sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Copasa assume esgoto de Cataguases dia 1º de Outubro

A Copasa vai assumir o serviço de esgotamento sanitário de Cataguases a partir do dia 1º de outubro de 2011. A definição aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, durante reunião do Prefeito William Lobo de Almeida com os representantes daquela empresa. Inicialmente o trabalho que será desenvolvido é o de conhecimento da rede existente no município, conforme revelou o Superintendente de Comunicação da Copasa, Henrique Bandeira de Melo.
- Vamos utilizar microcâmeras para fazer este reconhecimento e assim teremos um retrato fiel da situação em que se encontra, explicou Bandeira. E completou: “Com isto, a partir desta data, a Prefeitura não terá mais nenhuma obrigação com a manutenção da rede de esgoto. Será a Copasa quem irá atender aos chamados para reparos em eventuais rompimentos de rede ou problema similar”, explicou.
Paralelamente a Prefeitura vai abrir licitação para selecionar a empreiteira que irá construir novas redes de esgoto. De acordo com o contrato assinado entre o Município e a Copasa este trabalho será terceirizado pela empresa estatal cabendo, porém, à Prefeitura licitar a obra. Em outra frente de ação, Prefeitura e Copasa vão começar uma campanha educativa junto à população visando a mudança de comportamento. “Agora temos que fazer a nossa parte e ela consiste em não poluir os rios, jogando lixo e entulho em seus leitos”, frisou William. Como é sabido o tratamento do esgoto é um componente importante na qualidade da saúde da população.
Com o início das obras que vai dotar Cataguases de um sistema eficiente de captação e tratamento do esgoto a Copasa vai começar a cobrar pelo serviço na conta de água com vencimento em novembro. E para que o consumidor não pague duas vezes pelo mesmo serviço a Prefeitura não cobrou este ano no IPTU a taxa referente ao esgoto.
O Prefeito William lembrou ainda que os recursos arrecadados com a venda da rede de esgoto existente em Cataguases à Copasa serão usados “com muito rigor e cautela”.  Para ele é fundamental levar obras aos bairros que ainda não foram atendidos pela Administração. “Vamos atuar de maneira igualitária com obras de infraestrutura, de forma a solucionar problemas mais urgentes e que afligem seus moradores”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário