sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conselheiros de Saúde participam de curso em Cataguases

Geraldo Heleno Lopes
Acontece, desde a manhã desta sexta-feira, 30, e termina amanhã, 1º de outubro, no auditório da Policlínica Municipal, em Cataguases, o Curso de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde das microrregiões de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba. Aberto às 9 horas pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, e com a presença de diversas autoridades do setor de saúde da região, o evento conta com palestras de Geraldo Heleno Lopes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, e dos professores Valdir Mattos de Lima, docente da Escola de Saúde de Minas Gerais e Jorge Gonçalves Ramos, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora.
Valdir Matos de Lima
Cerca de cinquenta conselheiros participam do curso cujo objetivo é fortalecer o controle social do SUS por meio de mecanismos e instrumentos que possibilitem aos conselhos e conselheiros de saúde o aprimoramento da sua consciência crítica, qualificada e sanitária , para que participem das discussões, negociações e pactuações das políticas públicas de Saúde do SUS no conjunto dos municípios correpondentes às macro e microrregiões. O curso será desenvolvido em três módulos, sendo um módulo a cada trinta dias.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cataguases, Rubens Roberto Santana de Melo disse que o curso vai contribuir com a ação diária dos conselheiros. “Vai ser um aprendizado importante para que possamos desempenhar com mais consciência e conhecimento do SUS”, salientou. O Prefeito Willian Lobo destacou o empenho de sua administração na Saúde: “Gastamos 20% dos nossos recursos neste setor, enquanto a lei nos obriga a aplicar 15%”, revelou. Já o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Geraldo Heleno Lopes, enfatizou a participação das autoridades municipais nos assuntos referentes ao SUS. “Só assim teremos uma saúde melhor para a população”, disse.
Prefeito William Lobo
de Almeida
Ao final do curso espera-se que os Colegiados Microrregionais de Conselhos Municipais de Saude, sejam um espaço de acompanhamento e proposições de políticas públicas de saúde de Minas Gerais em caráter consultivo e que atuaram soba a coordenação do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, com o apoio administrativo da Secretaria Estadual de Saúde e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas gerais – COSEMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário