quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sem acordo com professores projeto deverá ser votado dia 18

A Câmara Municipal de Cataguases deverá votar na próxima sessão ordinária, dia 18, o projeto de lei enviado pelo Executivo que faz adequações no Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério de Cataguases. Polêmico, o texto provocou acalorada discussão na Câmara entre professores e a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Souza, por conta de alterações que teriam sido feitas após as partes envolvidas terem chegado a um consenso. O projeto foi sobrestado (retirado da pauta para ser melhor analisado pelos vereadores) e, de acordo com informações obtidas na Câmara, será levado à votação com alterações.
O ponto de discordância entre Secretaria de Educação e professores está no artigo quarto que altera o artigo 50 da Lei Complementar nº 3.800/2009. Pela nova redação o referido artigo (50) é acrescido do Inciso XV que estabelece gratificação para os professores que não faltarem ao serviço durante o mês.
O texto na íntegra é o seguinte:
"XV. Gratificação de Permanência Educacional (GPE) para os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, condicionada a sua presença e permanência no serviço, mensalmente, sem afastamento do mesmo motivados por faltas, licenças, declarações e/ou atestados, durante o período aquisitivo, mesmo que embasados em lei, exceto quando convocado a bem do serviço público."
Para os professores este Inciso não foi discutido durante a elaboração do projeto e, por isso, querem impedir sua votação na Câmara. Já Rosimere Souza (foto) afirma que a discussão com os professores referia-se apenas à definição da carga horária e respectiva remuneração. Ela disse que o mecanismo de premiar os professores que não faltarem ao trabalho se faz "urgente" porque o número de atestados médicos é "elevadíssimo". Segundo revelou "somente em setembro último tivemos atestados médicos liberando professores do trabalho que somados chegam à fantástica marca de 880 dias. Se dividirmos este número por quinze dias - que é a média para cada atestado - veremos que cerca de 59 professores se ausentaram da sala de aula naquele mês", explicou. 
Na tarde da última terça-feira, 11, na Câmara Municipal, uma comissão de vereadores formada por Guilherme Valle de Souza, Vanderlei Pequeno, Antônio Boneco e Antônio Beleza, reuniu-se com a Secretária de Educação Rosimere Souza, representantes dos professores e integrantes do Conselho Tutelar para buscar um acordo sobre o assunto. A presença do Conselho Tutelar deveu-se ao fato de que em junho o Ministério Público de Cataguases determinou que aquele órgão apurasse o elevado número de evasão escolar no município. Após quase duas horas de conversa não se chegou a nenhum acordo.
Questionado pelo Blog do Marcelo Lopes se o projeto iria à votação no dia 18, mesmo sem um acordo, Guilherme Valle de Souza disse que os vereadores farão algumas alterações no Inciso XV definindo as situações em que os professores poderão faltar sem perder a gratificação. "Vamos regulamentar esta questão das faltas porque há situações em que a pessoa é obrigada a se ausentar, como em caso de falecimento na família, dentre outras particularidades. É quase certo que  votaremos o projeto na próxima sessão", previu.

SENAI está com inscrições abertas

A unidade do SENAI em Cataguases está com inscrições abertas para o seu Processo Seletivo Único - PSU - para turmas do primeiro semestre de 2012. Segundo informou a secretaria daquela escola técnica as inscrições estão abertas somente para os cursos de Aprendizagem Industrial e, portanto, exclusivamente para o público com idade entre 16 e 23 anos e meio. Ou seja: o curso tem que ser concluído antes do aluno completar 24 anos de idade.
Os cursos com inscrições abertas são: Processos Administrativos, com vinte vagas, carga horária de 400 horas e aulas no período da manhã; Manutenção Mecânica Industrial, vinte vagas, carga horária de 1100 horas e aulas no período da manha; Confecçao Industrial do Vestuário, vinte vagas, carga horária de 750 horas e aulas no período da manhã; Ajustagem Mecânica, como vinte vagas, carga horária de 400 horas e aulas no período da tarde. Todos os cursos são gratuitos.
As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet no site: www.senaimg,com.br e o interessado precisa ter em mãos os documentos de Identidade e CPF. Além disso deverão pagar uma taxa de R$10. A prova de seleção será no dia 26 de novembro de 2011 em horário a ser divulgado posteriormente pelo SENAI e o resultado será conhecido no dia 14 de dezembro de 2011.

