domingo, 30 de outubro de 2011

Polícia Civil de Leopoldina recebe um de 150 novos kits para perícia criminal

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais entrega para regionais do interior do Estado, nesta segunda-feira, 31, noventa e cinco maletas com modernos equipamentos e materiais utilizados no trabalho de perícia local de crime. Leopoldina receberá uma, de um total de oito encaminhadas para a Zona da Mata. As outras cidades da região beneficiadas serão Juiz de Fora (3), Ubá (2), Muriaé (1) e Ponte Nova (1).

A entrega das maletas será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, às 15 horas. Elas foram compradas por R$ 2,5 milhões por meio de Convênio com o Ministério da Justiça. Minas Gerais adquiriu 150 kits, sendo que cinquenta e cinco ficarão em Belo Horizonte. Cada maleta contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área.

Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado terão à disposição o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais. Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas. “Eles atuarão como multiplicadores, ensinando o que aprenderam para os colegas”, informa o Superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Diógenes Coelho Vieira.

Segundo o Superintendente, a Polícia Civil de Minas está investindo, ainda, outros R$ 3 milhões somente em equipamentos para a realização de perícia criminal no Estado, como cromatógrafos, e outros equipamentos de laboratórios. Além dos kits de perícia já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos usados para exames em projéteis disparados em eventual associação com armas de fogo. “Esses equipamentos irão agilizar muito o trabalho dos peritos criminais. O tempo que gastavam para deslocamento até o laboratório em muitos casos não será necessário, já que estarão com o equipamento em mãos. Com o netbook, por exemplo, os dados serão lançados no sistema do local onde a pericia foi realizada”, enfatiza Diógenes Vieira.

Diagnóstico da perícia criminal

A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um inédito e detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões de Minas.

O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou também, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas. “Sabendo onde a demanda é maior e quais os tipos mais frequentes, é possível fazer uma alocação mais racional dos recursos humanos e dos equipamentos”, afirma o superintendente Diógenes Coelho Vieira.

De acordo com ele, todos os equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal do Estado. “Isso permite que a partir de um resgate histórico, a Polícia Civil consiga melhorar a qualidade do serviço oferecido em todas as unidades”, conclui.

Curso vai ensinar como fazer prestação de contas

Será realizado entre os dias 7 e 8 de novembro, em Juiz de Fora, o Curso de Capacitação em Prestação de Contas de Convênios e Instrumentos Congêneres, com carga horária de dezesseis horas. Será ministrado pelos professores Allan Carlos Brilhante Carvalho, Luiz Ronaldo Vieira e Victor Antônio Pereira, todos com ampla experiência no setor.

Os objetivos do curso são apresentar e detalhar, de forma clara e objetiva, os aspectos relativos às diversas etapas de elaboração, gestão e prestação de contas de convênios e instrumentos congêneres, proporcionando aos participantes conhecimentos que lhes permitam desenvolver essas atividades com competência e segurança; Analisar objetivamente toda a legislação pertinente, indicar o tratamento adequado dos comprovantes hábeis para a prestação de contas; Discutir casos práticos dos participantes, dirimindo as dúvidas ocorridas nas diversas fases do processo; Apresentar informações sobre a Tomada de Contas Especial (TCE), realçando os casos em que se aplica, orientando os seus procedimentos, e apresentando as penalidades aplicáveis aos agentes responsáveis.

O curso é promovido pelo Instituto Francisco Amaral de Educação Continuada – IFAEC – que tem como sócio o professor João Henrique de Faria, que explica a iniciativa. “Um dos problemas que dificultam a boa execução de projetos, diz respeito ao gerenciamento financeiro, especialmente à prestação de contas. Na maioria das vezes, os proponentes de projetos preocupam-se com a prestação de contas apenas quando os mesmos são finalizados e muitas inconformidades e pendências já se tornaram insanáveis. As boas práticas de gestão de projetos recomendam que a prestação de contas deva ser iniciada juntamente com a execução do projeto, facilitando a organização dos documentos e das informações que serão necessárias posteriormente, evitando problemas e inconsistências quando da sua apresentação”.

O curso é voltado para diretores, gerentes, supervisores e técnicos de órgãos públicos estaduais, municipais, de entidades sem fins lucrativos com atuação nas áreas de convênios e de outros mecanismos de repasse de recursos financeiros da administração pública e demais pessoas interessadas no assunto. Outras informações e inscrições através do telefone (32) 3217-0245 ou pelo site www.ifaec.com.br.

Cataguases sedia nesta sexta nova etapa do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável

Será realizado em Cataguases, na próxima sexta-feira, 4, no auditório da Policlínica Municipal, a partir das 9 horas, o 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável (projeto do Programa Ecos da Mata), envolvendo diversas cidades da região. A proposta desse encontro é detalhar as estratégias de ações que estarão contidas no Plano de Desenvolvimento Regional e validar uma agenda de atividades a curto, médio e longo prazo. O Plano é um produto construído de forma participativa no decorrer dos oito encontros anteriores e será apresentado oficialmente no dia 25 de novembro, no município de Miraí.
Considerando que as iniciativas para impulsionar a Indústria e o Comércio irão requerer esforços, recursos e linha de atuação semelhantes, os participantes do último encontro, ocorrido em Fervedouro no dia 21 de outubro, decidiram reclassificar os eixos de discussão em seis grandes temas: Desenvolvimento Agropecuário; Turismo; Preservação Ambiental; Industrialização e Comércio; Educação e Qualificação e Infraestrutura.
Para esta reunião em Cataguases o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável promoverá a validação das estratégias priorizadas, por meio da revisitação de diagnósticos regionais, promovidos na região anteriormente, cuja intenção é avaliar se tais estratégias responderão adequadamente às oportunidades apontadas. Por fim, no dia 25 de novembro, em sua 10ª reunião, que acontecerá em Miraí, o fórum formalizará publicamente o plano com as estratégias prioritárias que devem impulsionar o desenvolvimento dos nove municípios de abrangência do programa.

Os caminhos para o avanço da região

Através do Programa Ecos da Mata, a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim estão estimulando o aprimoramento da Zona da Mata e, também, a criação de bases para a valorização da identidade regional. Em 2011, esse trabalho é pautado por quatro projetos que visam melhorias socioeconômicas nos nove municípios contemplados pelo programa:

1) O Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, baseado na gestão participativa entre iniciativa privada, poder público e ONG´s, vem promovendo reuniões periódicas em que são discutidos temas como reflexão da identidade regional dos grupos de cidades e dos pólos em que estes municípios estão inseridos; alinhamento de suas expectativas e de metas para a consolidação de um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável.
 
2) O Turismo Rural e Ecológico, voltado para o fomento da atividade turística rural e ecológica, cuja primeira iniciativa está acontecendo na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Esse projeto permite, por meio do envolvimento das comunidades, o levantamento e a priorização dos atrativos e dos produtos com potencial turístico na região. Além disso, a iniciativa prevê a construção de planos de negócio com foco na atividade turística.
 
3) Capacitação dos Gestores Públicos, que visa contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública direta para uma melhor eficácia na elaboração de planos e projetos de desenvolvimento.

4) Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes - que tem como missão incentivar a cultura e o hábito de cooperação entre os caminhoneiros de diferentes tipos de cargas (profissionais autônomos) que atuam e/ou moram na região.