terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores saem frustrados da Sessão da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cataguases, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 18, sobrestou novamente o projeto de lei número 58/2011 que altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação. O motivo do adiamento de sua votação foi a apresentação de duas emendas que alteram o referido texto e, por isso, conforme determina o Regimento Interno daquela Casa, o projeto precisa ser analisado novamente pelas comissões internas que vai averiguar a legalidade das emendas.

Com uma plateia tomada por professores que desejavam ver o projeto rejeitado pelos vereadores sob o argumento de que ele não atendia aos interesses da categoria, a reunião começou tensa e teve seu ápice no momento em que foi lida a primeira emenda de autoria de diversos vereadores e que acrescentava ao texto a possibilidade de o professor se ausentar do trabalho sem a perda da gratificação desde que os motivos sejam a bem do serviço público, falecimento de parentes de primeiro grau e por questões trabalhistas. A plateia reagiu com uma solene vaia à iniciativa.

Em seguida foi lida a segunda emenda, de autoria do Vereador Vanderlei Pequeno, que também altera o teor do inciso XV do artigo 50 do referido projeto de lei. Segundo o texto apresentado pelo Vereador a nova redação seria “Fica criada a Gratificação de Permanência Educacional (GPE) para os profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino, cujo valor a ser pago, critérios e data de distribuição serão discutidos com os trabalhadores, através de suas entidades representativas, respeitado o disposto no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT”. A reação da plateia com um demorado aplauso.


Depois de ser interrompida por dez minutos para que os vereadores discutissem as novas emendas, a reunião foi retomada e o Presidente da Casa, Vereador Antônio Beleza, pediu o sobrestamento do projeto “cumprindo assim o disposto no Regimento Interno desta Casa”, assegurou. Em seguida ele convidou para fazer uso da palavra as representantes do Sind-UTE, Raquel Silva de Souza, que fez uma homenagem ao professor e ao seu significado para a sociedade, além de ressaltar que é ele quem sempre sofre as consequências por não dispor de toda infraestrutura necessária para o bom desempenho de seu trabalho. Depois dela falou sua colega de sindicato, Naide Pereira Dutra (na foto acima) que reforçou o papel do Sindicato “que existe para defender os interesses da categoria”, afirmou.

A sessão prosseguiu com a pauta prevista e todos os demais projetos de lei foram votados e aprovados, bem como os requerimentos. Os vereadores Vanderlei Pequeno e Guilherme Valle de Souza discursaram no Grande Expediente, sendo que o primeiro anunciou a visita dos deputados Padre João e Rogério Correa a Cataguases no próximo sábado, 22. Guilherme aproveitou para defender a posição dos vereadores sobre o Projeto de Lei que fora sobrestado naquela sessão.

Vereadores adiam votação do "Projeto de Lei dos Professores"

Em sessão que está acontecendo neste momento na Câmara Municipal de Cataguases, os vereadores apresentaram duas emendas ao projeto de 58/2011 que altera o Plano de Carreira dos Professores, o Presidente do Legislativo, Vereador Antônio Batista Pereira, decidiu adiar sua votação para que as emendas apresentadas sejam analisadas pelas comissões internas da Casa. Portanto o Projeto deverá voltar a ser votado provavelmente na próxima sessão do Legislativo. A Câmara está  com a sua platéia totalmente tomada por professores que vaiaram a decisão dos vereadores de adiar a votação do referido Projeto de Lei.
Mais informações você vai ler - ainda hoje - aqui no Blog do Marcelo Lopes.



Casa Simão realiza o espetáculo teatral “Concerto de Cordas”
No próximo sábado, 22, às 20 horas, será apresentado no Centro Cultural Humberto Mauro o espetáculo “Concerto de Cordas” pela Companhia Navegante. O evento é uma iniciativa da Casa de Cultura Simão com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Sob a direção do manipulador argentino, Catin Nardi, – responsável pela abertura da minissérie “Hoje é Dia de Maria” da Rede Globo – “Concerto de Cordas” apresenta um bem humorado repertório de números circenses, minuciosamente trabalhados por marionetes que encantam públicos de todas as culturas.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente a R$ 5,00 (até sexta-feira 21/10) na Casa de Cultura Simão – Avenida Astolfo Dutra, 487, Centro – e R$ 10,00 no dia do evento, a partir das 19 horas.


