terça-feira, 25 de outubro de 2011

Campanha Outubro Rosa mobiliza Cataguases

Profissionais de saúde da Policlínica Municipal e da Escola de Enfermagem Joana D’arc, em Cataguases, iniciaram na manhã desta segunda-feira, 24, na Praça Rui Barbosa, na “tenda educativa”, como foi denominado local, uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama e aferiram a pressão arterial da população. Um grupo de alunos da Escola Joana D’arc e enfermeiros estarão lá até o dia 27, sempre no período da manhã. O motivo do evento é a mobilização que busca conscientizar as pessoas sobre a doença. A campanha ganhou o nome de “outubro rosa”, e acontece em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. No Brasil o movimento chegou em 2002.

Em Cataguases, como parte da campanha deste ano, acontece nesta terça-feira, 25, palestras nas escolas Professor Quaresma e Manoel Inácio Peixoto, ambas na parte da manhã. Na quarta-feira, 26, às 19 horas, na policlínica municipal, será apresentada uma palestra sobre o tema com o médico mastologista, Bruno Laporte. Na quinta-feira, 27, a campanha chega a duas empresas da cidade, a Zollern Ltda e à Companhia Industrial Cataguases, com palestras voltadas para os funcionários, conforme revela Marianni Jacinto Monteiro Portela, enfermeira da Policlínica Municipal. Tambem participam da campanha as profissionais de saúde Sabrina Melo Correa Bianchi, Silvia Marques Teixeira e Terezinha Teodora. Para encerrar a campanha, no próximo sábado, 29, a partir das 8 horas da manhã, será realizada uma passeata com a concentração na Praça Simão José Silva, em frente à Policlínica.

O evento é uma organização da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção á Mulher e Policlínica Municipal e conta também com o apoio Instituto Oncológico, HC saúde e Instituto Avon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário