sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conselheiros de Saúde participam de curso em Cataguases

Geraldo Heleno Lopes
Acontece, desde a manhã desta sexta-feira, 30, e termina amanhã, 1º de outubro, no auditório da Policlínica Municipal, em Cataguases, o Curso de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde das microrregiões de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba. Aberto às 9 horas pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, e com a presença de diversas autoridades do setor de saúde da região, o evento conta com palestras de Geraldo Heleno Lopes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, e dos professores Valdir Mattos de Lima, docente da Escola de Saúde de Minas Gerais e Jorge Gonçalves Ramos, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora.
Valdir Matos de Lima
Cerca de cinquenta conselheiros participam do curso cujo objetivo é fortalecer o controle social do SUS por meio de mecanismos e instrumentos que possibilitem aos conselhos e conselheiros de saúde o aprimoramento da sua consciência crítica, qualificada e sanitária , para que participem das discussões, negociações e pactuações das políticas públicas de Saúde do SUS no conjunto dos municípios correpondentes às macro e microrregiões. O curso será desenvolvido em três módulos, sendo um módulo a cada trinta dias.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cataguases, Rubens Roberto Santana de Melo disse que o curso vai contribuir com a ação diária dos conselheiros. “Vai ser um aprendizado importante para que possamos desempenhar com mais consciência e conhecimento do SUS”, salientou. O Prefeito Willian Lobo destacou o empenho de sua administração na Saúde: “Gastamos 20% dos nossos recursos neste setor, enquanto a lei nos obriga a aplicar 15%”, revelou. Já o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Geraldo Heleno Lopes, enfatizou a participação das autoridades municipais nos assuntos referentes ao SUS. “Só assim teremos uma saúde melhor para a população”, disse.
Prefeito William Lobo
de Almeida
Ao final do curso espera-se que os Colegiados Microrregionais de Conselhos Municipais de Saude, sejam um espaço de acompanhamento e proposições de políticas públicas de saúde de Minas Gerais em caráter consultivo e que atuaram soba a coordenação do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, com o apoio administrativo da Secretaria Estadual de Saúde e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas gerais – COSEMS.

- O competente advogado e Procurador do Legislativo Municipal, Ricardo Cadête Spínola “comeu pelas beiradas”, como se diz na gíria, e, pelo visto, montou o maior partido em número de Vereadores de Cataguases ao criar o PSD, o partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Presidente da legenda em Cataguases, Ricardo costurou em silêncio – como se deve fazer em casos como este – os apoios de que precisava. Se tudo se confirmar, vão assinar a ficha de filiação no PSD o ex-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vicente do Bemge, o atual presidente, Antônio Beleza, o Vereador Eduardo Schelb e João Boiadeiro, entre outros de mesma envergadura. E tem muito mais gente graúda querendo entrar. Aprendeu direitinho com o papai, hein, doutor Ricardo?
- A denúncia pela Defensora Pública Regional, Eliana Maria Oliveira Spíndola, de possível prática de tortura no presídio de Cataguases, despertou sentimentos inesperados na população. Veja só: Tem gente que não apenas acredita na existência desta prática como a apoia. E há pessoas horrorizadas com esta possibilidade. Em comum apenas uma conclusão: quem está preso lá em cima não é santo.
- Conforme este blog adiantou, o ex-prefeito Tarcísio Henriques permanecerá no PDT. O namoro com seu ex-partido PMDB, não passou de uma simples recaída. Marcos Spínola, que nunca acreditou na saída de Tarcísio de sua legenda, deu boas risadas quando o ex-prefeito anunciou sua permanência no PDT.
- O dinâmico e combativo ex-vereador, José Augusto Titonelli, está de volta à cena política depois de quase três anos em retiro, cuidando de sua vida profissional e pessoal. Se tudo continuar como está será candidato a vereador pelo PV. Nas entrelinhas lê-se: vai marchar ao lado do Prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida. O problema é que o PV, com o elenco que tem e se não fizer uma boa coligação, corre o risco de não fazer legenda e, assim, ninguém se elege.
- O Grupo Aliança Cataguases GAC – que agora comanda o PSB nesta cidade, e que há cerca de duas semanas lançou como pré-candidato a prefeito o professor Sérgio Santos de Almeida, atual diretor do Polivalente, desde ontem tem mais um pretendente ao mesmo cargo. Trata-se do sempre simpático e atencioso Pedro Antônio Pereira, o Pedro da Caixa, que acabou de assinar sua filiação àquele Partido. Ele garante que será o candidato a Prefeito de Cataguases por aquela legenda. Sendo assim, o professor Sérgio seria seu vice?
- Quem diria, hein? O PP – Partido Progressista – que até a última eleição foi a jóia da Coroa, disputado por todos, agora, agoniza e sua morte, ao que tudo indica, por inanição, é questão de tempo. Precisamente dia 6 de outubro próximo. O PP era presidido pelo ex-vereador Galba Rodrigues Ferraz, falecido recentemente. Os principais nomes da legenda, como José Sérgio Baião e Antônio Beleza, estão saindo daquela agremiação que – vale lembrar – já perdeu muitos outros correligionários.
- A proximidade do prazo final de filiação partidária já permite vislumbrar alguns possíveis candidatos a vereador. Os nomes mais comentados até agora são o de Bebeto Bittencourt, Serafim Spíndola, Aquiles Branco, Pastor Nelquiades, Major Cerqueira (Polícia Militar), Maurício Rufino, entre outros que também começam a aparecer. Isto , porém, é apenas um aperitivo do que está por vir.
- Negociações avançadas deverão trazer uma grande surpresa no cenário político de Cataguases. Ao que parece, envolve o atual Vereador Vanderlei Pequeno, pré-candidato a Prefeito de Cataguases e um grande nome da política municipal. Quem viver verá.