Ubá é polo do E-TEC Brasil

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação assinou na última quinta-feira, 6 de outubro, o convênio de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste/MG e passará a integrar a rede E-Tec – Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, que visa à oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos públicos, gratuitos e com a qualidade de instituições federais de ensino.

O evento aconteceu no IF Sudeste Juiz de fora, onde Prefeitos, Secretários Municipais de Educação, Reitor, pró-Reitor, Diretores coordenadores e outros representantes do IF Sudeste (Barbacena, Rio Pomba e Juiz de Fora) celebraram essa nova conquista da educação.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação é, a partir de agora, possibilitar a qualificação profissional da mão de obra da cidade e região para diversos setores econômicos, como pólo moveleiro, confecções, áreas da saúde, administração, informática, gestão, etc.

A responsabilidade na oferta dos cursos será dos IFET’s – Institutos Federais de Educação Tecnológica em parceria com a Prefeitura de Ubá. Neste momento, já será oferecido o curso de Técnico de Segurança do Trabalho, através do IFET de Juiz de Fora, com data de inscrição para o curso em novembro e processo seletivo para janeiro/2012.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, professor Samuel Gazolla Lima, os cursos do E-TEC irão possibilitar a participação de pessoas que não tinham como sair de Ubá para estudar ou conseguirem pagar por um curso de qualificação técnico, público, gratuito e de qualidade.

Ainda de acordo com o secretário, o polo de Ubá poderá nos próximos dois anos ter mais de dez cursos técnicos oferecidos, pois as possibilidades de parcerias com a IFES são amplas. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá)

Muriaé está vacinando a população contra a Febre Amarela

Muriaé está promovendo a intensificação da campanha de vacinação contra a Febre Amarela. O objetivo é imunizar a população que recebeu a primeira dose em 1999 e não foi vacinada em 2009 com a dose de reforço. Minas Gerais é classificado como uma área de risco para a doença.

As doses da vacina estão disponíveis tanto nas unidades de saúde da área urbana quanto rural, entre 8 da manhã e cinco horas da tarde. Podem ser imunizadas todas as pessoas com mais de nove meses de idade.

Embora a vacina contra a Febre Amarela faça parte do Calendário Básico de Vacinação sendo disponibilizada diariamente no Centro de Especialidades e nos PSFs daquela cidade, o município apresenta, no momento, uma cobertura de apenas 44% da população total – número bem abaixo do 95% determinados pelo Ministério da Saúde. “A vacinação foi implantada no ano de 1999 e tem reforço a cada dez anos, após a primeira dose. Em Muriaé, este reforço aconteceu em 2009, mas estamos em 2011 e a cobertura ainda é baixa em relação à ideal”, explica o enfermeiro coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Adiel Demarque. Ainda segundo ele será feita uma busca ativa junto à população pelas equipes dos PSFs para tentar melhorar a cobertura vacinal no município.

A atual campanha é destinada àqueles que receberam a última dose há mais de dez anos. A pessoa precisa também apresentar o cartão de vacinação para facilitar o controle.

A doença

A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Entre os sintomas, estão a febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco e vômito com sangue, podendo haver diarreia.

Não existe um tratamento específico no combate à febre amarela. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando necessário. Os casos graves devem ser atendidos em Unidade de Terapia Intensiva, de modo que as complicações sejam controladas e o perigo da morte, eliminado. (Fonte e foto: Rádio Muriaé)