ao mesmo tempo muito prazeroso”, prevê.
José Barahona (foto) tem 42 anos, é formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo completado os seus estudos em Cuba e Nova York. Entre seus trabalhos estão Buenos Aires Hora Zero (2004), o curta metragem de ficção Pastoral (2004), premiado no Fantasporto e nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e o documentário Milho, premiado no CineEco (2009), em Seia. Agora ele está no Brasil também divulgando seu mais novo documentário, “Manuscrito Perdido”, uma co-produção luso-brasileira que vai contar a história de um manuscrito perdido que teria sido escrito por Fradique Mendes  um poeta e aventureiro português, amigo de Eça de Queiroz, que se instalara em uma pequena cidade ao sul de Salvador no final século XIX. O filme participou, recentemente, da 35ª Mostra de Cinema de São Paulo.

Câmara de Cataguases adia votação do Orçamento 2012

A sessão da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 1º, foi uma das mais curtas do na. Um dos motivos foi a retirada da Pauta do principal projeto de lei, o de número 62/2011, que trata do Orçamento do Município para 2012. A iniciativa foi do Vereador Vicente de Paulo Dias, alegando pouco tempo para análise por parte dos parlamentares e, ainda, pediu seja convidada a vir ao Legislativo fazer esclarecimentos sobre a proposta orçamentária a responsável pelo setor de contabilidade da Prefeitura, Eunice Singulane. O projeto seria votado em primeiro turno e para ser aprovado ainda precisará passar por nova votação.

O Vereador José Hermaty da Veiga, o Canecão, reivindicou junto ao Presidente da Casa, Vereador Antônio Batista Pereira, o Antônio Beleza, que sejam colocados em votação, na próxima sessão, dois projetos de lei de sua autoria. Um pretende isentar do pagamento de IPTU pessoas idosas e o segundo quer incentivar pequenas empresas a se instalarem em Cataguases.

Já o Vereador Guilherme Valle de Souza manifestou sua preocupação com o atraso do Poder Executivo de fazer a prestação de contas obrigatória. Segundo ele, que é presidente da Comissão de Orçamento e Contabilidade, a data já “foi adiada várias e isto pode trazer algum tipo de problema para esta Casa”, argumentou. Ele sugeriu marcar para a próxima segunda-feira, dia 7, mas o presidente da Casa, Antônio Beleza, disse que vai tomar as providências “o mais depressa possível para solucionar este impasse”.  

O único projeto de lei votado e aprovado na sessão foi o de número 64, que cria a Semana de Combate ao Colesterol em Cataguases. Elaborado pelo Vereador Vicente de Paulo Dias, o projeto pretende conscientizar as pessoas sobre a gravidade desta doença. Foi aprovado por unanimidade. Na sequência, o Vereador Guilherme Valle de Souza entrou com um requerimento autorizando o Poder Executivo a notificar a FCA – Ferrovia Centro Atlântica – por meio de Cartório sobre a existência de uma lei municipal que limita o volume da buzina do trem no município de Cataguases.  O prazo para esta adequação, segundo ele, está terminando “e até agora a gente não percebeu nenhuma manifestação da empresa neste sentido”, salientou.
Reprodução do arquivo
da Câmara Municipal
Antes do término da sessão foi votada e aprovada Moção de Pesar para o ex-vereador Nézio Joaquim Leandro (foto), de Cataguarino, que faleceu no dia 31 de outubro, tendo sido sepultado no naquele Distrito. Nézio foi vereador entre 1993 e 1996. A Moção foi feita pelo Vereador Vicente de Paulo Dias e assinada por todos os vereadores. O Presidente da Câmara escolheu Guilherme Valle de Souza como membro titular do Conselho do Fundeb e Vanderlei Teixeira Cardoso como suplente. Eles representarão o Legislativo naquela entidade. Na ocasião, Vanderlei Pequeno pediu que a Câmara solicite a todos os conselhos em funcionamento em Cataguases o envio das atas de suas reuniões ao Legislativo “para que possamos acompanhar melhor  o que está sendo tratado em cada um deles”, justificou Pequeno.

Movimento no cemitério em Cataguases surpreende nesta manhã

A manhã de sol forte e calor ajudou e as pessoas compareceram em peso ao Cemitério São José, em Cataguases, nesta quarta-feira de Finados. O trânsito no local praticamente parou por volta das 10 horas, apesar da ajuda da Polícia Militar.Na rua Francisca de Souza Peixoto, que dá acesso à Capela Mortuária e à entrada secundária do cemitério estava tomada por veículos e pessoas nas calçadas. No entroncamento do Clube do Remo com Ponte Metálica e Matriz de São José Operário, que dá acesso à entrada principal do campo santo, o estacionamento estava proibido e a PM chegou a rebocar motocicletas do local. Ali, as esquinas foram tomadas por vendedores ambulantes que ofereciam flores, velas e até abacaxi.
Apesar do grande movimento pela manhã, não foi registrado nenhum incidente."O problema limitou-se ao trânsito à entrada do Cemitério", informou Valdecir Machado Taveira, administrador do local. Ele disse ainda que espera fluxo menor no período da tarde. "Acredito que o ponto alto de visitação foi nesta manhã de sol e, por isso, espero uma redução do número de visitas agora à tarde", previu. O cemitério ficará aberto até às 18 horas e a única dificuldade está sendo encontrar vagas para estacionar, por isso, é melhor deixar o carro nas imediações e andar um pouco à pé até o Cemitério. Veja abaixo as fotos que registram a movimentação no local nesta manhã. (clique para ampliar)

Banda Radiocafé toca na Casa Simão


Dando sequência a série de pocket´s shows do projeto Minha Banda e minha Peça na Casa Simão, o Anfiteatro Ivone Barbosa Silva apresenta, no próximo sábado, 5 de novembro, a partir das 20:30 horas, a banda Radiocafé.

Há sete anos na estrada, apresentando em casas de show, festas universitárias e festivais de música, o grupo possui na atual formação os músicos Rodrigo Dias, Rafael Ski, Eduardo Dudu e o cataguasense Tiago Viana (Pé). No repertório, influências britânicas de Beatles, Radiohead e Oasis, e também nacionais, como Cachorro Grande e Los Hermanos, fidelizaram uma rede de fãs que acompanham o trabalho da Radiocafé seja em shows, ou nas ferramentas virtuais, sites e mídias sociais.

Ingressos (a preço promocional – R$5,00) na Casa de Cultura Simão, que fica na Avenida Astolfo Dutra, nº 487, Centro. Informações pelo site www.casasimao.org.br e pelo telefone (32) 3421-2622. Classificação: Livre para todas as idades.

O projeto “Minha Banda e minha Peça na Casa Simão” faz parte da Programação da Casa de Cultura Simão – 2011 com o patrocínio da Bauminas e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio: Fundação Simão José Silva, Prefeitura Municipal de Cataguases e Hidroazul.