segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bebê de dois meses de idade é espancado, não resiste e morre no Hospital Cataguases

Informações preliminares revelam que uma criança (menino) de apenas dois meses de idade deu entrada no Hospital de Cataguases no meio da madrugada desta segunda-feira, dia 12 de setembro, em estado grave. Ela teria sido espancada pela própria mãe. De acordo ainda com a mesma fonte, a agressão teria ocorrido por volta de 2 horas da madrugada e a criança faleceu às 5:30 horas no próprio Hospital. Eles seriam moradores da Vila Reis. A notícia completa você vai ler aqui, amanhã, dia 13 de setembro.

6ª Parada Gay de Cataguases promete agitar a tarde do próximo domingo

Neste domingo, 18 de setembro, a partir das 14 horas, na Avenida Astolfo Dutra, será realizada a 6ª Parada Gay de Cataguases com o slogan: “Todos juntos somos fortes”. O evento vai encerrar quatro dias de atividades variadas envolvendo homossexuais, bissexuais, travestis, lésbicas, transexuais, transgêneros e simpatizantes, e tem como objetivo contribuir para o fim do preconceito sexual e a homofobia. Organizado pelo MGC – Movimento Gay de Cataguases, criado em 2007, e hoje presidido pelo cabeleireiro Rodrigo Augusto, o evento deste ano vai homenagear o conhecido e reconhecido carnavalesco Francisco Salgado Filho, homossexual assumido desde a década de sessenta e que aos 73 anos de idade, vai receber o título de “Rei da Parada”.
O evento começa efetivamente na quinta-feira, dia 15 de setembro, às 19 horas, quando será realizado, no Centro Cultural Humberto Mauro, um debate cujo tema será “Políticas LGBTT” e vai contar com a participação da Defensora Pública Regional, Eliana Maria Spindola, o presidente do Movimento Gay de Minas Gerais, Marco Trajano e do professor e advogado, Fábio Vargas. Na sexta-feira, no mesmo local e horário acontecerá outro debate, sobre “Inclusão nas Escolas”, com os professores Juliana Iennaco, Maria Tereza Mathias, Rosimere Helena e Rolney Polato.
No sábado, das 8 às 12 horas, será realizada na Praça Rui Barbosa, a Ação Comunitária Integrada, que consiste na prestação de serviços como corte de cabelo e atendimento na área de saúde a toda a população. À tarde, a partir das 14 horas, também na mesma praça, acontece a “Gaymada” (o jogo de queimada só para gays) e que promete fazer o público dar muita risada. Finalizando, à noite, as 20 horas, também no mesmo local, será realizado o Concurso de Novos Talentos que vai revelar novas drags queens. No domingo a programação será a Parada Gay, com início às 14 horas e a homenagem a Chico Salgado que vai encerrar o evento deste ano.

Casa de Inclusão oferece assistência jurídica gratuita

O curso de Direito das Faculdades Sudamérica oferece à população um serviço muito importante e até agora pouco conhecido. Trata-se da Casa de Inclusão que funciona como extensão do aprendizado de seus alunos, ofe-recendo atendimento à comunidade cataguasense pelos acadêmicos com supervisão dos professores. No último dia 5 de setembro a nova sede do Nú-cleo de Prática Jurídica, como também é conhecida a Casa de Inclusão, foi reinaugurada, agora, na Rua Cleto da Rocha, em frente ao Mercado do Produtor, funcionando das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 
A nova estrutura conta com localização central, de fácil acesso a toda população, além de ser didaticamente adequada. As instalações contam com salas para atendimento onde a população que necessita de auxílio jurídico é atendida de forma confortável e com presteza; sala de conciliação, onde são resolvidas pequenas contendas sem a superlotação comum que se vê no Fórum; Tribunal de Júri Simulado, onde os alunos adquirem vivência plena da realidade de um tribunal de júri, com audiências e júris simulados, aprimorando seus conhecimentos e, ainda, uma sala de movimentação processual simulada.