sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PT e Prefeitura não se entendem sobre creche e quadras poliesportivas

O Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, revelou na Tribuna da Câmara na última terça-feira, 1º, a disposição de o Deputado Federal Reginaldo Lopes doar para Cataguases uma nova creche - nos moldes da que foi construída ao lado do Almoxarifado da Prefeitura - e, também, quatro quadras poliesportivas cobertas. O vereador, em seguida, lançou dúvida sobre o assunto afirmando que o município “não demonstra interesse em receber estes benefícios porque até agora não respondeu ao Deputado”. Ainda segundo ele, “o prazo para dizer se queremos estas obras termina no dia 25 de novembro e até agora não houve nenhuma movimentação neste sentido por parte da Prefeitura”, afirmou. Caso o prefeito William Lobo de Almeida confirme o interesse o Deputado irá alocar os recursos através de emenda parlamentar ao Orçamento da União, ainda segundo revelou Pequeno.

Sobre a vinda desta nova creche para a cidade, a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Sousa, negou que a Prefeitura não queira mais uma destas unidades. “O que acontece, atualmente, é que a Educação está fazendo um levantamento para descobrir as regiões onde a creche vai atender ao maior número de crianças, aliado à existência de espaço suficiente para a construção de um prédio deste porte”, explicou. Apesar disto, ela disse desconhecer a oferta do Deputado Reginaldo Lopes. “Não recebi, até agora, nenhum documento do Deputado oferecendo uma creche para Cataguases”, garantiu.

A respeito das quatro quadras cobertas que o Deputado estaria disposto a destinar para Cataguases, o Secretário Municipal de Esportes, José Vitor Lima, também negou conhecimento sobre o assunto. “Não recebi, até o momento, nenhum e-mail ou comunicado oficial do Deputado Reginaldo Lopes neste sentido”, assegurou. E acrescentou: “Tudo o que quiserem trazer para melhorar Cataguases, será bem-vindo, como já aconteceu anteriormente com o próprio Reginaldo, que nos doou um ônibus escolar. Se ele quiser nos presentear com estas quadras, ficaremos muito felizes, basta entrar em contato com a nossa Secretaria”, completou José Vítor.

Fórum Regional discute o desenvolvimento

Terminou há cerca de uma hora a primeira etapa do 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional que acontece nesta sexta-feira, 4, no auditório da Policlínica Municipal, em Cataguases. Reúne representantes de onze municípios da Zona da Mata e foi aberto pelo prefeito de Cataguases, William Lobo de Almeida, que destacou a união como forma de crescimento conjunto da região. Agora a tarde haverá discussões de propostas que serão inseridas no projeto final que será apresentado no Encontro em Miraí, no dia 25 de próximo.

Em seu pronunciamento o prefeito William lembrou as ações de seu governo que incentivam o desenvolvimento, salientando ao final que “este Fórum é bastante significativo porque ele parte do princípio de que é preciso união do todos os municípios para o crescimento da região”, salientou.  Para a consultora de comunicação e responsabilidade social da Votorantim Metais, Lílian Santana, o Fórum alcançou plenamente seus objetivos. “Estamos muito  satisfeitos porque percebemos um grande engajamento, um envolvimento muito expressivo das pessoas em todas as etapas do fórum. Por causa disso tenho certeza que vamos colher bons frutos para toda a região, principalmente porque este evento, em suas edições anteriores conseguiu promover a interação dos municípios participantes e esta troca de experiências já está produzindo projetos paralelos”, contou entusiasmada.

A palestra da manhã tratou o tema desenvolvimento e foi ministrada por Rafael Luchesi, graduado em Administração pela UFMG e atua desde 1993 em projetos de desenvolvimento local e na gestão de negócios e empreendedorismo. Ele destacou que o desenvolvimento precisa “do envolvimento pessoal de cada um”. A partir daí ele citou a integração regional como sendo um dos pilares deste crescimento. “Precisamos, principalmente, enfatizar o que temos de bom e conhecer aquilo que deve ser melhorado. A partir daí, devemos ter a consciência de que somos capazes de resolver nossos problemas  porque é o somatório de todos que levará ao desenvolvimento”, assegurou.
A última ação do período da manhã foi a separação dos participantes em seis equipes que debateram, cada uma, um eixo temático de desenvolvimento, a saber: Desenvolvimento Agropecuário; Turismo; Preservação Ambiental; Industrialização e Comércio; Educação e Qualificação e Infraestrutura.

Cataguases sedia penúltima etapa do Fórum de Desenvolvimento Regional

Começa daqui a pouco, às 9:30 horas, no auditório da Policlínica Municipal, em Cataguases, 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável (projeto do Programa Ecos da Mata), envolvendo diversas cidades da região. Esta será a penúltima etapa do certamente que vai apresentar suas propostas finais no Encontro que vai acontecer em Miraí no próximo dia 25. A proposta desse encontro é detalhar as estratégias de ações que estarão contidas no Plano de Desenvolvimento Regional e validar uma agenda de atividades a curto, médio e longo prazo. O Plano é um produto construído de forma participativa no decorrer dos oito encontros anteriores.

As discussões do Encontro acontecem em torno dos seguintes temas: Desenvolvimento Agropecuário; Turismo; Preservação Ambiental; Industrialização e Comércio; Educação e Qualificação e Infraestrutura. Em Cataguases o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável vai validar as estratégias priorizadas, por meio da revisitação de diagnósticos regionais, promovidos na região anteriormente, cuja intenção é avaliar se tais estratégias responderão adequadamente às oportunidades apontadas.

O evento será acompanhado pelo Blog que vai postar informações ao longo da programação. O 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável é idealizado pela Votorantim Metais em parceria com o Instituto Votorantim e executado pela ONG Gaia Social.