sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bancários em greve distribuiram cachorro quente em Cataguases

O nono dia da greve dos bancários em Cataguases – completado nesta sexta-feira, 7 - foi de música e cachorro quente na porta da agência do Bradesco, local escolhido pelos grevistas para incrementar o movimento. O Movimento que também alcança Leopoldina e Além Paraíba, ganhou a adesão de Astolfo Dutra e de Ubá, segundo informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva.


“Estamos adotando manifestações coesas e criativas para intensificar a greve e ao mesmo tempo visando minimizar ao máximo o transtorno que o movimento grevista causa à população”, explicou o presidente. Dezenas de pessoas saborearam o cachorro quente dos bancários em pleno meio dia desta sexta-feira. Ao mesmo tempo ouviam um animado samba de raiz (foto acima). Os bancários querem aumento de 12,8%. Os bancários enviaram carta à Fenaban na última terça-feira, 5, solicitando a reabertura da negociações, mas até agora não receberam resposta. Por isso a greve deverá continuar na próxima segunda-feira.

PP renasce das cinzas em Cataguases

Prestes a morrer por "falência múltipla de órgãos", o Partido Progressista em Cataguases - como uma fênix - renasceu nesta quinta-feira, 6 de outubro. A sigla que foi comandada pelo advogado e ex-vereador Galba Rodrigues Ferraz até adoecer e falecer recentemente, ficou acéfala e seus filiados foram abandonando o barco um a um, sem fazer barulho. Os últimos a deixarem a legenda foi o atual presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vereador Antônio Beleza e o ex-vereador, José Sérgio Baião. O primeiro filiou-se ao recém criado PSD e o segundo assinou ontem, quinta-feira, sua filiação ao PCdoB.
Edson Campos - Presidente
da Comissão Provisória
do Partido Progressista
Era unanimidade na imprensa local o fim do PP em Cataguases por conta da morte de Galba, a fuga de seus principais nomes e, também, devido ao fato de ninguém ter - publicamente - se interessado em assumir a sigla. Mas, como todos sabem, política se faz em silêncio e na base da conversa ao pé do ouvido, sussurrando. E foi agindo assim que o Grupo Aliança Cataguases - GAC, que atualmente comanda o PSB tirou da UTI o PP em Cataguases. Numa manobra tranquila, sem que ninguém percebesse e com uma mãozinha de deputados amigos, conseguiu formar uma Comissão Provisória que ficou assim constituída: Edson Antônio de Campos Hessel (Presidente); Gilberto Batista Neves (Vice-Presidente), Joel Antônio da Silva (Secretário) e Márcio Luiz Fernandes Brito (Tesoureiro). 
De volta ao jogo político o PP deverá fazer dobradinha com o PSB e apoiar os candidatos a prefeito pré-lançados no PSB, o atual diretor do Polivalente, Sérgio Almeida e o bancário Pedro da Caixa. Cada coligação poderá lançar trinta candidatos a vereador.

Campanha de doação de sangue acontece nesta sexta e sábado na Policlínica de Cataguases

Equipe formada por dezessete profissionais de saúde do Hemocentro de Juiz de Fora está em Cataguases desde a manhã desta sexta-feira, 7, e permanecerá até amanhã, sábado, 8 de outubro, realizando a coleta de sangue dos doadores da cidade. O grupo está atendendo na Policlínica Municipal que teve uma de suas alas reservada especialmente para este trabalho, conforme informou a coordenadora daquele centro de atendimento, Imaculada Chicre.
De acordo com Érika Faria (foto ao lado), porta-voz do Hemocentro, serão coletadas 250 bolsas de sangue em Cataguases. “Nossa previsão é de recolher este montante até às 16 horas de amanhã, mas se alcançarmos esta meta antes do horário previsto, o trabalho será encerrado”, explicou. Hoje pela manhã aguardavam para doar sangue, cerca de 100 pessoas. As visitas do Hemocentro acontecem mediante pedido da Secretaria Municipal de Saúde e o produto da coleta será encaminhado para o Hemocentro de Além Paraíba, que é responsável pelo abastecimento na região, ainda conforme informação de Érika Faria.
A doação do sangue em si leva cerca de 6 a 12 minutos, segundo Érika. Antes, porém, conta, “o doador passa por um procedimento de rotina que consiste em exame de anemia, consulta médica em que lhe serão feitas algumas perguntas sobre sua saúde, aferição da pressão arterial, teste de diabetes, faz um lanche para, então fazer a doação”, esclarece.  
Os interessados em doar sangue poderão fazê-lo até a manhã deste sábado. Para isso devem levar um documento de identidade original com foto e pesar no mínimo cinquenta quilos. Não pode ter diabetes, pressão alta, ou ter tido hepatite até os 11 anos de idade. Em caso de idosos, podem doar pessoas com até 67 anos desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos são doadores, desde que apresentem autorização por escrita dos pais ou responsável. Homossexuais também podem doar sangue.
Nelson Furtado Filho, 48 anos, veio da localidade conhecida como
Serra da Onça (região de Itamarati de Minas) para doar sangue

MPB de Luciana D’Ávila na Casa Simão

No próximo sábado, dia 15 de outubro, a cantora ubaense Luciana D’Ávila lança o CD “Ao Seu Lado”, às 20:30 horas, na Casa de Cultura Simão. Radicada no Rio de Janeiro, Luciana apresenta um trabalho de MPB independente, com composições próprias e a participação do cavaquinhista, Alceu Maia. Os ingressos serão vendidos no local, momentos antes do show. A Casa de Cultura Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, n° 487, centro de Cataguases. Informações no site www.lucianadavila.com.bre pelo telefone (21)9393-9371.

Prefeito de Além Paraíba não quer emendas ao Orçamento de 2012

O Prefeito de Além Paraíba, Wolney Freitas (foto), não quer emendas no Orçamento do município de 2012. Para fazer valer seu desejo reuniu-se com os vereadores recentemente, na sede do Paço Municipal. Segundo o prefeito o objetivo é não deixar restos a pagar para o último ano de mandato e, “principalmente, porque o município vem percebendo continuadamente uma queda em sua receita”, revelou.

Na ocasião Wolninho alertou aos Parlamentares que não será possível aumentar, por exemplo, as subvenções financeiras para as entidades que recebem recursos do orçamento. O Prefeito pediu aos vereadores que mantenham os valores constantes do orçamento 2011. Wolninho se comprometeu, porém, que em caso de aumento na receita do Município ao longo do ano, fará créditos adicionais ao orçamento aumentando as subvenções destas entidades. O orçamento 2012 está no Legislativo Municipal aguardando discussão e votação. Os vereadores entenderam a posição do Prefeito mas vão avaliar cada caso isoladamente para não prejudicar as instituições beneficiadas.

Municipios da microrregião recebem o ICMS Solidário pelo critério “Esportes”

Além Paraíba, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Leopoldina, Muriaé, Santana de Cataguases e Ubá recebem recursos do ICMS Solidário porque investem em Esporte. Lei neste sentido está em vigor em Minas Gerais desde janeiro de 2009 e para que os municípios tenham direito ao benefício é preciso desenvolver diversas ações na área esportiva. O dinheiro é proveniente da arrecadação do imposto ICMS. Na prática este benefício amplia o repasse de recursos para os municípios que se enquadram nas exigências da lei.

De acordo com a lei o montante destinado ao Esporte é dividido seguindo um critério específico, sendo que os municípios desta microrregião vão receber em 2012 o seguinte percentual: (por ordem decrescente)



Ubá = 2.32108317215 %

Cataguases = 1.80752950411 %

Muriaé = 1.76604154402 %

Leopoldina = 1.4178790682 %

Além Paraíba = 0.459170801446 %

Santana de Cataguases = 0.136237490539 %

Itamarati de Minas = 0.047094441174 %

Dona Euzébia = 0.0280324054607 %

Para ter acesso aos recursos é exigida a criação por lei de um Conselho Comunitário de Esporte e comprovar seu devido funcionamento. Após o cadastramento e ativação do Conselho os municípios são solicitados a preencher os relatórios do Inventário Esportivo e das Atividades Esportivas municipais, fase que define a pontuação de cada município.

A Secretaria de Estado do Esporte e da Juventude de Minas Gerais propõe 13 tipos de atividades esportivas: Projetos Sócio-Educacionais; Esporte para Pessoas com Deficiência; Jogos Escolares Municipais; Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais; Minas Olímpica Jogos Interior de Minas Gerais; Atividades Futebol Amador; Esporte Terceira Idade; Atividades de Lazer; Qualificação Agente Esportivo; Xadrez na Escola; Academia na Escola; Outros Programas/Projetos; Instalação/Reforma/ Equipamento Esportivo.

Muriaé já emite novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica

Desde 3 de outubro profissionais da área contábil das empresas de Muriaé já podem emitir a nova Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Com a mudança, os documentos passam a ser expedidos no padrão do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o mesmo adotado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).


Para proporcionar explicações aos contadores e técnicos contábeis sobre o novo modelo de NFS-e adotado pelo município, a Prefeitura de Muriaé realizou, na última semana, palestra orientativa no Teatro Zaccaria Marques. "A emissão da nota mudou para melhor. O padrão Sped é moderno e fácil de ser emitido", informa o fiscal fazendário Odair Silveira.


A NFS-e Sped pode ser acessada de qualquer computador com internet, sendo a única que possui integração automática com o livro fiscal eletrônico. Vale lembrar que sua emissão é opcional - caso prefira, a empresa pode optar por emitir a nota tradicional, impressa em papel.


Para emitir a NFS-e, os usuários devem acessar o site http://muriae.ginfes.com.br. O link para a página também está disponível no site da Prefeitura de Muriaé (http://www.muriae.mg.gov.br). Para fazer login no sistema, o internauta deve clicar no ícone de acesso exclusivo para prestadores, informando CPF, CNPJ ou Inscrição Municipal, além da mesma senha que utilizava para emitir a nota fiscal eletrônica no padrão antigo. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Muriaé)