sábado, 29 de outubro de 2011

Projeto da Votorantim Metais beneficia mais de 2600 alunos de Miraí

A Unidade Miraí da Votorantim Metais marcou presença no Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família – Escola – Comunidade. O evento, realizado pelo MEC (Ministério da Educação), em Fortaleza (CE), entre os dias 12 e 14 de outubro, reuniu educadores e estudiosos, lideranças sociais e representantes de diversos setores da sociedade envolvidos com o tema para avaliar e debater o papel da família na vida escolar dos estudantes. O seminário foi também uma oportunidade para a apresentação das boas práticas desenvolvidas pelo Projeto Parceria Votorantim pela Educação - iniciativa com foco no aprimoramento da educação pública - em várias regiões do país, incluindo outras cidades do Estado, como Fortaleza de Minas e Paracatu. Mobilizadores locais do Parceria Votorantim pela Educação, ao lado de consultores externos desse projeto, e representantes do Instituto Votorantim puderam conhecer novas experiências e pesquisas nacionais e internacionais focadas no trabalho de interação entre família, escola e comunidade.

Em Miraí, o Parceria Votorantim pela Educação acontece desde 2009 e, atualmente, é executado em sete escolas municipais e duas estaduais. Este ano, cerca de 1.100 alunos da rede municipal e mais de 1500 estudantes da rede estadual estão sendo beneficiados pela iniciativa. Blitz educativa e oficinas pedagógicas na Praça Dr. Miguel Pereira em comemoração ao Dia da Educação, além do desenvolvimento, por parte dos alunos, de fanzines (revistas independentes) foram algumas ações promovidas pelo projeto no município.

Segundo o Ministério da Educação, em 2009, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – de Miraí para os anos iniciais do Ensino Fundamental foi classificado em 5,7 (escala de 0 a 10). Essa nota ultrapassou os objetivos determinados para 2009 e para 2015. Além disso, o município também excedeu a média brasileira para este ciclo, que é de 4,6. Para a secretária municipal de Educação do município, Maria do Carmo Trota, o projeto Parceria Votorantim Pela Educação colaborou para os índices do IDEB em Miraí. “Trazer as famílias para a escola foi muito importante para os excelentes resultados alcançados”, comenta.

Temporal impede atualização do Blog

O forte temporal com granizo e ventania que caiu sobre Cataguases na tarde da última sexta-feira, 28, causando prejuízo e problemas em diversos pontos da cidade, inclusive com a interrupção do fornecimento de energia elétrica, prejudicou diretamente a atualização das notícias do Blog do Marcelo Lopes.
Enquanto chovia forte a reportagem percorria as ruas da cidade, fotografando o ocorrido, acompanhando as principais ocorrências, como o leitor pôde comprovar através da única matéria aqui publicada por volta das 21:30 horas. A falta de energia impediu que o blog fosse atualizado atrasando assim a inserção de novas notícias. Ficamos mais de nove horas à luz de velas. A rotina de postagens volta ao normal, agora, e você, leitor, poderá continuar acompanhando aqui, no Blog do Marcelo Lopes, em primeira mão tudo o que acontece em Cataguases e região. Obrigado pela compreensão.