sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Temporal e vento derrubam árvore sobre carros no estacionamento do Hospital de Cataguases

Um vendaval acompanhado de uma forte chuva, com granizo em alguns momentos, fez estragos em Cataguases na tarde desta sexta-feira, 28. A principal ocorrência foi no estacionamento que fica na entrada secundária do Hospital de Cataguases, onde uma grande árvore caiu sobre oito veículos, sendo que apenas dois sofreram danos graves (veja fotos no painel abaixo). O Gol prata foi inutilizado e pertence a Ricardo Mendes, farmacêutico do Hospital. O Celta preto teve parte do teto afundado. A Defesa Civil foi chamada pelo Provedor do Hospital, José Eduardo Machado, e fez todo o trabalho de retirada da árvore e limpeza do local. José Eduardo disse que o incidente “poderia ter sido muito mais grave caso tivesse ferido alguém, principalmente porque este estacionamento é muito frequentado”. A árvore teria caído por volta das 16:30 horas, segundo ele.

Além deste incidente mais grave, outras ocorrências menores foram registradas e o Blog do Marcelo Lopes, em um passeio pela cidade conferiu a queda de uma antena parabólica na Rua Cleto da Rocha, uma tampa de caixa d’água despencou de cima de um dos prédios na Rua Antero Ribeiro e outra foi parar na calçada da Rua Major Vieira, também oriunda de um dos prédios vizinhos. Felizmente nenhum destes incidentes fez vítimas nem tampouco danos materiais.

Na Avenida Eudaldo Lessa a reportagem encontrou dois fios de telefone que foram arrebentados com o vendaval. Quase em frente, o Supermercado Morais teve a extensão da sua marquise, feita em serralheria, ameaçada de cair por causa dos fortes ventos. Imediatamente seus funcionários escoraram a estrutura impedindo assim um possível acidente. “Amanhã vamos providenciar os reparos”, avisou Gilmar Morais, sócio proprietário. (Clique nas fotos para ampliar)

Ainda na Rua Antero Ribeiro, bem na junção com a Avenida Eudaldo Lessa, um fio de energia elétrica partiu ficando pendurado e espalhado na via. A energia foi cortada no local por volta das 17:30 horas e até o fechamento desta matéria, às 21 horas, não havia sido restabelecida, mesmo após os moradores terem acionado a Energisa. (Com fotos de Washington Magalhães)

Recreio cria e coloca em funcionamento Câmara de Vereadores Mirim

Recreio agora tem uma Câmara de Vereadores formada somente por adolescentes. A posse e a eleição dos integrantes da Mesa Administrativa aconteceram na sede do legislativo no último dia 3 de outubro.

Os vereadores mirins são alunos que estão cursando o 8º e 9º anos nas escolas do município. Os representantes da Câmara Mirim foram escolhidos em votação realizada em cada escola. Os colégios que elegeram os vereadores foram: Escola Estadual Presidente Carlos Luz, Escola Estadual Olavo Bilac, Escola Municipal João Damasceno Ferreira e Escola Municipal Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz.

Na noite da posse estiveram presentes os vereadores; o prefeito Fernando Coimbra; a Secretária Municipal de Educação, Eliana Cardozo; a diretora da Escola Olavo Bilac, Ana Mello; o Professor Márnio Guilherme, da Escola Presidente Carlos Luz e os pais dos vereadores mirins.


Segundo o idealizador da Câmara Mirim, o vereador Gil Carlos “Dindin”, o projeto tem caráter pedagógico, voltado para a cidadania, porém, eles poderão fazer indicações e enviar à Câmara, inclusive, projetos de lei para que os vereadores apresentem à Casa e quem sabe, se tornem leis. O mandato dos vereadores mirins vai até 31 de janeiro de 2012, com reuniões quinzenais na Sede do Legislativo.

Cataguases recebe o Governador do Distrito 4580 do Rotary Clube

O Rotary Clube de Cataguases realizou na noite desta quinta-feira, 27, uma sessão festiva para receber o Governador do Distrito 4580, José Carlos Ferreira Campêlo, de Além Paraíba, que passou todo o dia na cidade, em visita oficial. Ele foi recepcionado por uma comitiva de rotarianos liderada pelo presidente do Clube em Cataguases, o empresário Oder Ferreira Filho e sua esposa, a presidente da Casa da Amizade, Liliane Ferreira. Durante o dia o Governador conheceu o trabalho desenvolvido pelo Clube em Cataguases e, entre outros compromissos, visitou a Câmara Municipal onde esteve com o presidente daquela Casa Verador Antônio Batista Pereira e um grupo de vereadores e, à tarde, o Prefeito William Lobo de Almeida o recebeu em seu Gabinete no Paço Municipal.
Acima à esquerda o Governador José Carlos Campêlo,
Ricardo Mattos, Liliane Ferreira e o presidente do
Rotary em Cataguases, Oder Ferreira Filho

À noite, na reunião festiva do Rotary, que aconteceu na sede da AABB, estiveram presentes representantes rotarianos de diversas cidades da região, especialmente de Além Paraíba, clube ao qual o governador é vinculado. A presidente da Casa da Amizade, Liliane Ferreira fez a saudação a José Carlos Campêlo e à sua esposa, Maria da Glória. Na sequência, o ex-presidente do Rotary em Cataguases, Ricardo Mattos, elogiou a disposição do Governador de trabalhar pelo crescimento do Clube “e inovou ao criar um lema para a sua própria governadoria que é Governar com sabedoria, alegria e seriedade”, lembrou.  Oder Ferreira, em seu pronunciamento, destacou a união do Clube em torno das causas sociais e entregou um cheque no valor correspondente a mil dõlares para a Fundação Rotária Internacional. “Estamos honrados com sua visita e felizes por nos prestigiar neste dia tão importante para nós rotarianos”, destacou Oder.

Em seu pronunciamento, José Carlos Campêlo, pediu para todos fazerem uma “auto análise de nossas vidas para ver o que podemos melhorar no sentido de nos dedicar mais às causas sociais”. Ele elogiou Cataguases “onde o Rotary está presente desde 1955 e, portanto, acompanhou todo o seu crescimento”, salientou. Afirmou que sua visita foi muito proveitosa porque “aqui trocamos muitos conhecimentos”. Por fim, fez um apelo para que as cidades sob sua jurisdição ampliem seus quadros de mulheres “porque a presença delas vai nos enriquecer sobremaneira, como já pudemos observar em outros clubes”, afirmou. Finalizando, agradeceu o carinho da acolhida.

Recreio terá encontro regional de produtores de leite

O município de Recreio será sede, no próximo dia 3 de novembro, do Encontro Regional de Produtores de Leite, através do programa “Balde Cheio” – Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira. Os produtores presentes ao encontro terão a oportunidade de assistir à palestra do engenheiro agrônomo e supervisor do programa “Balde Cheio”, Walter Miguel Ribeiro.

Segundo informações de Simone Rios, do Sindicato Rural de Recreio, o “Balde Cheio” é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

O encontro será realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais “FAEMG”, pela LAC e pelo Sindicato Rural de Recreio, a partir das 18 horas, no Lions Clube. (Fonte: Jornal Polis)