sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Além Paraíba prepara campanha Compras Premiadas

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Além Paraíba – ACIAAP – prepara para os próximos dias o lançamento de mais uma edição da sua Campanha Compras Premiadas. Este ano o evento tem como tema “Para o seu Natal ser muito mais feliz”. De acordo com a gerente da entidade, Alina Mendes, o objetivo é chamar a atenção também para a solidariedade. “Não queremos uma campanha que apenas incentive as pessoas comprarem em nossa cidade. Nossa meta – continua - é que ao fazerem suas compras aqui elas também se lembrem de que o Natal é uma data para gente ser feliz, e para alcançar este objetivo, ser solidário, fraterno, são alternativas que devemos praticar mais”, acrescentou.
A Campanha Compras Premiadas 2011 vai sortear no dia 23 de dezembro uma moto Suzuki Yes, um ano de supermercado grátis e uma TV de LCD. No decorrer do evento os consumidores poderão ganhar através dos prêmios instantâneos, tipo “raspadinha”. A ACIAAP espera com esta iniciativa aumentar em torno de 20% as vendas no comércio local. Com uma realidade bastante peculiar, Além Paraíba, está a apenas alguns metros das cidades de Sapucaia e de Carmo, ambas fluminenses e, portanto, é muito fácil para seus habitantes comprarem naqueles municípios o que enfraquece a economia local. Esta campanha tem também o objetivo de conscientizar a população a prestigiar o comércio de Além Paraíba, segundo revelou Alina Mendes.

Secretário de Esportes faz aniversário

O Secretário Municipal de Esportes de Cataguases, José Vítor Lima, comemora aniversário nesta sexta-feira, 16. Para festejar, reuniu alguns amigos e colegas de trabalho em torno de um almoço em sua residência para saborearem as delícias que sua mãe, a sempre doce e gentil Naná, faz quando pilota o fogão. Zé Vítor, que foi craque dentro de campo, é uma daquelas pessoas que merecem ouvir o que a tradiconal música para esta data diz:"muitas felicidades, muitos anos de vida".

Programa de incentivo à prática esportiva vai beneficiar 150 crianças

Na próxima segunda-feira, 19, às 8 horas, começa, no complexo esportivo do Colégio Cataguases, o Minas Olímpica Geração Esporte, programa do Governo de Minas em parceria com prefeituras de noventa e sete municípios mineiros visando promover o esporte no Estado. Nesta nova fase, o programa redireciona suas ações para se tornar iniciação esportiva focado no desenvolvimento das habilidades motoras, sem perder o seu caráter de inclusão social.
De acordo com o Secretário Municipal de Esportes de Cataguases, José Vítor Lima, “o Minas Olímpica Geração Esporte é destinado às crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 13 anos, preferencialmente pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social”, explicou. Neste sentido, foi firmado um convênio entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Cataguases para viabilizar a sua realização. “O Estado entra com todo o material esportivo a ser utilizado, um professor de Educação Física e dois estagiários e a prefeitura com lanche e aulas de reforço escolar para os alunos”, acrescentou José Vítor.
O Programa começa atendendo inicialmente 100 crianças podendo alcançar 150 participantes. Eles terão aulas de futsal, futebol, vôlei, basquete, atletismo e natação. Os horários vão obedecer o turno escolar, ou seja, alunos que estudam à tarde participarão de manhã do programa e os que frequentam a escola no período matutino vão para o Minas Olímpica à tarde.

População faz exames gratuitos na Policlínica

A Fundação Cristiano Varela em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases realizou na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, na Policlínica Municipal, um mutirão de exames e palestras educativas. Para realizar o trabalho a Fundação Cristiano Varela trouxe um consultório ambulante (montado em um ônibus) e uma equipe de profissionais, sendo uma médica, três técnicos de enfermagem e uma coordenadora. Completam a equipe de trabalho os profissionais de saúde da Prefeitura de Cataguases.
Durante toda a manhã foram realizados cem exames de PSA (preventivo para o câncer de próstata) e mais de uma centena de exames Papanicolau. O resultado será enviado para a Policlínica em vinte dias devendo o paciente ir até lá para retirá-lo. Paralelamente aos exames a médica Admila Resende, fez uma palestra o sobre o câncer de próstata, voltada para o público masculino, e outra sobre os vários tipos de câncer, especificamente para as mulheres.
O Prefeito Willian Lobo de Almeida, o vice, José Mantovanni Neto, os Secretários Municipais de Saúde, Fernando Abritta e o de Cultura, Esportes e Turismo, José Vítor Lima, estiveram na Policlínica acompanhando o mutirão. Na ocasião, o prefeito destacou a importância da parceria. “Prevenir é sempre o melhor remédio e o mais barato, por isso realizamos esta parceria com a Fundação Cristiano Varela. E vamos realizar outras iniciativas como esta, visando melhorar a saúde de nossa população”, disse Willian Lobo de Almeida.

Projeto “Conversa de Botequim” realiza sua quarta edição em Leopoldina

O parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, em Leopoldina, recebe neste sábado, 17, a partir das 20 horas, a quarta edição do Projeto “Conversa de Botequim”. Desta vez o evento conta com a apresentação do grupo “Nó na Madeira”, cuja proposta principal é resgatar o samba tradicional. Neste sentido, compositores como Noel Rosa, Pixinguinha, Cartola, Ataulfo Alves e Adoniran Barbosa, entre outros são presença certa no repertório do grupo.
De acordo com Rosângela Lima, Superintendente Municipal de Cultura, a proposta do projeto é oferecer um ambiente descontraído onde possam ser apresentados os resultados das pesquisas musicais dos artistas convidados. “É um espaço para ouvir uma boa música, sem dúvida, mas também para conhecer novas interpretações, ir além da própria melodia e ao mesmo tempo resgatar a memória e a cultura do botequim que os nossos mestres do samba tão bem cultivaram”, explicou.

Recreio realiza seu 3º Festival de Viola

Acontece nesta sexta-feira, 16 e amanhã, 17, em Recreio, a 3ª edição do “Fest Viola”, promovido pelo Centro Cultural Aristides Dorigo. O evento acontece no Parque de Exposições daquela cidade e vai premiar os três primeiros colocados.
Na programação para esta sexta-feira serão apresentadas as músicas de raiz pelos concorrentes e, logo após, o grupo “Viola Viva”, de Muriaé, faz sua apresentação. No sábado, os concorrentes voltam a se apresentar e antes da divulgação dos vencedores a Orquestra Feminina Viola de Saia faz sua apresentação. A premiação não foi divulgada.

Leopoldina vai implantar Faixa Azul

A Comissão Municipal de Planejamento e Segurança no Trânsito está trabalhando para reformular o trânsito em Leopoldina. Uma das medidas que vai entrar em vigor em breve é a criação do estacionamento rotativo, mais conhecido como Faixa Azul. A operação deste sistema será feito pelos integrantes da Guarda Mirim, que receberão treinamento da Polícia Militar e terá suas ações supervisionadas pelos fiscais de posturas do município, informou o Secretário de Administração e membro da Comissão de Trânsito, Ricardo Ávila de Almeida.
Outra medida anunciada pelo Secretário será a criação de um calçadão em parte da Rua Ribeiro Junqueira, entre a Rua Presidente Carlos Luz e Praça General Osório. Além disso, algumas ruas do centro da cidade passarão a ter mão única ou terão a mão de direção alterada, e todas as placas de sinalização hoje existentes serão substituídas por novas. Outra inovação citada por Ricardo Ávila de Almeida foi a criação de ciclovias e pistas para caminhadas.

Leopoldina abre inscrições para vestibular da UEMG

A unidade Leopoldina da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG - abre na próxima segunda-feira, 19 de setembro, as inscrições online para o vestibular em Pedagogia. O prazo encerra-se no dia 7 de outubro. O curso é gratuito bem como as inscrições. O vestibular será no dia 27 de novembro com provas gerais – envolvendo as disciplinas do Ensino Médio e Redação. A obra literária indicada para a prova de Literatura Brasileira é Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins (Peça Teatral/Gênero dramático – Editora Planeta do Brasil). O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.

Encontro de Veículos acontece em Leopoldina neste fim de semana

Neste sábado e domingo, será realizado no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, em Leopoldina, o VI Encontro de Veículos Antigos. A iniciativa é da AVAL – Associação dos Veículos Antigos de Leopoldina, que espera reunir 150 automóveis no evento. A entrada é gratuita e os expositores vão contribuir com a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para as entidades filantrópicas da cidade.