sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atividades reúnem idosos na Chácara Dona Catarina

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 23, na Praça Chácara Dona Catarina o “Prelúdio do Idoso”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases que tem como objetivo promover a integração das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Esportes, Cultura e Educação visando oportunizar os direitos, benefícios e serviços aos idosos de Cataguases, conforme informou o titular daquela Pasta, José Fernando Milane.  
O evento começou por volta das 8 horas da manhã e contou também com a presença do Vice-Prefeito José Mantovani Neto, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rubens Roberto Santana de Melo, profissionais de saúde e de educação física que desenvolveram atividades com os idosos. De acordo com José Fernando Milane o projeto “Prelúdio do Idoso” vai percorrer os bairros da cidade, “visitando, provavelmente, uma comunidade por mês”, revelou.  A ideia é fazer com que o idoso que não frequenta nenhum dos nossos programas possa participar e, depois disso, junte-se ao grupo”, acrescentou.
Para o Vice-Prefeito José Neto, que é médico geriatra, esta integração que o programa promove é essencial para uma melhor qualidade de vida. “O idoso tem a tendência equivocada de achar que por ele ser velho não pode levar uma vida normal e saudável. É exatamente o que ele tem que fazer: participar, conviver, poder aproveitar esta fase da vida com qualidade”, sentenciou. Com este programa nos bairros os PSF’s também terão uma participação essencial pois serão eles que irão implementar estas ações, acrescentou José Neto.
Participaram do projeto realizado na Chácara Dona Catarina representantes do Conselho do Idoso, do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social -, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social -, Centro de Convivência da Terceira Idade (Pró-Idoso), Núcleo de Atenção ao Idoso, que integra a Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do setor de Epidemiologia. Também estiveram presentes alunos das Faculdades Sudamérica e Doctum e da Escola Técnica Municipal de Auxiliares de Enfermagem Joana D’Arc, parceiros do projeto, que realizaram exames gratuitos de hipertensão arterial e de diabetes junto aos presentes. (Fotos gentilmente cedidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)

Nenhum comentário:

Postar um comentário