domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto musical de cunho social leva Maria Alcina a Belo Horizonte

A intérprete cataguasense Maria Alcina vai se apresentar em Belo Horizonte, no Teatro Alterosa, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, ao lado de Elzelina Dóris, o show “Aquarela Mineira de Carmem Miranda”, idealizado por seu irmão, Flávio Mendes. O espetáculo faz parte do projeto "Cantando a História do Samba", idealizado por Dóris e que tem o patrocínio da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais. Criado em 2000 vem, desde então, percorrendo as escolas do país prestigiando plateias infantis e em situação de vulnerabilidade social. No dia 7, o show será exclusivo para alunos ligados à Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo do projeto é despertar e desenvolver a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz e fortalecimento da auto-estima das crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e cultural, contribuindo para a promoção da cidadania e igualdadade racial no ambiente escolar e outros espaços de sociabilidade, por meio do Samba e sua história, explica Flávio Mendes. O show, por sua vez, conta a história do samba no período conhecido como “Era de Ouro do Rádio Brasileiro”. Nesta época foram lançados compositores, intérpretes e canções que hoje fazem parte de nossa cultura.
Entre os muitos nomes que se destacaram naquele período estão o de Ary Barroso, Ataulfo Alves, Hervé Cordovil, Synval Silva, Joubert de Carvalho e Alcyr Pires Vermelho, todos nascidos em cidades do interior de Minas Gerais, que compuseram quase uma centena de marchinhas e sambas que alavancaram a carreira de Carmen Miranda no Brasil e no exterior. “Aquarela do Brasil”, “O Tic Tac do Meu Coração”, “Quando eu penso na Bahia”, “Coração”, “Tahí”, “Alvorada”, “Tempo Perdido”, entre outras, são algumas das obras eternizadas na voz daquela que ficou conhecia como “Pequena Notável” e grande ícone da identidade brasileira. “Aquarela Mineira de Carmen Miranda” foi criado pelo produtor cultural Flávio Mendes, a partir do livro “Carmen Miranda – A Cantora do Brasil” de Abel Cardoso Júnior, que recebeu de presente da cantora Maria Alcina.

Câmara Municipal de Cataguases recebe projeto de lei contra assédio moral

Nesta terça-feira, 27, a Câmara Municipal de Cataguases realiza mais uma sessão ordinária com a seguinte Ordem do Dia divulgada pela Secretaria daquela Casa:
- Votação dos Projetos de Lei oriundos do Executivo nº 32/2011 para revogar a Lei 2.194/1993 que aprovou o regulamento dos Serviços de Transportes Coletivos do Município; Nº
54/2011 que institui alíquota de contribuição RPPS - (11% onze pontos percentuais); Nº 55/2011 - Abre Crédito Especial ao Orçamento Vigente no valor de R$ 110.000,00.
Em seguida serão votados os projetos de lei de autoria dos Vereadores como o de nº 06/2011, que Dispõe sobre o peso máximo tolerável do material escolar transportado diariamente por alunos das escolas públicas municipais e privadas do Município de Cataguases; Nº 10/2011, que trata da obrigatoriedade das escolas públicas municipais e particulares incluírem em sua grade de matérias o estudo de obras de escritores cataguasenses; Projeto de Lei Nº 24/2011 que regulamenta a aplicação de penalidades à prática de Assédio Moral nas dependências da Administração Pública Municipal por servidores públicos municipais; O de nº 52/2011 que dispõe sobre a declaração de utilidade pública da Associação Cultural de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente e dá outras providências, todos de autoria do Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso. Também será votado o requerimento nº 102/2011 que requer do Poder Executivo responda, por meio do setor competente, ao seguinte questionamento: A Santa Casa de Misericórdia - Hospital de Cataguases - funciona com alvará provisório?, de autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza. Em seguida será feita a entrega de das Moções de Congratulações, sendo que não foi divulgado os nomes dos agraciados.

O Rádio comemora neste domingo 88 anos

Neste domingo, 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida porque é também o dia em que nasceu Roquete Pinto, fundador da primeira emissora de rádio no Brasil - Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Apesar disso, a primeira transmissão radiofônica aconteceu um ano antes, também no Rio de Janeiro, mais precisamente, no Corcovado.
Dos aparelhos enormes e dos ruídos e inúmeras interferências nas transmissões, o rádio hoje já ingressou na era digital, que permite uma transmissão limpa e qualidade de som de CD, além de poder transmitir vários programas simultaneamente. Apesar de o Brasil ter sido o quarto país no mundo a adotar o rádio digital, esta modernidade ainda não decolou no país por causa da indefinição quanto ao tipo de sistema será adotado: Europeu ou norte-americano.
O Rádio foi e ainda continua sendo uma das principais fontes de informação de massa no Brasil e em diversos outros países. Em Cataguases, por exemplo, ainda é o que tem maior penetração, estando em praticamente todas as casas devido, principalmente, à facilidade de se adquirir o aparelho. O advento da internet chegou a ser considerado uma ameaça à sobrevivência do rádio, mas o tempo mostrou que os dois meios de comunicação podem conviver perfeitamente em harmonia.