Verde ao aAcance de Todos

O Movimento Verde já mereceu vários estudos sobre sua ação e importância na literatura mineira e brasileira. Mas eis que agora será lançado um livro especial com texto e ilustrações em cores, destinado aos jovens estudantes, e que poderá ser apreciado também pelo público em geral. Intitula-se "Uma Verde História", escrita por Joaquim Branco e ilustrada pelo designer Fernando Abritta. Trata-se de um livro em formato maior, capa dura, que contará a história do movimento e da revista Verde, desde a infância e adolescência de seus componentes, até o lançamento da revista e sua repercussão.
Uma edição que poderá ser adotada em todas as escolas – públicas ou particulares – do município, como primeiro passo para que se crie no currículo escolar da cidade uma disciplina sobre a Literatura de Cataguases.
Seu lançamento será no dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Como complemento para o evento os alunos de Letras da FIC apresentarão um musical a que deram o nome de “Versos da Vida Severina”, com entrada franca.ando Abritta. Trata-se de um livro em formato maior, capa dura, que contará a história do movimento e da revista Verde, desde a infância e adolescência de seus componentes, até o lançamento da revista e sua repercussão.
Uma edição que poderá ser adotada em todas as escolas – públicas ou particulares – do município, como primeiro passo para que se crie no currículo escolar da cidade uma disciplina sobre a Literatura de Cataguases.
Seu lançamento será no dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Como complemento para o evento os alunos de Letras da FIC apresentarão um musical a que deram o nome de “Versos da Vida Severina”, com entrada franca.Abritta. T
rata-se de um livro em formato maior, capa dura, que contará a história do movimento e da revista Verde, desde a infância e adolescência de seus componentes, até o lançamento da revista e sua repercussão.
Uma edição que poderá ser adotada em todas as escolas – públicas ou particulares – do município, como primeiro passo para que se crie no currículo escolar da cidade uma disciplina sobre a Literatura de Cataguases.
Seu lançamento será no dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Como complemento para o evento os alunos de Letras da FIC apresentarão um musical a que deram o nome de “Versos da Vida Severina”, com entrada franca.  


Palestra sobre Alzheimer
Será realizada no próximo dia 19, quarta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, a palestra “Orientações aos Cuidadores de Pacientes com Mal de Alzheimer" que será proferida pelo médico e escritor, Márcio Borges. O evento é aberto aos profissionais da área de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, aos familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer. A iniciativa é da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases.


Filme baseado na obra de Fernando Sabino
Uma equipe de profissionais está em Cataguases à procura de locação para o filme “O Menino no Espelho”, baseado na obra homônima de Fernando Sabino e que será dirigido por Guilherme Fiúza. Se tudo der certo, ou seja, as locações forem apropriadas, em julho de 2012 começarão as filmagens. A coordenação deste trabalho está à cargo de Carlos Paulino, da produtora Camisa Listrada, empresa sediada em Belo Horizonte. Carlinhos, como é conhecido, revelou que está recebendo apoio da Secretaria Municipal de Cultura neste trabalho e que “todos nós estamos desejando muito que Cataguases seja o cenário desta bela história”. Vamos aguardar.



Um Blog diferente
Para os internautas que procuram novidades na rede e até uma dose de inspiração aí vai uma dica: http://belavitta.tumblr.com/. A iniciativa é da cataguasense Giseli Novais, que pensa muito sobre a vida e as pessoas, além de vasculhar outros blogs e levar para o seu tudo o que mais lhe chama a atenção. Lá você vai encontrar pérolas como esta: “A coisa mais legal que fiz hoje foi respirar”. Ou: “Preciso de um colo, tipo o seu”. E tem muito mais, é só conferir.



Livro novo
Nesta sexta-feira, às 19 horas, na Casa de Leitura de Cataguases, na Chácara Dona Catarina, a escritora cataguasense Marcília Lobo lançará seu quarto livro intitulado “Os dois lados da Vida”. A obra é composta de poemas em que ela relata os lados bom e ruim da vida. “São histórias de superação depois de pôr fim a um casamento de quinze anos para dar sequência à minha carreira. Fiquei deprimida, recomecei do nada e hoje estou mais feliz e vencedora”, diz a autora.



Rock na veia
Neste sábado, 22, às nove da noite, no Anfiteatro Ivan Muller Botelho (o antigo Museu), na avenida Astolfo Dutra, vai acontecer um super show com a Banda Raiz do Apocalipse. O grupo vai interpretar sucessos de ninguém menos do que Black Sabath e Deep Purple. O anfiteatro vai tremer... Os ingressos podem ser retirados no Centro Cultural Humberto Mauro, até o dia 21 de outubro. A organização é do produtor musical, Rodrigo Rocha.



Celebrare
Nesta sexta, 21, às 23 horas, o pagode vai rolar solto na Celebrare. O Grupo Ases do Samba promete um show bastante animado. Uma boa opção para começar bem o fim de semana.



Pechincha do Rotary
A Casa da Amizade, que reúne as mulheres rotarianas de Cataguases, realiza com frequência, e sempre aos sábados pela manhã, um bazar da pechincha em frente ao Mercado do Produtor. A renda é revertida para as entidades assistenciais de Cataguases. São vendidas roupas usadas e em excelente estado de conservação. Vale a pena dar uma conferida.




Palestra
O Centro Espírita Paz, Luz e Amor, que fica na Avenida Astolfo Dutra, 391, em Cataguases, vai realizar no próximo sábado, 22, às 19:30 horas, uma palestra com o tema “Justiça das Aflições” que será proferida por Eduardo Henrique, estudioso da doutrina espírita que reside no Rio de Janeiro. A iniciativa integra o “mês de Kardec” e é organizado pela Aliança Municipal Espírita de Cataguases e sub-região e CEM- Conselho Municipal Espírita de Cataguases e sub-região. A entrada é franca.


Do Baú
Frase definitiva de Martha Medeiros: “a gente sabe como as desilusões devastam.”

Muriaé vai continuar com o mesmo número de vereadores

Ficou decidido por votação, na reunião ordinária da noite de segunda-feira, 17, que nas eleições municipais de outubro de 2012, Muriaé terá as mesmas onze cadeiras já existentes no seu Legislativo.
O resultado da votação foi dez votos a zero pela manutenção do número atual de vereadores naquela Casa. O vereador Tatão Levate não pode estar presente a reunião por motivos particulares. Mesmo com a expectativa de alguns, de que Muriaé viesse a ter os dezessete parlamentares no Legislativo como permite a lei, os vereadores decidiram, como na reunião ocorrida dia 3 de outubro, manter o mesmo numero de cadeiras. (Fonte:www.interligadonline.com)

Professores municipais de Cataguases ameaçam paralisar aulas se projeto de lei for a votação

Quatro escolas municipais estão paradas em Cataguases, nesta terça-feira, 18, em protesto pela votação logo mais na Câmara Municipal do projeto de lei nº 58/2011 que altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação. Também nesta manhã o prefeito William Lobo de Almeida e representantes do Sindicato dos Professores se reuniram para tentar resolver o impasse. Na Câmara Municipal, seu presidente, Vereador Antônio Batista Pereira, o Antônio Beleza, prepara uma emenda ao projeto com o objetivo de resolver a questão.

Os professores resolveram paralisar as aulas nas escolas dos bairros Vila Tereza e Leonardo e nos distritos de Aracati e de Cataguarino, segundo informou Naide Pereira Dutra, representante da categoria. Ela acrescentou que o sindicato está convocando todos os professores para comparecerem à Sessão da Câmara desta noite, “porque se o projeto for aprovado da forma em que está amanhã vamos paralisar todas as escolas da rede municipal”, avisou. A expectativa é de que dezenas deles compareçam à reunião.

Para tentar uma solução o prefeito William Lobo de Almeida recebeu as representantes dos professores nesta manhã em seu gabinete, Naide Pereira Dutra e Raquel Silva de Souza. Ela pediram que o Executivo retire do projeto de lei o artigo que concede gratificação para os profissionais que não se ausentarem do trabalho e, também, todo o “Anexo IV” que trata da Gestão das Unidades Escolares e que concede aumento de salário para diretores, vice-diretores e coordenadores. Naide justificou o pleito dizendo que “não estamos em campanha salarial e, portanto, não é hora para fazer agrados a uma determinada categoria”, explicou. Ainda segundo ela, o prefeito ficou de conversar sobre o assunto, esta tarde, com a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Souza e, caso seja acatada a reivindicação dos professores, ele encaminhará à Câmara ainda hoje, o novo texto corrigido.

Por sua vez, a Câmara Municipal está elaborando uma emenda ao projeto de lei em tramitação, também em busca de um consenso. O Presidente da Casa, Vereador Antônio Beleza, está recolhendo assinatura de todos os vereadores para apresentar uma emenda em conjunto que define os motivos pelos quais os professores poderão faltar ao trabalho sem a perda da gratificação. De acordo com a emenda os professores poderão faltar a bem do serviço público, falecimento de parentes de primeiro grau e por questões trabalhistas.

Câmara de Cataguases deverá ter Sessão “quente” nesta terça-feira

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 18, em Cataguases, promete ser uma das mais movimentadas do ano. O motivo principal é a votação do projeto de lei nº 58/2011 que altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação. O referido projeto vem sendo motivo de discórdia entre professores e a Secretaria Municipal de Educação por conter artigos que desagradam a categoria.
Também serão apreciados pelos vereadores o projeto de nº 31/2011 que autoriza a Administração Municipal a implantar e regulamentar as Escolinhas de Iniciação Esportiva, o de número 34/2011, que autoriza o Poder Púbico Municipal, através da Secretaria de Educação, a criar o coral em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino; e o 38/2011 que autoriza a Administração Municipal a instituir Plano de Ação Contra Verminose, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde. Todos de autoria do Vereador Vicente de Paulo Dias. O último projeto de lei previsto para ser apreciado e votado pelos vereadores é o de número 49/2011, que dispõe sobre denominação de Galba Rodrigues Ferraz a imóvel ou via pública do Município de Cataguases, de autoria da Mesa Diretora daquela Casa.
Na sequência serão votados os requerimentos, sendo dois de autoria do Vereador Antônio de Souza Pereira, o Antônio Boneco. O primeiro (nº 110/2011) quer saber do Poder Executivo quantos pontos de táxi existem na cidade de Cataguases, bem como a quantidade de vagas existentes em cada ponto e, finalmente, o número de taxistas cadastrados. O seu segundo requerimento (111/2011) quer saber quais providências estão sendo tomadas no sentido de fazer a complementação do posteamento com luminária e também a complementação da rede de água potável por parte da COPASA até o alto do Bairro João Dias Neto.
O Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, também vai apresentar dois requerimentos ao Executivo sendo o primeiro, de número 112/2011 que quer saber “quais foram os critérios adotados para a escolha e indicação dos técnicos que irão constituir a comissão nomeada para propor diretrizes de intervenção dentro da poligonal de tombamento, de acordo com a Portaria 129/2011? Favor informar dados curriculares dos integrantes e/ou diplomas que indiquem formação na área de patrimônio histórico”. O seu segundo requerimento, de número 113/2011 solicita informações sobre o andamento ou a perspectiva de reinício dos serviços de reforma da Praça José Inácio Peixoto.
Por fim, o vereador Guilherme Valle de Souza apresentará o requerimento número 114/2011 que faz a seguinte consulta ao Poder Executivo: “Tendo em vista a lei municipal nº 3.835/2010 que Dispõe sobre a implantação de estacionamento regulamentado denominado faixa azul nas vias e logradouros públicos do município de Cataguases e dá outras providências, publicado no Jornal Cataguases, edição 3.107 de 02 de julho de 2010, pergunto: qual previsão para implantação da mesma? Caso não haja quais os impedimentos e/ou a impossibilitam de ser executada?”
Para fazer pronunciamentos no Grande Expediente estão inscritos o dentista Mauro Carvalho Ramos Filho que vai apresentar as Metas alcançadas pela Coordenadoria de Odontologia no Programa Saúde da Família (PSF). Em seguida discursarão as professoras Raquel Silva de Souza e Naidi Pereira Dutra, sobre o Projeto de Lei nº 58/2011, que trata das alterações no Plano de Carreira do Magistério e, em seguida os vereadores Vicente de Paulo Dias, Vanderlei Teixeira Cardoso e Guilherme Valle de Souza, encerrando a sessão.

Uma reflexão acerca do Médico e da Medicina

Neste 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. Uma data muito significativa por estar diretamente ligada à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Por isso, muitas vezes o médico é visto - equivocadamente - como a única peça de um sistema de saúde que não existiria sem ele, é verdade, mas que não depende unicamente dele. Médico e medicina são, no mundo atual, duas “instituições” completamente diferentes.
Esta reflexão é feita no texto abaixo pela médica Maria Ângela Girardi, atual presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, onde mostra um lado pouco conhecido da população sobre estas duas realidades distintas: o médico e a medicina. O texto merece ser lido para uma compreensão melhor da realidade que nos cerca.


Maria Ângela Girardi*

O dia do médico é comemorado hoje, dia 18, e, depois de ler alguns artigos e refletir sobre as estatísticas que avaliam esta profissão, é de suma importância fazer algumas considerações. A primeira delas, certamente, diz respeito a um certo “olhar pessimista” sobre a profissão médica, atualmente muito desvalorizada. O problema, porém, é muito amplo. A população reclama ser mal atendida e da demora na fila à espera de uma consulta podendo, em algumas especialidades, durar meses ou até ano. Isto ocorre tanto para clientes de planos de saúde quanto para os usuários do SUS. E reclama também ter que pagar uma consulta, mas, por outro lado, gasta de oitenta a cento e vinte reais, todo mês, em um salão de beleza, por exemplo.

Esta realidade acaba passando a falsa imagem de que é o médico o responsável por ela. Na verdade, o médico trabalha, sim. E muito. Em inúmeras vezes a carga horária a que é submetido chega a ser desumana e degradante para conseguir uma remuneração merecida, justa, após tanto tempo de estudo. Sem contar, é claro, os médicos especialistas, como o obstetra, por exemplo, que fica à disposição de seus pacientes, particulares ou de planos de saúde, sem ganhar nada por isto.

Muitos convênios pagam ao médico entre vinte e cinquenta reais por uma consulta que, deduzindo impostos e despesas de consultório, este valor, ao final, cai para quase metade. Estes mesmos convênios remuneram o médico em trezentos reais por um parto de enfermaria. Mas, se para o consumidor os planos de saúde são tão caros e o médico ganha muito pouco, o lucro está caindo nas mãos dos intermediários de grandes empresas. Estudo feito pelas Operadoras de Planos de Saúde mostra que há dez anos o honorário médico correspondia a 30% de toda a despesa destas empresas. Hoje este percentual está entre 12 e 15%.
É importante que todos reflitam sobre esta situação.
Quando o assunto é a má distribuição dos médicos nas diferentes regiões do Brasil, constatamos, ainda mais claramente, as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos. Por conta desta triste realidade, muitas vezes ele é acusado de causar prejuízos ao paciente, especialmente quando há falta de recursos no atendimento. A solução deste problema não está – ao contrário do que muitos podem imaginar – no aumento do número de vagas nos cursos de Medicina, que já é enorme (o Brasil é o segundo país em escolas de medicina do mundo).


A Grã-Bretanha, por exemplo, com três vezes mais habitantes do que o estado de Minas Gerais tem cem faculdades de medicina a menos. Portanto, não são os médicos os únicos culpados pelo caos da saúde. Acredito que, como a maioria da população, somos vítimas de uma gestão mal organizada, políticas públicas mal conduzidas com prioridades distorcidas e recursos mal aplicados e, com certeza, da corrupção na saúde.
Vale ressaltar também que, como em outras profissões, faltam a alguns médicos qualidades essenciais ao exercício da medicina como dedicação, atualização profissional, humildade e humanidade. Muitos destes profissionais sequer olham ou fazem o exame clínico em seus pacientes que os procuram com timidez e amedrontados por uma possível doença. Isto é vergonhoso para todos nós da classe médica e nos deixa indignados com estes profissionais que não fazem por merecer o nosso respeito e o da população. O importante aqui também é deixar claro que o cliente é o senhor desta situação porque é livre para escolher o profissional que desejar. Mas quando ele não tem esta opção o problema ressurge.


Independente das características individuais de cada profissional, acreditamos que podemos sim, ser agentes da transformação do atual quadro de saúde em nossa cidade, ao lutarmos por remuneração digna, condições de trabalho adequadas e respeito incondicional ao ser humano. Porque nos foi dada a oportunidade ímpar de poder cuidar, tratar, acalentar sempre todo aquele que nos procura por uma ajuda mas, com certeza, sem perdermos o nosso direito de cidadãos.
(Maria Ângela Girardi, é medica e presidente eleita da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases – Gestão 2011-2014)