quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura implanta projeto de arte digital

A Prefeitura de Cataguases em parceria com a ONG Humanizarte, de Viçosa (MG), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, a Funarbe e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, inaugurou, no início da noite desta quinta-feira, 29, o Projeto de Inclusão Social ArtEducação Digital. A iniciativa conta com recursos da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - por meio do apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro e atende, atualmente, quatro municípios da Zona da Mata: Viçosa, Juiz de Fora, Leopoldina e Cataguases.
Realizada no auditório da Policlínica Municipal a solenidade de instalação do Projeto contou com a presença do seu idealizador, Marcelo Andrade, que é presidente da ONG Humanizarte, além do Deputado Rodrigo de Castro, dos prefeitos William Lobo de Almeida e Bené Guedes (Leopoldina), do Secretário Municipal de Cultura, José Vítor Lima, coordenador do ArtEducação Digital em Cataguases e demais autoridades.
A partir de agora e nos próximos três meses, cem jovens entre 15 e 18 anos de idade, alunos de escola pública, que gostam de internet e tenham alguma afinidade com o mundo digital, vão aprender a fazer vídeos com base na reflexão da realidade que os cerca. Divididos em quatro turmas de 25 alunos e com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, onde serão realizadas as oficinas sob a coordenação de dois professores e de três estagiários, eles vão aprender também a redigir mini textos e design gráfico.
- Este é um projeto que busca aquele jovem que adora ficar na internet conversando no MSN e no Orkut, sem fazer nada, ou então o que vive jogando no computador para usar este tempo produzindo algo útil, fazendo arte, explica Marcelo.

Aeroporto de Goianá vai ter voo noturno de passageiros

 
O Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, próximos a Juiz de Fora, e que completou um mês em funcionamento no último dia 23, já pode operar voos noturnos por instrumentos. A autorização foi emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e publicada, no último dia 22, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), através da portaria de homologação.

Administrado pela empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda - com sede no Rio de Janeiro e única empresa a participar do processo de licitação para operar aquele terminal - contratada pelo Governo de Minas para efetuar as atividades de administração e operação do aeroporto vai poder também operar voos de carga, conforme informou o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi.

Hoje aquele aeroporto funciona somente com uma linha regular da Azul Linhas Aéreas, em dois voos diários, sendo um de ida e outro de volta. A partir de 1º de outubro, ele passará a oferecer voo às 18:40 horas, também com destino a Campinas. Desde sua inauguração e até o fim de setembro, deverão passar pelo local cerca de cinco mil pessoas, entre passageiros e visitantes.

Glynwed anuncia ampliação da fábrica em Cataguases

A diretoria da Glynwed, empresa que fabrica bombas e válvulas em Cataguases anunciou nesta quinta-feira, 29, o fechamento da sua unidade em Teresópolis (RJ) e, consequentemente, a ampliação de sua planta industrial neste município mineiro. 

De acordo com seus diretores a empresa trocará de nome voltando a se chamar Rheinhutte. O projeto da multinacional é triplicar a produção nos próximos três anos, ampliar o número de funcionários dos atuais setenta para cento e dez e trazer nova tecnologia da Alemanha, país de origem da empresa.
A Glynwed está instalada em terreno localizado na Avenida Manuel Inácio Peixoto, conhecida como Reta da Saudade. Veio para Cataguases na década de setenta com o nome Rheinhutte do Brasil. Fabrica válvulas termoplásticas manuais e automáticas, FIP e SED; Medidores de vazão e Válvulas Bio- Sanitárias atendendo a indústria e a construção civil, entre outras.

Campanha de vacinação de cães e gatos não tem data definida em Cataguases

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou aos municípios que a campanha de vacinação antirrábica animal 2011 não vai acontecer na data habitual, nos meses de agosto e setembro. O órgão ainda não definiu outra data para a realização da vacinação em cães e gatos. O motivo alegado foi a ocorrência, ano passado, de problemas em alguns animais depois de terem sido vacinados. Aqui em Cataguases, a Vigilância Sanitária, através de sua coordenadora, Roseli Batista Ferreira, responsável pela campanha, confirmou as informações acrescentando que aguarda orientações por parte do Governo de Minas, “até mesmo para poder orientar os donos desses animais”, explicou.

Vinicius Pereira, médico veterinário
Para o médico veterinário Vinícius Batista Pereira, neste momento de indefinição, o importante para quem tem gato ou cachorro em casa, é verificar no cartão de vacinação do animal qual a situação em que se encontra. “Se estiver na hora de tomar a vacina é aconselhável leva-lo ao veterinário”. Vinícius conta que apesar da raiva animal estar sob controle em Minas Geais, “que não diagnosticou nenhum caso nos últimos anos, é essencial que donos de cães e gatos mantenham seus bichos de estimação imunizados”, aconselha. O preço da vacina é barato, ela é aplicada na hora  e não há nenhuma contra-indicação.

Raiva Animal - É uma doença viral que afeta o sistema nervoso de mamíferos, inclusive do homem, quando são mordidos, arranhados ou lambidos por um animal doente. Em caso de agressão, a vítima deve lavar o local afetado com água e sabão, e procurar imediatamente um médico. O animal deve ser mantido preso e isolado, em observação durante 10 dias. Se o animal suspeito morrer neste período, avisar imediatamente as autoridades sanitárias.

Votorantim Metais é um dos destaques da Exposibram 2011

Maior feira do gênero no país, a Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) que acontece até esta quinta-feira, 29, em Belo Horizonte, conta com a participação da Votorantim Metais, que atua nos mercados de alumínio, níquel e zinco, como um dos seus principais destaques. Além de apresentar seus diversos projetos nas áreas de sustentabilidade e exploração mineral desenvolvidos no Brasil e no Peru, a empresa também aproveita o evento para promover ações voltadas à captação de talentos.
O estande da Votorantim Metais conta com um espaço reservado para que estudantes universitários possam obter diversas informações sobre a empresa e cadastrar currículos. Os visitantes aproveitam também para conhecerem mais sobre a produção do alumínio, do níquel e do zinco por meio de uma tela de LCD com infográficos dos processos produtivos.
Nesta quinta-feira, 29, o gerente geral de Sustentabilidade da Votorantim Metais, Ricardo Barbosa dos Santos, participará de um painel quando serão debatidos os principais aspectos a serem observados para a sustentabilidade da mineração.
Paralelo à Exposibram acontece o 14º Congresso Brasileiro de Mineração cujo interesse crescente se deve ao significativo aumento da demanda internacional por commodities minerais, o que eleva os níveis de produção e de negócios da mineração, superiores ao período pré-crise financeira de 2008.