sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atividades reúnem idosos na Chácara Dona Catarina

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 23, na Praça Chácara Dona Catarina o “Prelúdio do Idoso”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases que tem como objetivo promover a integração das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Esportes, Cultura e Educação visando oportunizar os direitos, benefícios e serviços aos idosos de Cataguases, conforme informou o titular daquela Pasta, José Fernando Milane.  
O evento começou por volta das 8 horas da manhã e contou também com a presença do Vice-Prefeito José Mantovani Neto, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rubens Roberto Santana de Melo, profissionais de saúde e de educação física que desenvolveram atividades com os idosos. De acordo com José Fernando Milane o projeto “Prelúdio do Idoso” vai percorrer os bairros da cidade, “visitando, provavelmente, uma comunidade por mês”, revelou.  A ideia é fazer com que o idoso que não frequenta nenhum dos nossos programas possa participar e, depois disso, junte-se ao grupo”, acrescentou.
Para o Vice-Prefeito José Neto, que é médico geriatra, esta integração que o programa promove é essencial para uma melhor qualidade de vida. “O idoso tem a tendência equivocada de achar que por ele ser velho não pode levar uma vida normal e saudável. É exatamente o que ele tem que fazer: participar, conviver, poder aproveitar esta fase da vida com qualidade”, sentenciou. Com este programa nos bairros os PSF’s também terão uma participação essencial pois serão eles que irão implementar estas ações, acrescentou José Neto.
Participaram do projeto realizado na Chácara Dona Catarina representantes do Conselho do Idoso, do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social -, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social -, Centro de Convivência da Terceira Idade (Pró-Idoso), Núcleo de Atenção ao Idoso, que integra a Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do setor de Epidemiologia. Também estiveram presentes alunos das Faculdades Sudamérica e Doctum e da Escola Técnica Municipal de Auxiliares de Enfermagem Joana D’Arc, parceiros do projeto, que realizaram exames gratuitos de hipertensão arterial e de diabetes junto aos presentes. (Fotos gentilmente cedidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)

Copasa assume esgoto de Cataguases dia 1º de Outubro

A Copasa vai assumir o serviço de esgotamento sanitário de Cataguases a partir do dia 1º de outubro de 2011. A definição aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, durante reunião do Prefeito William Lobo de Almeida com os representantes daquela empresa. Inicialmente o trabalho que será desenvolvido é o de conhecimento da rede existente no município, conforme revelou o Superintendente de Comunicação da Copasa, Henrique Bandeira de Melo.
- Vamos utilizar microcâmeras para fazer este reconhecimento e assim teremos um retrato fiel da situação em que se encontra, explicou Bandeira. E completou: “Com isto, a partir desta data, a Prefeitura não terá mais nenhuma obrigação com a manutenção da rede de esgoto. Será a Copasa quem irá atender aos chamados para reparos em eventuais rompimentos de rede ou problema similar”, explicou.
Paralelamente a Prefeitura vai abrir licitação para selecionar a empreiteira que irá construir novas redes de esgoto. De acordo com o contrato assinado entre o Município e a Copasa este trabalho será terceirizado pela empresa estatal cabendo, porém, à Prefeitura licitar a obra. Em outra frente de ação, Prefeitura e Copasa vão começar uma campanha educativa junto à população visando a mudança de comportamento. “Agora temos que fazer a nossa parte e ela consiste em não poluir os rios, jogando lixo e entulho em seus leitos”, frisou William. Como é sabido o tratamento do esgoto é um componente importante na qualidade da saúde da população.
Com o início das obras que vai dotar Cataguases de um sistema eficiente de captação e tratamento do esgoto a Copasa vai começar a cobrar pelo serviço na conta de água com vencimento em novembro. E para que o consumidor não pague duas vezes pelo mesmo serviço a Prefeitura não cobrou este ano no IPTU a taxa referente ao esgoto.
O Prefeito William lembrou ainda que os recursos arrecadados com a venda da rede de esgoto existente em Cataguases à Copasa serão usados “com muito rigor e cautela”.  Para ele é fundamental levar obras aos bairros que ainda não foram atendidos pela Administração. “Vamos atuar de maneira igualitária com obras de infraestrutura, de forma a solucionar problemas mais urgentes e que afligem seus moradores”, completou.

CATRANS encerra Semana do Trânsito com as crianças na Praça Rui Barbosa

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 23, na Praça Rui Barbosa, o encerramento da Semana de Trânsito, promovida pela Catrans, órgão municipal responsável pelo sistema viário. Desde a última segunda-feira, 19, foi desenvolvido um trabalho de conscientização e educação junto aos estudantes das escolas das redes municipal, estadual e particular de Cataguases. A organização é da Prefeitura em parceria com diversas empresas do município.

Ao longo da tarde desta sexta-feira, crianças de diversas escolas se divertiram no pula-pula, fizeram desenhos e pinturas, assistiram a uma peça de teatro educativa e participaram de brincadeiras com o grupo Toca de Teatro. A garotada também ganhou vários brindes oferecidos pelas empresas parceiras do evento. Este ano a Campanha Educativa para o Trânsito levou até aos estudantes a proposta “Use a Criatividade e Salve Vidas”, em que foram convidados a criarem uma frase, desenho ou uma redação com este lema.
Segundo informou o Coordenador da Catrans, Arquimedes Goulart de Faria Filho, a iniciativa foi um sucesso. “Conseguimos desenvolver o trabalho educativo proposto junto às crianças e a mensagem de um trânsito mais humano, seguro e menos violento foi passada”, avaliou. “Não tenho dúvidas de que a nova geração saberá lidar muito melhor com esta realidade do que a nossa”, completou otimista.

Evento de Moda promete movimentar Muriaé em Outubro

Será realizado no dia 27 de outubro, quinta-feira, o Muriaé Fashion Show, evento inédito na cidade e que vai mostrar a coleção Primavera-Verão 2012 das melhores marcas daquela cidade. Organizado por Anderson Ramos, ele revela que o público presente irá ver desfiles do porte das grandes cidades. “Só para se ter uma ideia do projeto, a infraestrutura que será utilizada vai contar, inclusive, com uma passarela com piso de vidro”, revelou.

Anderson contou também que vários modelos que participarão do Muriaé Fashion Show foram escolhidos, por meio de um processo de seleção, modelos da cidade e região. E muita gente famosa também irá prestigiar a iniciativa como os ex-BBBs Adriana e Eliézer, segundo informou Anderson. Além do casal, mais uma famosa estará no evento de moda. A escolhida sairá de uma enquete está sendo feita em Muriaé. O público escolhe entre Sheila Carvalho (ex-dançarina do É o Tchan), Babi Panicat (do Programa Pânico na TV) ou a também ex-BBB Cacau.

Avenida Veríssimo Mendonça será interditada para obras

As obras de canalização do córrego que atravessa o Bairro Beira Rio e que vão resolver o problema de enchente no local entrarão em nova etapa na próxima segunda-feira, 26, e vão mexer na rotina dos moradores e trabalhadores daquela região. Para explicar o que vai acontecer no local, o Prefeito Willian Lobo de Almeida ofereceu, na manhã desta quinta-feira, 22, um café aos empresários cataguasenses cujas empresas estão sediadas nos bairros Paraíso, Ibrahim, Santa Clara, Taquara Preta e Distrito Industrial.

Cerca de cinquenta empresários participaram do Café que contou também com a presença de todos os secretários municipais. Na ocasião, o Prefeito Willian Lobo, depois de fazer um resumo do serviço que vem sendo executado no local disse que a partir de segunda-feira, 26, e pelos próximos dez dias, trecho da Avenida Veríssimo Mendonça, próximo à Garagem da Viação Bonança estará fechada ao tráfego de veículos. Na referida via serão instaladas grandes anéis de concreto, espécie de manilhas gigantes, para captação das águas pluviais, além de outros serviços.

Durante este período de obras o acesso ao Parque Industrial e aos bairros adjacentes será feito de duas maneiras: a primeira é destinada exclusivamente aos veículos leves, que deverão tomar o desvio nas proximidades do Posto de Saúde do Beira Rio. A segunda alternativa vai atender somente caminhões pesados, ônibus e carretas. Estes veículos que saírem do Distrito Industrial deverão passar pela terceira ponte e de lá seguir em direção ao Bairro Justino para chegarem ao centro da cidade. O mesmo trajeto deverá ser feito no sentido inverso.

É Primavera!

Adeus Inverno! Bem-vinda Primavera, que chegou nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 6 horas e 4 minutos e será marcada pela elevação nas temperaturas em Minas, segundo a meteorologia. A estação das flores dura 92 dias, 18 horas e 29 minutos. A previsão é que os termômetros aumentem 4 graus, em média. Neste ano, segundo a meteorologia, o calor será ainda mais intenso durante a Primavera. A temperatura deverá ter elevação de pelo menos 2 graus em relação ao ano passado. A expectativa dos meteorologistas é que as chuvas mais intensas tenham início somente no fim de outubro.
André Madeira, meteorologista do Climatempo revela que “teremos novamente a influência do La Niña (fenômeno que causa resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico) e a expectativa é de que o calor aumente no fim da estação”, observa. Em novembro, na Região Sudeste, as frentes frias são intensificadas pela umidade e calor. A recomendação médica nesta época do ano é para que as pessoas não se esqueçam do protetor solar, boa alimentação e previnam alergias.