domingo, 30 de outubro de 2011

Curso vai ensinar como fazer prestação de contas

Será realizado entre os dias 7 e 8 de novembro, em Juiz de Fora, o Curso de Capacitação em Prestação de Contas de Convênios e Instrumentos Congêneres, com carga horária de dezesseis horas. Será ministrado pelos professores Allan Carlos Brilhante Carvalho, Luiz Ronaldo Vieira e Victor Antônio Pereira, todos com ampla experiência no setor.

Os objetivos do curso são apresentar e detalhar, de forma clara e objetiva, os aspectos relativos às diversas etapas de elaboração, gestão e prestação de contas de convênios e instrumentos congêneres, proporcionando aos participantes conhecimentos que lhes permitam desenvolver essas atividades com competência e segurança; Analisar objetivamente toda a legislação pertinente, indicar o tratamento adequado dos comprovantes hábeis para a prestação de contas; Discutir casos práticos dos participantes, dirimindo as dúvidas ocorridas nas diversas fases do processo; Apresentar informações sobre a Tomada de Contas Especial (TCE), realçando os casos em que se aplica, orientando os seus procedimentos, e apresentando as penalidades aplicáveis aos agentes responsáveis.

O curso é promovido pelo Instituto Francisco Amaral de Educação Continuada – IFAEC – que tem como sócio o professor João Henrique de Faria, que explica a iniciativa. “Um dos problemas que dificultam a boa execução de projetos, diz respeito ao gerenciamento financeiro, especialmente à prestação de contas. Na maioria das vezes, os proponentes de projetos preocupam-se com a prestação de contas apenas quando os mesmos são finalizados e muitas inconformidades e pendências já se tornaram insanáveis. As boas práticas de gestão de projetos recomendam que a prestação de contas deva ser iniciada juntamente com a execução do projeto, facilitando a organização dos documentos e das informações que serão necessárias posteriormente, evitando problemas e inconsistências quando da sua apresentação”.

O curso é voltado para diretores, gerentes, supervisores e técnicos de órgãos públicos estaduais, municipais, de entidades sem fins lucrativos com atuação nas áreas de convênios e de outros mecanismos de repasse de recursos financeiros da administração pública e demais pessoas interessadas no assunto. Outras informações e inscrições através do telefone (32) 3217-0245 ou pelo site www.ifaec.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário