terça-feira, 13 de setembro de 2011

Emenda que eleva para quinze o número de Vereadores é aprovada em primeiro turno

A Câmara Municipal de Cataguases aprovou na noite desta terça-feira, 13 de setembro, a ampliação para quinze do número de vereadores. A votação transcorreu dentro da normalidade e todos os parlamentares presentes à Sessão, votaram favoravelmente à ampliação. Atualmente o Poder Legislativo de Cataguases conta com dez vereadores. Até meados da década de 90, a Câmara era composta por quinze edis, conforme lembrou o Vereador José Hermaty da Veiga ao defender o seu voto a favor da emenda constitucional.
Outro que também defendeu a iniciativa foi o Vereador Vanderlei Pequeno, argumentando que quinze vereadores deixa o Legislativo mais democrático. Para Vicente de Paulo Dias, criticou os que argumentam que haverá aumento na despesa com os quinze parlamentares. Ele lembrou que anteriormente o Legislativo funcionava com 8% da arrecadação municipal e agora recebendo uma cota de 7% vai ter os mesmos 15 vereadores, portanto, não haverá aumento de despesa.
Na plateia, cerca de dez pessoas assistiam à reunião, conforme mostra a foto abaixo do jornalista Jorge Fábio, contrariando as expectativas de que um número maior de pessoas lá comparecessem para marcar posição a favor da manutenção dos atuais dez vereadores, como aconteceu no site de relacionamentos Facebook em que um grupo contrário à ampliação para quinze edis, chegou a reunir mil participantes.

Para dar uma arejada nas notícias do blog, sempre sérias, você vai conhecer agora, a coluna "Corre Por Aí", com pitacos meus e informações de bastidores sobre o que acontece em Cataguases e região. Para uns o que será publicado aqui não terá um pingo de verdade, para outros, será o contrário. O fato é que estas "pílulas" em notícia se tornam, na maioria das vezes, grande matéria no futuro. Esta coluna será, portanto, um espaço para furos de reportagem e especulação. Fique atento e boa leitura e dê sugestões.

Palpite: Não adianta bater lata, levar assobio, nem esbravejar. A Câmara Municipal de Cataguases vai aprovar - por unanimidade - para quinze o número de vereadores para a próxima legislatura. Ou seja, em janeiro de 2013, tomarão posse quinze novos vereadores. Hoje são dez.

Política: Anote aí. O ex-Prefeito Tarcísio Henriques estará no mesmo palanque do atual Prefeito Willian Lobo de Almeida nas eleições municipais de 2012. Hoje, ambos negam veementemente, mas uma pessoa muito bem informada, um articulador de primeira, me garantiu esta aliança que já vem abençoada pelo Governador de Minas, Antônio Anastasia. Esta mesma fonte me disse que se preciso for, Anastasia vem a Cataguases para selar o acordo. Boto fé!

Eleições 2012: Os vereadores Vanderlei Pequeno e Eduardo Schelb não serão candidatos à reeleição. O primeiro espera conseguir a indicação de seu partido, o PT, para ser candidato a Prefeito. Neste sentido tem feito inúmeras articulações. O motivo de Eduardo Schelb é outro. O doutor, que em janeiro termina sua pós-graduação em Psiquiatria, vai dedicar-se somente à medicina. Sem a veia política do pai, o saudoso Paulo Schelb, não gostou da atividade política. Em seu lugar, pretende lançar sua mãe, Nadya Schelb, a vereadora.

Investimento: A Energisa S/A está investindo todas as suas fichas em energia eólica, acompanhando a tendência do mercado de buscar fontes limpas e renováveis de energia. Tem projetos vultuosos nesta área.

Polêmica: Ainda promete muita celeuma a decisão do prefeito Willian Lobo de Almeida de vender imóveis do município para poder comprar o prédio do Edgard Cine Teatro. Mas é só uma questão de tempo. Willian sonha construir um Centro Administrativo, onde estarão funcionando num mesmo prédio secretarias e anexos, em um bairro da cidade, o que contribuiria, assim, para o desenvolvimento daquela região.

Encerro por aqui, mas "Corre Por Aí" volta a qualquer momento. Aguarde.

Câmara vota ampliação do número de vereadores em reunião esta noite



Daqui a pouco, às 18 horas, começa mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Cataguases e o assunto principal será a votação em primeiro turno da Emenda Constitucional número 01/2011 que altera o artigo 15 da Lei Orgânica Municipal de Cataguases. A emenda é de autoria conjunta de todos os Vereadores e propõe a ampliação das atuais dez para quinze cadeiras no Legislativo Municipal. Trocando em miúdos, a partir das eleições de 2012, se esta Emenda for aprovada, Cataguases passará a ter quinze vereadores.
Ainda na Pauta da Sessão, os vereadores também deverão votar o projeto de lei de autoria do Poder Executivo (53/2011), que revoga o parágrafo 3º da Lei 2.502/1995, de doação de terreno ao Esporte Clube Cataguases. Na sequência, entra em votação Projeto de Lei de autoria do Vereador Eduardo Schelb que pretende dar o nome de Viviane Bitencourt à uma rua de Cataguases.
Na segunda parte da Sessão serão apresentados e votados os seguintes requerimentos:
Nº 99/2011 – De autoria do Vereador Vanderlei Pequeno - Requer do Poder Executivo o que segue: Informações e/ou planilha de custos da festa de comemoração dos 134 anos de Cataguases, a ser realizada do dia 07 ao 11 deste mês, incluindo contratação de sonorização para a avenida e custo geral com os shows artísticos programados.
Nº 100/2011 – De autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza - Requer do Poder Executivo o que segue: No último concurso público o Município contratou trinta professores para o cargo denominado P I, para uma jornada semanal de vinte horas. Ocorre que há relatos que esses professores estão trabalhando vinte e três horas semanais e não está havendo o pagamento das horas adicionais, considerando que tal situação pode gerar um passivo trabalhista para a municipalidade Requer: que seja informado a forma que o Executivo registra e controla o ponto dos professores, e, no caso do Professor PI apresentar comprovação de pagamentos das horas complementares ou em sendo o caso, comprovação de ausência de jornada extra.
Nº 101/2011 - De autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza - Requer do Poder Executivo o que segue: Considerando a necessidade de fomentar em Cataguases as atividades culturais, esportivas de lazer, entre outras; Considerando que o Contrato firmado com a Copasa irá incrementar os recursos municipais; Considerando que o Município dispõe de bens dominiais em local estratégico; Considerando ser público e notório que o Município padece de um espaço apropriado para eventos e festas; Considerando os shows que acontecerão de 08 a 11 de setembro no espaço de eventos do Bairro Taquara Preta, em comemoração aos 134 anos de Cataguases. Requer: Análise de viabilidade econômica e financeira, com vista á elaboração de projeto estrutural e arquitetônico para a construção de um Parque de Exposição e Eventos, no Bairro Taquara Preta.
Antes do encerramento da Reunião, os vereadores Guilherme Valle de Souza, Vicente de Paulo Dias e Vanderlei Teixeira Cardoso vão discursar no Grande Expediente. A Sessão é presidida pelo Vereador Antônio Batista Pereira, o Antônio Beleza.

SEBRAE em Cataguases realiza Semana de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade

Acontece nesta quinta e sexta-feiras, 15 e 16 de setembro, no CAT Rodrigo Lanna, a Semana de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade. O evento é promovido pelo Sebrae-MG em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC, SESI-FIEMG e Prefeitura de Cataguases. Aberto a toda a população, especialmente para empresários e futuros empreendedores, a Semana vai contar com palestras e clínicas tecnológicas. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente pelos telefones 3421-6326 ou 3421-1245.
A abertura oficial será às 19 horas, com a apresentação da palestra “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação”, que será ministrada pelo professor Flávio Rosário, Mestre em Educação na Universidade de Brasília e tem pós-graduação em Sistemas de Informação e Redes de Comunicação pela LCC (Michigan – USA) e certificado como professor para ensino online pela Michiga virtual University.  Durante todo o dia, porém, com início às 8:30 horas, serão realizadas as “Clínicas Tecnológicas”, que são consultorias para grupos de até 15 empresários, cujo objetivo é buscar soluções e apresentar respostas rápidas para assuntos relacionados às tecnologias e processos das empresas dos participantes.
A programação das Clínicas é a seguinte:

Dia 15 – Sala 1:
8:30 às 10:30 h = Coleta Seletiva e destinação de resíduos sólidos recicláveis
10:45 às 12:45 h = Eficiência Energética
13:30 às 15:30 h = Layout e Eficiência Produtiva
16:00 às 18:00 h = Torne o ambiente de sua empresa funcional e atrativo

Dia 15 – Sala 2:
8:30 às 10:30 h = Como melhorar a identidade visual da sua empresa
10:45 às 12:45 h = Como ter um layout que facilita a movimentação dos cientes
13:30 às 15:30 h = Como uma iluminação eficiente pode estimular suas vendas
16:00 às 18:00 h = Merchandising visual: técnicas para apresentação das características dos produtos.

Dia 16 – Sala 1:
8:30 às 10:30 h =  Boas Práticas de Higiene e manipulação de alimentos
13:00 às 15:00 h = Tecnologia de Congelamento de Alimentos
15:15 às 17:15 h = Como evitar a contaminação em bares, restaurantes e similares
18:00 às 20:00 h = Pré-Presagem: a importância dessa etapa no processo a cozinha

Dia 16 – Sala 2:
8:30 às 10:30 h =  Desenvolvimento de novos produtos e embalagens
13:00 às 15:00 h = Desenvolvimento e revitalização da marca
15:15 às 17:15 h = Como melhorar a identidade visual de sua empresa
18:00 às 20:00 h = Merchandising visual com ênfase em vitrine e layout.

Causa morte de bebê de 2 meses foi parada cardiáca

Uma parada cardíaca matou o bebê de dois meses de idade na madrugada da última segunda-feira, dia 12, em Cataguases. Ao contrário do que já havia sido divulgado em caráter preliminar por este blog, a causa de sua morte não foi espancamento pela mãe. O Blog do Marcelo Lopes teve acesso ao Boletim de Ocorrência feito no Pronto Socorro Municipal pela Polícia Militar e lá consta o seguinte fato: O médico Murilo Possani de Souza, que estava de plantão no Pronto Socorro Municipal na madrugada do último dia 12 de setembro, fez o primeiro atendimento ao bebê de dois meses que foi levado pela avó de 65 anos, residente na Vila Reis. Logo após examiná-la e constatando seu estado grave de saúde, transferiu a criança para a UTI do Hospital Cataguases, onde teve uma parada cardíaca que a levou à morte. A avó informou ao médico que a mãe da criança tem apenas 15 anos de idade e que ela não tinha carinho nem cuidado de mãe com o bebê, pois, ainda segundo ela, sua filha não estava preparada para ser mãe, e por diversas vezes teria rejeitado a criança. A avó também revelou que apesar disso, ela jamais viu sua filha maltratar o bebê. Segundo o medico Murilo Possani, o quadro clinico apresentado pela criança nada tem a ver com possíveis maus tratos sofridos.

Causa da morte do bebê de dois meses não é conclusiva

Novas informações sobre a morte do bebê que chegou ao hospital de Cataguases na madrugada da última segunda-feira, dia 12 de setembro, dão um novo rumo ao caso. A informação anteriormente divulgada por este blog de que ele teria morrido em decorrência de um espancamento não está totalmente descartada, mas dificilmente este teria sido o motivo que a levou a óbito, segundo revelou o exame de corpo de delito. A criança chegou ao hospital em estado grave trazida pelo pai e os avós. Após a realização de vários exames quando ainda estava vivo e, posteriormente, o exame de corpo de delito revelaram que a agressão física pode não ter sido a única causa da morte do bebê. Como suspeita-se que a mãe seja usuária de drogas e a criança sofria de deficiência respiratória congênita, o problema teria se agravado a levando à morte. O caso foi registrado em um Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar e agora, o Ministério Público, caso considere necessário, poderá acionar o Conselho Tutelar para investigar o caso.