sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Campanha de doação de sangue acontece nesta sexta e sábado na Policlínica de Cataguases

Equipe formada por dezessete profissionais de saúde do Hemocentro de Juiz de Fora está em Cataguases desde a manhã desta sexta-feira, 7, e permanecerá até amanhã, sábado, 8 de outubro, realizando a coleta de sangue dos doadores da cidade. O grupo está atendendo na Policlínica Municipal que teve uma de suas alas reservada especialmente para este trabalho, conforme informou a coordenadora daquele centro de atendimento, Imaculada Chicre.
De acordo com Érika Faria (foto ao lado), porta-voz do Hemocentro, serão coletadas 250 bolsas de sangue em Cataguases. “Nossa previsão é de recolher este montante até às 16 horas de amanhã, mas se alcançarmos esta meta antes do horário previsto, o trabalho será encerrado”, explicou. Hoje pela manhã aguardavam para doar sangue, cerca de 100 pessoas. As visitas do Hemocentro acontecem mediante pedido da Secretaria Municipal de Saúde e o produto da coleta será encaminhado para o Hemocentro de Além Paraíba, que é responsável pelo abastecimento na região, ainda conforme informação de Érika Faria.
A doação do sangue em si leva cerca de 6 a 12 minutos, segundo Érika. Antes, porém, conta, “o doador passa por um procedimento de rotina que consiste em exame de anemia, consulta médica em que lhe serão feitas algumas perguntas sobre sua saúde, aferição da pressão arterial, teste de diabetes, faz um lanche para, então fazer a doação”, esclarece.  
Os interessados em doar sangue poderão fazê-lo até a manhã deste sábado. Para isso devem levar um documento de identidade original com foto e pesar no mínimo cinquenta quilos. Não pode ter diabetes, pressão alta, ou ter tido hepatite até os 11 anos de idade. Em caso de idosos, podem doar pessoas com até 67 anos desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos são doadores, desde que apresentem autorização por escrita dos pais ou responsável. Homossexuais também podem doar sangue.
Nelson Furtado Filho, 48 anos, veio da localidade conhecida como
Serra da Onça (região de Itamarati de Minas) para doar sangue

Um comentário:

  1. Quer saber? Essa campanha "turística" de coleta de sangue pode ter seus méritos. Coletam o que podem na cidade e armazenam lá em Além Paraíba (?). Na cidade, quem quiser doar sangue pra alguém, reúne parentes e amigos e se vira na clínica ou no hospital, ou então, vai pra Além Paraíba. É obvio que tem alguma coisa errada nisso. Cataguases, sem um centro coletor de sangue em regime fixo, pra mim, é um absurdo. Além de burro...
    Abs Douglas Collings

    ResponderExcluir