sábado, 5 de novembro de 2011

Votorantim Metais está entre as dez empresas de maior prestígio de Minas Gerais

A Votorantim Metais está entre as dez empresas mais respeitadas do estado. A conclusão é da pesquisa “Marcas Mais Prestigiadas de Minas Gerais”, publicada pelo segundo ano consecutivo pelo jornal Estado de Minas.

No segmento “siderurgia e metalurgia”, a Votorantim Metais ficou em terceiro lugar. Além de ter subido do décimo lugar geral em 2010 para o oitavo posto este ano, a empresa apresentou a mesma evolução nos quesitos “admiração e respeito”; “responsabilidade social e ambiental”; e “história e evolução”. Já no item “ambiente de trabalho”, que reflete a percepção da população sobre trabalhar na Votorantim Metais, a empresa saltou da sétima para a quinta colocação.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 4.025 pessoas em todo o estado, a empresa se destacou em um quesito fundamental para a percepção do público e a consequente melhora da imagem: a responsabilidade socioambiental, por ter nos princípios da sustentabilidade a orientação das suas estratégias empresariais. Realizada pelo Grupo Troiano de Branding, a pesquisa analisou as 60 maiores empresas de Minas.

Rumo ao Desenvolvimento Local

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das regiões em que atua, a Votorantim Metais busca detectar oportunidades e incentivar iniciativas práticas que gerem valor para estas comunidades. Prova disso é a execução, em 2011, de projetos sociais com as mais diversificadas linhas de atuação na região da Zona Mata. Alguns destaques são o Programa Ecos da Mata e o Parceria Votorantim pela Educação – PVE (executados em conjunto com o Instituto Votorantim) que estão, respectivamente, focados em colaborar para a o desenvolvimento local e para o aperfeiçoamento da qualidade da educação pública.
Unidade da Votorantim Metais em Itamarati de Minas

Impulsionado pela empresa com a participação de diversos segmentos da sociedade civil na região, o Ecos da Mata reúne poder público, iniciativa privada, ONG´s e representantes das comunidades na construção coletiva de projetos e ações que priorizam a dinamização econômica, social e ambiental de Itamarati de Minas, Descoberto, Cataguases, Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro e Fervedouro.  

Com atuação em Miraí, o Parceria Votorantim pela Educação prioriza melhoria do ensino público por meio da sensibilização da família e dos alunos, valorização de professores e participação da comunidade na escola. O projeto, que é executado em sete escolas municipais e duas estaduais, em 2011 envolve mais de 2500 estudantes do município.

Com aparência de abandono duas praças serão reformadas em Cataguases

Principal cartão postal de Cataguases ao lado da ponte metálica, a Praça Santa Rita, patrimônio histórico tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – por sua arquitetura modernista, necessita urgentemente de uma reforma. Seu piso, em pedra portuguesa, está repleto de buracos, os bancos precisam de restauro no acabamento, a grama está irregular, sendo o lugar preferido pelos cães e, por fim, a fonte luminosa que encantou tantas gerações e visitantes não funciona há já algum tempo e em sua piscina há suspeita de vazamento. Seus equipamentos com mais de quarenta anos de uso, aliados à pouca ou quase nenhuma manutenção neste período, com os defeitos não corrigidos, tornaram-se obsoletos e a única alternativa possível para voltar a funcionar é a substituição de todo o seu maquinário.

Outro logradouro que também encontra-se em péssimo estado de conservação é a Praça José Inácio Peixoto, a pracinha da Vila Tereza, como é mais conhecida. Foi construída na década de cinquenta para abrigar um monumento em homenagem ao empresário José Inácio Peixoto pelo renomado arquiteto Francisco Bolonha, onde estão a escultura “A Família”, de Bruno Giorgi e o painel “As Fiandeiras”, de Portinari. Exceto o monumento que é mantido e conservado pela Companhia Industrial Cataguases, a praça não é mais um lugar para o convívio das pessoas que também não se sentem atraídas a apreciarem as obras de arte que ela abriga. Como mostram as fotos desta matéria, a grama desaparece paulatinamente dando lugar a formigueiros que surgem de dentro da terra ressecada. Alguns bancos perderam o revestimento de granito, há paus fincados simulando “traves” de gol e uma grande árvore foi cortada.


Este diagnóstico foi feito pelo Blog do Marcelo Lopes ao prefeito William Lobo de Almeida na última sexta-feira, 4, que após ouvir atentamente, pediu ao Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, José Vitor Lima, atendesse a reportagem. Depois de conhecer os fatos apurados pelo Blog, o Secretário reconheceu o problema e revelou que a partir desta segunda-feira, 7, a Praça José Inácio Peixoto começará a ser reformada e, em seguida, o mesmo serviço será feito na Praça Santa Rita. “Tivemos alguns imprevistos que atrasaram o início destas obras como a autorização do IPHAN para que pudéssemos cortar uma árvore na Praça da Vila Tereza e também não conseguimos nenhuma empresa fornecedora de pedra portuguesa no processo de licitação que realizamos, o que só aconteceu há poucos dias”.

Outra novidade importante revelada por Vítor Lima sobre a reforma na Praça José Inácio Peixoto é que a obra será feita conforme projeto do arquiteto Francisco Bolonha. Durante um encontro com Marcelo Peixoto, diretor do Instituto Francisca de Souza Peixoto, há alguns anos, ele lhe entregou o desenho com as sugestões de como deveria ser feita a obra. Marcelo repassou, recentemente, o esboço à Secretaria de Cultura para que a próxima reforma seguisse a orientação de Bolonha. É o que vai acontece, garante Vítor. “Com isso a gente não vai apenas reformar a praça, mas vamos torná-la também uma obra de arte”, acrescentou o Secretário. Sobre a árvore cortada, ele informou que outra será plantada no lugar.
Na Praça Santa Rita o trabalho maior será a recuperação e nivelação do seu piso e a recolocação de pedras portuguesas que se soltaram. “Também teremos que recompor o acabamento em ladrilho dos bancos e melhorar o paisagismo no local, inclusive tratando das árvores frondosas lá existentes”, comenta Vítor. A fonte luminosa, porém, está fora desta reforma e o secretário explica o motivo: “Não conseguimos repor as peças e equipamentos. Comprar tudo novo é muito caro e o município não tem este recurso no momento”, explicou.  Ele revelou que a reforma se estenderá ao Calçadão, e que a partir do próximo ano as praças e lugares turísticos de Cataguases vão receber atenção especial porque serão mantidas com recursos do ICMS do turismo. “A Secretaria de Cultura vai assumir este serviço e já alocamos – inclusive – os recursos para este fim no Orçamento do Município de 2012”, concluiu. (clique nas imagens para ampliar)

Ubá apresenta projeto sobre saúde do trabalhador

Como parte das ações voltadas à Saúde do Trabalhador e visando a capacitação de profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Ubá, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Ubá em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Ambiental, realizou nesta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal daquela cidade, a apresentação do Projeto “Unindo Forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá”.

O evento está em conformidade com a portaria Nº 2.728, de 11 de Novembro de 2009, que dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). O público alvo foram os Técnicos de Segurança do Trabalho e os Profissionais do setor de Recursos Humanos e foi realizada apenas na parte da manhã tendo iniciado às 8 horas com a apresentação do projeto “Unindo Forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá” que foi feita pela coordenadora do Setor de Epidemiologia de Ubá e enfermeira, Simone Maria Pedro.

Logo a seguir foi proferida a palestra “Dengue: Redução de perdas com aplicação de métodos preventivos” proferida pelo supervisor da Seção de Controle de Zoonoses, João de Souza Lima. A terceira palestra foi a “Importância da vacinação no combate às doenças e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores”, por Andiara Rosa Soares, enfermeira e coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Ubá. Na sequência, a também enfermeira Terezinha Vieira Porfirio de Souza, que é técnica em Saúde do Trabalhador falou sobre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá, e Alessandra da Silva Condé, Técnica em Enfermagem apresentou o tema “Agravos à Saúde do Trabalhador de Notificação Compulsória / Fichas de notificação de acidente de trabalho grave”. A última palestra foi “DST/Aids: O maior risco é você pensar que não corre o risco de contrair”, ministrada pela enfermeira do setor de epidemiologia de Ubá, Denise Almeida Lamas.