terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jantar dançante para comemorar o Dia do Servidor Público em Leopoldina

Para comemorar o Dia do Servidor Público a Prefeitura Municipal de Leopoldina, em ação conjunta com o Sindicato dos Servidores Públicos de Leopoldina, promoverá na próxima quinta-feira, dia 27, um jantar dançante nas dependências do Clube do Moinho, a partir das 20 horas, com música ao vivo com Rodriguinho e Banda, além de sorteio de brindes doados pelo comércio.

Gilson Carminati, Presidente do Sindicato dos Servidores, elogiou a iniciativa: “É uma forma de valorizar o servidor público, pois o evento acaba contemplando inclusive os não sindicalizados”. Ele prevê a participação de seiscentas pessoas.  Os servidores que queiram participar da festa deverão adquirir o convite individual na sede do Sindicato dos Servidores, na Rua Cotegipe, 282, sala 47 – 2° piso – Marcenter.

Em reconhecimento ao servidor público, foi publicado do Decreto n° 3275, de 13 de outubro de 2011, declarando ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 28 de outubro de 2011, data em que se comemora o Dia do Servidor Público. Neste dia permanecerão em funcionamento somente os serviços essenciais. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina)

BAUMINAS desmente boato de que encerrará suas atividades em Cataguases

Um boato que tomou conta de Cataguases e é assunto corriqueiro nas rodas de conversa de que a BAUMINAS vai deixar de funcionar em Cataguases e demitir todos os seus funcionários vem deixando insegura a população, principalmente trabalhadores, acaba de ser desmentido pela empresa. O Blog do Marcelo Lopes entrou em contato com a direção da BAUMINAS e o seu diretor de Administração e Finanças, José Heitor Leonardo, fez o seguinte esclarecimento:
A BAUMINAS não sairá de Cataguases. O que ocorre é que a BAUMINAS, por trabalhar com produtos químicos para tratamento de água, na sua quase totalidade  na forma líquida, tem no frete um item extremamente relevante. Assim, logisticamente, é necessário que a empresa busque um posicionamento geográfico mais adequado. Por isso instala plantas industriais próximas dos grandes centros consumidores procurando, desta forma, estar mais perto do cliente e do fornecedor o que favorece o seu poder de competição no mercado, tendo em vista que a maior parte de seus clientes é atendida por meio de contratos conquistados através de licitações públicas das quais participam fornecedores de todo o país.
A planta de Cataguases continuará em funcionamento sem nenhum risco de ser fechada ou ter suas atividades paralisadas, bem como a de beneficiamento de minério que funciona em Barão de Camargo. É bom lembrar que embora a BAUMINAS, por questões logísticas, mantém plantas industriais em outras cidades do País, as suas áreas Administrativa, Financeira, Contábil, Jurídica e de Recursos Humanos estão centralizadas em Cataguases, gerando assim um relevante número de empregos diretos e indiretos”.

Vereadores deverão aprovar sem problemas o “projeto dos professores”

A Sessão da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 25, vai discutir e votar três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, dentre eles o que vai regulamentar a situação dos professores municipais motivo de muito debate nos últimos dias na cidade. Outros três projetos de lei de autoria dos vereadores também serão apreciados. Além disso, serão entregues as moções de congratulações aprovadas durante o mês de outubro. O Blog do Marcelo Lopes é um dos agraciados. Em seguida os vereadores Vicente de Paulo Dias, Vanderlei Teixeira Cardoso e Guilherme Valle de Souza, farão pronunciamentos da Tribuna.

Os projetos de autoria do Executivo são os de número 49/2010 que revoga Leis de Concessão de Direito de Uso de terrenos industriais e dá outras providências; o de número 49/2011 que Revoga Lei nº 1.132/84 e dá outras providências. (Autoriza doação de terreno ao Estado de Minas Gerais) e o projeto de lei número 58/2011 - Altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação.

Também serão apreciados os seguintes projetos de lei: 60/2011 - Dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública da ONG Ação Minas de autoria do Vereador Antônio Batista Pereira; 62/2011 - Dispõe sobre a denominação de Rua José de Souza Lima a logradouro público do Município de Cataguases e o 63/2011 - Dispõe sobre a denominação de Rua Wadih Miguel João a logradouro público do Município de Cataguases, ambos de autoria do Vereador Fernando Medeiros Pereira.

A sessão deverá ser tranquila já que professores, vereadores e o prefeito chegaram a um acordo, na última sexta-feira, 21, sobre o artigo que concede gratificação aos profissionais da educação que não faltarem ao trabalho. Pelo acordo, eles vão receber o bônus caso se ausentem do trabalho e apresentem atestado médico.

Campanha Outubro Rosa mobiliza Cataguases

Profissionais de saúde da Policlínica Municipal e da Escola de Enfermagem Joana D’arc, em Cataguases, iniciaram na manhã desta segunda-feira, 24, na Praça Rui Barbosa, na “tenda educativa”, como foi denominado local, uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama e aferiram a pressão arterial da população. Um grupo de alunos da Escola Joana D’arc e enfermeiros estarão lá até o dia 27, sempre no período da manhã. O motivo do evento é a mobilização que busca conscientizar as pessoas sobre a doença. A campanha ganhou o nome de “outubro rosa”, e acontece em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. No Brasil o movimento chegou em 2002.

Em Cataguases, como parte da campanha deste ano, acontece nesta terça-feira, 25, palestras nas escolas Professor Quaresma e Manoel Inácio Peixoto, ambas na parte da manhã. Na quarta-feira, 26, às 19 horas, na policlínica municipal, será apresentada uma palestra sobre o tema com o médico mastologista, Bruno Laporte. Na quinta-feira, 27, a campanha chega a duas empresas da cidade, a Zollern Ltda e à Companhia Industrial Cataguases, com palestras voltadas para os funcionários, conforme revela Marianni Jacinto Monteiro Portela, enfermeira da Policlínica Municipal. Tambem participam da campanha as profissionais de saúde Sabrina Melo Correa Bianchi, Silvia Marques Teixeira e Terezinha Teodora. Para encerrar a campanha, no próximo sábado, 29, a partir das 8 horas da manhã, será realizada uma passeata com a concentração na Praça Simão José Silva, em frente à Policlínica.

O evento é uma organização da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção á Mulher e Policlínica Municipal e conta também com o apoio Instituto Oncológico, HC saúde e Instituto Avon.