segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vereador cataguasense cria projeto de lei para indenizar vítimas de ataques de animais

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 11, vai debater e votar um projeto de lei que pode deixar muita gente mordida. De acordo com a Pauta da reunião divulgada pela Secretaria do Legislativo, o projeto do Vereador Canecão (José Hermaty da Veiga), número 51/2011, caso seja aprovado, vai obrigar o Poder Executivo Municipal a indenizar as vítimas de acidentes decorrentes de animais como cavalos e cães soltos nas ruas da cidade e seus distritos.
Os cães descansam ao lado da Câmara
à espera da aprovação da lei
(Foto: Jorge Fábio Nascimento)
O Vereador autor do projeto defende sua proposição alegando que a lei levará a Prefeitura a recolher estes animais das ruas. O referido projeto, entretanto, parece ser inconstitucional já que os Vereadores não podem criar despesas para o Município. A iniciativa de Canecão já virou motivo de brincadeira entre o público que acompanha os trabalhos da Câmara Municipal. Desde que deu entrada naquela Casa surgiu uma brincadeira dando conta de que se aquela iniciativa não fosse inconstitucional e, por ventura, o projeto viesse a ser aprovado, o número de vítimas por mordida de cães na cidade iria aumentar consideravelmente. A reportagem do Blog do Marcelo Lopes não conseguiu uma cópia do projeto, pois a funcionária responsável não trabalhou nesta segunda-feira. O objetivo era confirmar se o valor da indenização por acidente será de R$150,00.

De autoria do Legislativo também serão apreciados o projeto nº 27/2011 que pretende criar o Banco Municipal de Leite Materno, de autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza; O projeto nº 32/2011 instituindo o Dia Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, de autoria do vereador Vicente de Paulo Dias e o de nº 47/2011 instituindo no Município de Cataguases o Dia Municipal do Combate e Prevenção ao Câncer de Mama de autoria do vereador Antônio de Souza Pereira, o Antônio Boneco.

Blog completa seu primeiro mês de atividade

Hoje, segunda-feira, 10 de outubro de 2011, o Blog do Marcelo Lopes completa seu primeiro mês de atividade. Seu objetivo é oferecer informação quase em tempo real para o público, sem abrir mão da qualidade e da seriedade no trato com a notícia, além do respeito ao leitor e suas fontes. A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade cataguasense em geral,visto que em apenas trinta dias e sem lançar mão de nenhuma campanha publicitária, o blog recebeu 8702 visitas até o momento em que este texto era redigido e foram publicadas 151 matérias, inclusive esta.
O popularização da internet aliada ao fato de que todos querem estar bem informados são, na opinião do editor do Blog, Marcelo Lopes, a razão do êxito de sua iniciativa. "Hoje quem não tem uma determinada informação fica de fora, literalmente. Então, estar bem informado é essencial para a tomada de decisão. Neste sentido o Blog do Marcelo Lopes procura trazer a notícia quase na hora em que ela aconteceu. Isto é o diferencial. Nosso objetivo é que as pessoas acessem o blog sempre que queiram saber de alguma novidade.E que o gesto de acessar o blog seja um costume, um vício bom, que é o de ficar bem informado", acrescentou. 
A partir deste segundo mês de atividades o Blog vai tornar-se um site e poderá ser acessado no endereço www.marcelolopes.jor.br (ainda em construção). Mas quem já colocou o endereço do blog nos seus "Favoritos" não precisa se preocupar, pois ao clicar nele, automaticamente, serão encaminhado para o novo endereço. A partir desta mudança, o internauta terá seu acesso facilitado às informações, pois a página será carregada mais rapidamente. Além disso, as reportagens poderão ser mais abrangentes, com ampla cobertura fotográfica e até o uso de videos. Outra novidade que o site trará será a ordenação dos assuntos por cidade e temas, como por exemplo: Notícias sobre eventos sociais, como festas e lançamentos de livros estarão na seção "Coquetel". Já os bastidores da Política e as especulações desta área serão lidas na seção "Corre por Aí", entre outras seções.
Feliz com a ótima aceitação do Blog, seu editor, o jornalista Marcelo Lopes, não esconde sua satisfação. "Esta acolhida e os elogios que recebo por ter criado o Blog e pelas notícias nele veiculadas são um incentivo para melhorar sempre e cada vez mais. É muito bom saber que as pessoas confiam no nosso trabalho", finalizou.

PC do B em Cataguases precisa regularizar sua situação na Justiça Eleitoral

O prazo de filiação partidária encerrou no último dia 7 e os partidos políticos têm até a próxima sexta-feira, dia 14, para entregar a lista com os nomes dos filiados. Hoje, Cataguases conta com vinte e três agremiações partidárias sendo que apenas duas - PC do B e PMN - encontram-se com seus registros inativos, o que pode comprometer a candidatura dos novos filiados. O principal nome do PC do B em Cataguases é Cesinha Samor, duas vezes candidato a prefeito e, agora, pré-candidato nas eleições de 2012.

Questionado pelo pré-candidato a vereador pelo PC do B José Sérgio Baião, o dirigente daquela legenda Anderson Moura (foto), tratou logo de tranquiliza-lo. “Estou entrando agora à tarde com a documentação para regularizar a nossa situação”, disse. Quanto ao PMN a reportagem do Blog do Marcelo Lopes não encontrou nenhum de seus representantes para esclarecer o assunto.

Hoje estão registrados em Cataguases os seguintes partidos: DEM, PCdoB, PDT, PHS, PMDB, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PRP, PRTB, PSB, PSC,PSD, PSDB, PSDC, PSL, PT, PTB, PTC, PTN e PV. Todos deverão lançar candidatos a vereador, sendo que a legislação prevê trinta candidatos por coligação, independente do número de partidos coligados.

PT de Muriaé define pré-candidatos

O Partido dos Trabalhadores em Muriaé lançou os nomes de Joel Abreu e Geovane Lacerda como pré-candidatos ao executivo municipal nas eleições de 2012. O anúncio foi feito durante um encontro realizado na Câmara Municipal, com a militância e os deputados André Quintão e Rogério Corrêa, que contou também com a presença de Vinicius Fuset, assessor do Deputado Padre João. Participaram petistas das cidades de Rosário da Limeira, Laranjal e Ervália, além de representantes do PC do B e do PMDB. O PT de Muriaé também lançará candidatos a vereador. (Fonte: Notícias de Muriaé)

Brucelose em animais recebe atenção total do IMA e pode contagiar pessoas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) já começou a realizar o estudo epidemiológico da brucelose. Mais de duas mil propriedades vão receber a visita dos técnicos do IMA. O objetivo é conhecer a situação da doença no estado a fim de melhorar as medidas de combate a doença. Na Zona da Mata mineira e no Campo das Vertentes, mais de 100 municípios participam do levantamento. Identificar a situação da brucelose no estado vai permitir aperfeiçoar a estratégia de controle e combate. A vacinação contra a doença já é realizada há vários anos em Minas Gerais. Até o fim do mês os técnicos do IMA vão visitar 2.185 propriedades no estado. A brucelose é uma doença infecciosa crônica.

Processo

Em cada propriedade o técnico coleta o sangue de dez animais entre novilhas e vacas. Elas precisam ter mais de dois anos de idade. Os tubos são identificados e guardados em uma caixa. Depois vão para um refrigerador e, em seguida, os soros vão ser encaminhados para o laboratório do IMA em Belo Horizonte. Tudo sem nenhum custo para o produtor.

O último levantamento epidemiológico da doença no estado foi feito há sete anos. A vacinação das bezerras deve ser feita uma única vez entre os três e oito meses de vida. Somente um veterinário cadastrado no IMA está apto para o serviço. O produtor deve comunicar o IMA, de seis em seis meses, o número de animais vacinados contra a doença na propriedade. O resultado do estudo sobre a brucelose em Minas Gerais vai ser divulgado em dezembro deste ano.

Doença pode afetar o homem

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa causada pelas bactérias pertencentes ao gênero Brucela, do qual existem várias espécies, todas perfeitamente caracterizadas e distintas. Essas bactérias são principalmente transmitidas entre animais, e causam brucelose em muitos vertebrados diferentes como carneiro, bode, gado, porco, cachorro, etc. Os humanos são infectados ao entrar em contato com animais, ou produtos animais, contaminados com essas bactérias.

Em humanos a brucelose pode causar uma gama de sintomas que são similares à gripe, os quais podem incluir febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. Pode também ocorrer infecção grave no sistema nervoso central ou no revestimento do coração. Brucelose também pode ocasionar sintomas crônicos ou de longa duração que incluem febre recorrente, dor nas articulações e fadiga. Pode-se prevenir a brucelose não consumindo leite e derivados que não foram pasteurizados. Não há vacina disponível para a brucelose em humanos.

(Com reportagem publicada em www.leopoldinense.com.br)