Muriaé poderá ter dezessete vereadores

Representantes de quinze partidos políticos de Muriaé assinaram e entregaram ao presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Vander Gonçalves, documento em que solicitam a votação da Emenda à Lei Orgânica Municipal que trata da alteração no número de vereadores. A comissão encontrou-se com o Vereador na tarde desta quinta-feira, 29. Muriaé tem, atualmente, onze vereadores e a Emenda quer elevar para dezessete o número de edis. Os representantes dos partidos políticos reiteraram que mais vereadores não acarretará prejuízos aos cofres públicos, uma vez que o repasse feito pelo Executivo (7% da Arrecadação Municipal). Segundo ainda os integrantes da comissão a mudança só trará benefícios, uma vez que ampliará a representatividade popular no Legislativo. Assinaram o documento os representantes dos partidos Democratas, PCdoB, PHS, PMDB, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PSB, PSC, PSDB, PSL, PT, PTB e PSD. Vander Gonçalves informou aos presentes que este projeto vai a votação nesta segunda-feira, 2 de outubro.

Comissão de Trânsito promove Audiência Pública em Leopoldina

Na noite desta terça-feira, 27, foi realizada uma Audiência Pública para apresentação do Projeto “Trânsito Legal” em Leopoldina. O evento foi coordenado pela Comissão Municipal de Planejamento e Segurança no Trânsito com o objetivo de promover mudanças no trânsito de Leopoldina. A audiência aconteceu no auditório da Câmara Municipal e atraiu  comerciantes, empresários, taxistas, professores e alunos de diversas escolas, vereadores e secretários municipais.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Comissão, Nivaldo Junqueira explicou o projeto e as ações que estão sendo colocadas em prática e, em seguida, passou a palavra para o arquiteto Márcio Pimentel que destacou a importância daquele evento. “É o momento que a sociedade tem para contribuir ativamente na elaboração do projeto. O trânsito é um indutor do desenvolvimento econômico, e por isso é fundamental a participação da população na discussão de temas que envolvem o dia-a-dia de cada um de nós”, explicou. O arquiteto ressaltou a importância do tema “Educação no Trânsito”: “Estamos realizando uma campanha educativa para a população em geral, como já pode ser visto através das faixas que foram colocadas em pontos estratégicos na área central de Leopoldina”, acrescentou.

Márcio Pimentel apresentou estudo para circulação viária e fluidez do trânsito na cidade, restringindo, num primeiro momento, à área central, mostrando as propostas para apreciação e posterior discussão das diversas modificações que visam ao melhor ordenamento no trânsito e maior segurança para os pedestres. Ele comentou sobre a retirada de placas ilegais, cujo objetivo é preservar a legalidade da sinalização prevista no CONATRAN, bem como atender a uma solicitação do Ministério Público para acabar com estacionamentos privilegiados sem previsão legal.