domingo, 30 de outubro de 2011

Cataguases sedia nesta sexta nova etapa do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável

Será realizado em Cataguases, na próxima sexta-feira, 4, no auditório da Policlínica Municipal, a partir das 9 horas, o 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável (projeto do Programa Ecos da Mata), envolvendo diversas cidades da região. A proposta desse encontro é detalhar as estratégias de ações que estarão contidas no Plano de Desenvolvimento Regional e validar uma agenda de atividades a curto, médio e longo prazo. O Plano é um produto construído de forma participativa no decorrer dos oito encontros anteriores e será apresentado oficialmente no dia 25 de novembro, no município de Miraí.
Considerando que as iniciativas para impulsionar a Indústria e o Comércio irão requerer esforços, recursos e linha de atuação semelhantes, os participantes do último encontro, ocorrido em Fervedouro no dia 21 de outubro, decidiram reclassificar os eixos de discussão em seis grandes temas: Desenvolvimento Agropecuário; Turismo; Preservação Ambiental; Industrialização e Comércio; Educação e Qualificação e Infraestrutura.
Para esta reunião em Cataguases o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável promoverá a validação das estratégias priorizadas, por meio da revisitação de diagnósticos regionais, promovidos na região anteriormente, cuja intenção é avaliar se tais estratégias responderão adequadamente às oportunidades apontadas. Por fim, no dia 25 de novembro, em sua 10ª reunião, que acontecerá em Miraí, o fórum formalizará publicamente o plano com as estratégias prioritárias que devem impulsionar o desenvolvimento dos nove municípios de abrangência do programa.

Os caminhos para o avanço da região

Através do Programa Ecos da Mata, a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim estão estimulando o aprimoramento da Zona da Mata e, também, a criação de bases para a valorização da identidade regional. Em 2011, esse trabalho é pautado por quatro projetos que visam melhorias socioeconômicas nos nove municípios contemplados pelo programa:

1) O Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, baseado na gestão participativa entre iniciativa privada, poder público e ONG´s, vem promovendo reuniões periódicas em que são discutidos temas como reflexão da identidade regional dos grupos de cidades e dos pólos em que estes municípios estão inseridos; alinhamento de suas expectativas e de metas para a consolidação de um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável.
 
2) O Turismo Rural e Ecológico, voltado para o fomento da atividade turística rural e ecológica, cuja primeira iniciativa está acontecendo na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Esse projeto permite, por meio do envolvimento das comunidades, o levantamento e a priorização dos atrativos e dos produtos com potencial turístico na região. Além disso, a iniciativa prevê a construção de planos de negócio com foco na atividade turística.
 
3) Capacitação dos Gestores Públicos, que visa contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública direta para uma melhor eficácia na elaboração de planos e projetos de desenvolvimento.

4) Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes - que tem como missão incentivar a cultura e o hábito de cooperação entre os caminhoneiros de diferentes tipos de cargas (profissionais autônomos) que atuam e/ou moram na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário