quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Greve dos bancários em Cataguases e região continua nesta sexta-feira

O Presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva, divulgou agora ano início desta noite um balanço do oitavo dia de greve da categoria em Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba. "Nosso movimento continua forte e coeso com paralisações em todos os Bancos – Públicos e Privados destas cidades", assegurou. A greve começou na terça-feira, 27 de setembro, após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que representa apenas 0,56% de aumento real contra os 12,8%(inflação do período mais 5% de aumento real) exigidos pelos Bancários.

Com o silêncio da FENABAN, que não quer negociar uma nova proposta, os bancários não pretendem encerrar o movimento, que nesta quinta-feira, alcançou seu pico ao fechar 8.556 agências em todo o país entre bancos públicos e privados, conforme informou José Antônio. A greve em Cataguases conta com a participação de atores que se vestem de palhaços e usam pernas de pau, distribuição de fatias de abacaxi e de melancia e apitaço. "São as nossas armas contra a arrogância dos banqueiros e um jeito mais simpático de chamar a atenção da população para a nossa causa", explicou o presidente do Sindicato.

Termina nesta sexta-feira, 7, o Cadastramento Escolar

Dezessete escolas municipais, uma creche, o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mundo Encantado, a Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e a Escola João XXIII em suas turmas descentralizadas estão efetuando o Cadastramento Escolar e matrícula para a Educação Infantil para crianças de 4 meses a 5 anos completos até 31 de março de 2012. Pais ou responsáveis têm até amanhã, 7 de outubro, para garantir vaga em uma escola ou creche mais próxima da residência da família.

Para fazer o cadastro o responsável deve levar até à escola a Certidão de Nascimento da criança (original e cópia), comprovante de residência (conta de luz ou água) em nome do pai, da mãe ou responsável e o cartão de vacinação da criança candidata à vaga. O cadastro escolar é basicamente o mapeamento dos alunos, explica a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena de Souza Silva. “Com ele podemos verificar a realidade do universo de crianças atendidas pelo município”, explicou.

Os pais devem procurar a escola de seu interesse e efetuar o cadastramento no horário das sete da manhã às cinco horas da tarde. As crianças que já se encontram matriculadas em pré-escolas ou creches municipais não precisam ser recadastradas, pois já têm a vaga garantida. O processo é apenas para as que se encontram na faixa etária própria de ingresso na Educação Infantil, vindo somar ao universo de alunos no sistema municipal de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação revelou que o município tem hoje cerca de 1.400 alunos matriculados na educação infantil e outros 500 em creches.

Onde fazer o cadastramento: Escolas Municipais Turminha da Mônica, Cantinho Feliz, Folhinha Verde, Vigário Cassimiro, Tia Lilia, Manoel Dutra de Siqueira, Flávia Dutra, Maria José Peloso, Professor Antônio Amaro, Darcília Guimarães, Professora Carmelita Guimarães, José Soares Gonçalves, Francisco Rodrigues de Almeida (Aracati), Manoel Pais Tiago (Vista Alegre), João Ignácio Peixoto (Glória), Dr. Astolpho Rezende (Sereno), Pequeno Príncipe, Creche Esperança, Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mundo Encantado e Turmas Descentralizadas na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e João XXIII. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)

Vara Federal de Muriaé ainda não tem data para iniciar o atendimento ao público

Inaugurada no último dia 23 de setembro, a 1ª Vara Federal de Muriaé vai entrar em funcionamento neste mês de outubro, porém, sem data definida. Atualmente os funcionários realizam o trabalho de receber e organizar os processos da Justiça Estadual. O movimento no local é intenso e em apenas um dia chegaram cerca de três mil processos que, conforme revelou o diretor da Subseção Judiciária de Muriaé, o juiz federal Marcelo Motta de Oliveira, são oriundos das diversas cidades da região sendo que ainda vão chegar os de Muriaé, Juiz de Fora e Belo Horizonte “totalizando 5 mil processos”.



A Vara Federal de Muriaé vai atender 26 municípios da região, com uma população estimada em 373 mil habitantes. São eles: Antônio Prado de Minas, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Dona Euzébia, Eugenópolis, Estrela Dalva, Faria Lemos, Fervedouro, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio de Muriaé, Pedra Dourada, Pirapetinga, Recreio, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre, São Francisco do Glória, Tombos e Vieiras. (Fonte e fotografia: www.silvanalves.com.br)

No dia do seu aniversário Tarcísio Henriques confirma sua filiação no PMDB

O ex-prefeito Tarcísio Henriques (foto) recebeu na manhã desta quinta-feira, em seu escritório em Cataguases, o Blog do Marcelo Lopes para falar sobre o seu destino político tendo em vista as eleições de 2012. A curta entrevista foi interrompida diversas vezes por telefonemas e pessoas que foram abraçá-lo pelo seu aniversário. Presente na sala onde recebeu a reportagem, o presidente do PDT de Cataguases, Marcos Resende Spínola, que ainda diz acreditar no retorno do amigo pessoal e companheiro de jornada política aos quadros do PDT, ouviu Tarcísio garantir sua permanência no PMDB.

Ao ser indagado sobre seu futuro político Tarcísio foi objetivo na resposta: "Vou ficar no PMDB, partido ao qual me filiei recentemente, cujo presidente é um antigo correligionário e companheiro, o ex-vereador Berto Geraldo Dias. Lá - continuou - vou ajudar a reconstruir aquela sigla visando fazer com que ela volte a ter a importância e o significado do passado para nós cataguasenses". Sobre sua possível candidatura e apoio a um determinado candidato, o ex-prefeito de Cataguases por dois mandatos, preferiu não se manifestar. "Agora não posso dizer mais nada", justificou.

Caso Tarcísio permaneça no PMDB - como acaba de afirmar a pouco menos de trinta e seis horas do encerramento do prazo para filiação partidária - a cena política cataguasense ganha um novo contorno e coloca novamente aquele Partido no centro das atenções. É que o ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário estadual de Justiça, historicamente, tem um cacife eleitoral que gira em torno de sete mil votos e este legado desperta o interesse de todas as forças políticas do município, que passarão a assediá-lo em busca de apoio. A leitura que se faz neste momento é que para onde Tarcísio Henriques for o candidato que ele apoiar começará a disputa com alguns corpos de vantagem. Isto se ele realmente não estiver no páreo.

Assembleia Legislativa debate Pobreza e Desigualdade em Muriaé

Muriaé vai sediar amanhã, dia 7, no Teatro Zaccaria Marques, uma das etapas do Seminário Regional Contra a Pobreza e a Desigualdade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo do evento é discutir e propor soluções para a redução da pobreza e desigualdade em Minas Gerais.

O presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia e um dos co-autores do movimento, deputado André Quintão, explica que as propostas apresentadas no seminário podem ser transformadas em emendas ao Plano Plurianual e ao Orçamento de 2012: “Ninguém melhor que a população para apresentar as suas maiores dificuldades e desafios. A participação popular pode garantir a efetivação das propostas que forem definidas e aquelas que podem ser incluídas no PPA do Estado e no Orçamento”.

O seminário, que já foi realizado em dez regiões do Estado, vai permitir uma visão das necessidades da população para que seja possível construir uma proposta de desenvolvimento integrado, socialmente justo e ambientalmente sustentável. O encerramento do Seminário Regional acontece em Belo Horizonte nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

O evento vai contar com exposições sobre a dimensão da pobreza e das desigualdades sociais e regionais. Em seguida os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho. O Grupo 1 vai tratar do Desenvolvimento Social e discutir os seguintes temas: Promoção e Proteção Social; Educação e Cultura e Saúde e Qualidade de Vida. O Grupo 2 “Desenvolvimento Econômico Sustentável vai tratar os temas Produção e Trabalho; Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação e Ciência, Tecnologia e Inovação. Antes do encerramento os grupos farão o relato do trabalho e vão apresentar os representantes regionais eleitos nos grupos e que estarão em Belo Horizonte representando a região. (Fonte: Rádio Muriaé)

Região deverá ter decoração natalina com material reciclável

A Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - ADERT está promovendo junto aos municípios associados o espírito natalino na região. Serão lançados três projetos que consistem, principalmente, em enfeitar as cidades com material reciclável, promover um concurso de decoração natalina e realizar cantatas de Natal em diversos locais de cada município durante todo o mês de dezembro. Os projetos têm como objetivo sensibilizar a população para a "Magia do Natal" e atrair maior número de turistas para o Circuito, aumentando o reconhecimento do potencial da região e movimentando a economia local.

Para tanto, estão sendo realizados desde julho um ciclo de visitas nos municípios do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras para apresentação dos detalhes dos projetos para as Prefeituras locais e captação de parceiros para a realização dos mesmos. Cidades como Itamarati de Minas e Cataguases já possuem sua equipe de trabalho formada e parte dos enfeites reciclados prontos: "Itamarati de Minas já elaborou mais de trinta guirlandas de garrafas pet" – diz a presidente da ADERT, Sônia Dias. (Fonte: Jornal Leopoldinense)