segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Brucelose em animais recebe atenção total do IMA e pode contagiar pessoas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) já começou a realizar o estudo epidemiológico da brucelose. Mais de duas mil propriedades vão receber a visita dos técnicos do IMA. O objetivo é conhecer a situação da doença no estado a fim de melhorar as medidas de combate a doença. Na Zona da Mata mineira e no Campo das Vertentes, mais de 100 municípios participam do levantamento. Identificar a situação da brucelose no estado vai permitir aperfeiçoar a estratégia de controle e combate. A vacinação contra a doença já é realizada há vários anos em Minas Gerais. Até o fim do mês os técnicos do IMA vão visitar 2.185 propriedades no estado. A brucelose é uma doença infecciosa crônica.

Processo

Em cada propriedade o técnico coleta o sangue de dez animais entre novilhas e vacas. Elas precisam ter mais de dois anos de idade. Os tubos são identificados e guardados em uma caixa. Depois vão para um refrigerador e, em seguida, os soros vão ser encaminhados para o laboratório do IMA em Belo Horizonte. Tudo sem nenhum custo para o produtor.

O último levantamento epidemiológico da doença no estado foi feito há sete anos. A vacinação das bezerras deve ser feita uma única vez entre os três e oito meses de vida. Somente um veterinário cadastrado no IMA está apto para o serviço. O produtor deve comunicar o IMA, de seis em seis meses, o número de animais vacinados contra a doença na propriedade. O resultado do estudo sobre a brucelose em Minas Gerais vai ser divulgado em dezembro deste ano.

Doença pode afetar o homem

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa causada pelas bactérias pertencentes ao gênero Brucela, do qual existem várias espécies, todas perfeitamente caracterizadas e distintas. Essas bactérias são principalmente transmitidas entre animais, e causam brucelose em muitos vertebrados diferentes como carneiro, bode, gado, porco, cachorro, etc. Os humanos são infectados ao entrar em contato com animais, ou produtos animais, contaminados com essas bactérias.

Em humanos a brucelose pode causar uma gama de sintomas que são similares à gripe, os quais podem incluir febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. Pode também ocorrer infecção grave no sistema nervoso central ou no revestimento do coração. Brucelose também pode ocasionar sintomas crônicos ou de longa duração que incluem febre recorrente, dor nas articulações e fadiga. Pode-se prevenir a brucelose não consumindo leite e derivados que não foram pasteurizados. Não há vacina disponível para a brucelose em humanos.

(Com reportagem publicada em www.leopoldinense.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário