sábado, 22 de outubro de 2011

Muriaé amplia a coleta seletiva de lixo

Implantada em Muriaé há cerca de dois anos, a coleta seletiva de lixo acaba de ser estendida para mais oito bairros. O serviço é realizado pela autarquia Demsur que dividiu a cidade em regiões para efetuar a coleta seletiva de forma eficiente. A parcela da população que começou a receber este serviço foi treinada para efetuar a separação do lixo e ainda ganhou uma cartilha explicativa a respeito.

Em Muriaé, optou-se por fazer uma coleta seletiva que separa o lixo seco do molhado. O seco é constituído por embalagens plásticas, papéis, vidros e metais que são recicláveis. O lixo molhado é formado por materiais orgânicos (restos de alimentos) e papéis sanitários e de cozinha, que devido às suas características são enviados para o aterro sanitário. No caso dos orgânicos, porém, eles podem ser aproveitados na produção de adubo, usando-se do processo da compostagem.

O resultado da coleta é levado para o aterro sanitário municipal onde é recebido pelos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (ASMAM). Lá, conforme explica a engenheira ambiental do Demsur, Isabella Rosa Alfonseca, é feita a triagem do material por meio de esteira e a sua separação em fardos para que possa ser vendido no mercado. Ela informou também que a previsão do Demsur é levar a Coleta Seletiva de Lixo para todo o município até 2014. (Fonte: Rádio Muriaé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário