sábado, 22 de outubro de 2011

Abandono dos casarões de Angustura leva Assembleia a realizar Audiência Pública

A Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira, 20, requerimento do deputado estadual Délio Malheiros (PV) para a realização de Audiência Pública em Além Paraíba com o objetivo de discutir a situação dos casarões tombados no distrito de Angustura. As edificações, construídas no século XIX, foram tombadas há quinze anos pelo Município e encontram-se em situação de degradação. “Essa condição de abandono nos motivou a pedir a realização dessa audiência, que será precedida de uma visita dos deputados da Comissão aos imóveis. A intenção é conhecer o problema e encontrar soluções”, explica Délio Malheiros.

Mesmo com a isenção de IPTU proporcionada pelo tombamento dos imóveis, os proprietários alegam não ter recursos para arcar com as reformas necessárias à conservação. “É importante ressaltar que, por se tratarem de bens de interesse coletivo, é fundamental que toda a sociedade se mobilize para salvar esse importante patrimônio cultural e histórico”, ressalta Malheiros. A Comissão de Cultura da Assembleia deverá agendar em breve a data da visita dos deputados aos casarões de Angustura, seguida da Audiência Pública. Na mesma oportunidade também serão definidos local e horário.

Angustura está localizada a 25 quilômetros de Além Paraíba, sendo o seu único distrito Possui cerca de 1.500 habitantes e das cerca de 20 residências históricas que integram o perímetro tombado pelo município em 1996, duas desabaram. Outros dois solares ameaçam vir ao chão. Um terceiro prédio, onde funciona o Conselho Distrital, foi interditado, em 2006, por apresentar problemas no telhado, na estrutura e na rede elétrica. Desde então, permanece fechado, prejudicando o desenvolvimento político e a vida cultural de Angustura. (Fonte: Jornal Leopoldinense e Jornal Hoje em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário