sábado, 17 de setembro de 2011

A partir de segunda-feira a Cultura toma conta de Muriaé

O Centro de Cultura Grande Hotel Muriahé inicia nesta segunda-feira, 19, o Circuito Cultural para o mês de setembro com uma programação que se estende até o próximo dia 27. A abertura do evento será com a Oficina de Fotografia e Iluminação aplicadas ao audiovisual que acontece durante todo o dia, das 8 às 18 horas, no próprio Centro Cultural. No dia seguinte, será aberta na Galeria Mônica Botelho, a Exposição de Arte “Gravura Viva”, com obras de Sérgio Sabo, Adalto Venturi, Guilherme Melich e Soraya Paes, que são alunos do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Juiz de Fora). Os artistas estarão no local recebendo os visitantes para conversar sobre as obras.
À noite, no Memorial Municipal, acontecerá a apresentação da Camerata de Sopros Muriaé, a partir das 19 horas.  Na quarta-feira é a vez do cinema, através da Cinemateca Viva com sessões às 9 e 14 horas com a exibição de filmes infantis na Cinemateca Paulo Porto, que fica no Centro Cultural Doutor Pio Soares Canêdo. A penúltima atração do Circuito Cultural será realizado no dia 26, com a realização, no Grande Hotel Muriahé, da Oficina de Desenho de Animação, das 8 às 18 horas e, encerrando o evento, no dia 27, às 20 horas, será apresentada a palestra “Posse, poder e propriedade: A disputa pela terra – São Paulo do Muriahé no século XIX”, que será ministrada por Vitória Fernanda Schettini, no Memorial Municipal.
O Circuito Cultural é um projeto da Sociedade Musical União dos Artistas, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, e tem patrocínio da Energisa.

Vem aí entrevista exclusiva

Sucesso na Itália onde vive desde 2007, a cataguasense de origem humilde, que foi Guarda Mirim e já dançou em cima de um brinquedo conhecido como "Samba", comum em Parque de Diversões, vai contar sua história bem sucedida aqui no Blog do Marcelo Lopes, em uma entrevista exclusiva. A hoje reconhecida Luana Absoluta, ou melhor, MC Luana Absoluta, é a primeira cantora de Funk a fazer sucesso naquele país, e onde se apresenta é certeza de casa cheia. Não perca esta entrevista que este Blog vai publicar na próxima terça-feira, 20, às 20 horas, com fotos e vídeos. 

Parada Gay - Cobertura Completa

Neste domingo, 18, a partir das 14 horas, acontece em Cataguases, na Avenida Astolfo Dutra, a sexta Parada Gay, organizada pelo Movimento Gay de Cataguases e que tem como objetivo acabar com o preconceito sexual e a homofobia.
O Blog do Marcelo Lopes vai acompanhar todos os movimentos da Passeata e logo após o evento você vai poder conferir tudo aqui no blog com muitas fotos e vídeos.

Inscrições para o CEFET-MG de Leopoldina começam quarta-feira

Os interessados em ingressar nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG, em Leopoldina, poderão se inscrever no processo seletivo a partir do próximo dia 21. O prazo termina no dia 21 de outubro de 2011 e as inscrições somente poderão ser feitas pela internet, no site www.copeve.cefetmg.br. A taxa de inscrição é de R$45,00.
As provas serão realizadas no dia 11 de dezembro e para os cursos das modalidades Concomitância Externa e Subsequente, serão oferecidas vagas para entradas nos primeiro e segundo semestres de 2012. A obra literária que deverá ser lida pelos inscritos para o Ensino Técnico Integrado é “Quem Matou o Livro Policial”, de Luiz Antônio Aguiar.
Não há exigência de obras literárias para os candidatos às vagas dos cursos técnicos das modalidades Concomitância Externa e Subsequente. Os candidatos que obtiverem a Isenção da Taxa de Inscrição também deverão fazer suas inscrições. Para realizar a inscrição, todos os candidatos deverão ter em mãos os números de sua Carteira de Identidade e CPF.
Para os cursos de Graduação e transferência para cursos de graduação o período de inscrição é o mesmo e também pela internet. Neste caso, porém, a taxa sobe para R$90,00 e as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de novembro de 2011. Neste processo seletivo serão oferecidas vagas para o primeiro semestre de 2012. Os livros que o vestibulando deverá ler para este exame é “Jóias de Família”, de Zulmira Ribeiro Tavares e “Raro Mar”, de Armando Freitas Filho.
Os candidatos que obtiverem a Isenção da Taxa de Inscrição também deverão fazer suas inscrições. Para realizar a inscrição, todos os candidatos deverão ter em mãos os números de sua Carteira de Identidade e CPF. Para mais informações, leiam o Edital que regerá os Processos Seletivos para o 1º semestre de 2012 e que será publicado no dia 21 de setembro de 2011, neste sítio (www.copeve.cefetmg.br). (Fonte: CEFET-MG)

Ubá realiza Encontro Internacional de Educação

Teve início na sexta-feira, dia 16 e termina domingo, 18, o 1º Encontro Internacional de Educação com o tema Neurociência, Afetividade e Educação”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ubá e que acontece no Horto Florestal.  O evento reúne professores e especialistas que discutem os desafios e as novas maneiras de educar.
A Prefeitura de Ubá adotou no início do ano, junto aos alunos da educação infantil, um novo método educacional que tem como princípio o resultado de uma experiência bem sucedida vivenciada em Portugal pelo professor José Pacheco. Ele quase viu fechar a escola em que trabalhava por determinação do governo português por causa do reduzido número de alunos. Para evitar esta medida radical ele e sua equipe conseguiram autorização para colocar em prática novas ideias que culminaram em um enorme sucesso, e hoje são consideradas um novo modelo de ensino. A experiência teve como base a adoção de um método que busca estimular o entusiasmo pelo aprendizado e um desenvolvimento saudável.
Participam como palestrantes do Encontro a professora Ariana Cosme, de Portugal; Berenice Romanelli, Geraldo de Almeida e Sandra Bozza, do Paraná; Darlan Ferreira, de São Paulo; Eugenio Cunha e Júlio Furtado, do Rio de Janeiro e Vasco Moretto, do Distrito Federal.