domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto musical de cunho social leva Maria Alcina a Belo Horizonte

A intérprete cataguasense Maria Alcina vai se apresentar em Belo Horizonte, no Teatro Alterosa, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, ao lado de Elzelina Dóris, o show “Aquarela Mineira de Carmem Miranda”, idealizado por seu irmão, Flávio Mendes. O espetáculo faz parte do projeto "Cantando a História do Samba", idealizado por Dóris e que tem o patrocínio da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais. Criado em 2000 vem, desde então, percorrendo as escolas do país prestigiando plateias infantis e em situação de vulnerabilidade social. No dia 7, o show será exclusivo para alunos ligados à Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo do projeto é despertar e desenvolver a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz e fortalecimento da auto-estima das crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e cultural, contribuindo para a promoção da cidadania e igualdadade racial no ambiente escolar e outros espaços de sociabilidade, por meio do Samba e sua história, explica Flávio Mendes. O show, por sua vez, conta a história do samba no período conhecido como “Era de Ouro do Rádio Brasileiro”. Nesta época foram lançados compositores, intérpretes e canções que hoje fazem parte de nossa cultura.
Entre os muitos nomes que se destacaram naquele período estão o de Ary Barroso, Ataulfo Alves, Hervé Cordovil, Synval Silva, Joubert de Carvalho e Alcyr Pires Vermelho, todos nascidos em cidades do interior de Minas Gerais, que compuseram quase uma centena de marchinhas e sambas que alavancaram a carreira de Carmen Miranda no Brasil e no exterior. “Aquarela do Brasil”, “O Tic Tac do Meu Coração”, “Quando eu penso na Bahia”, “Coração”, “Tahí”, “Alvorada”, “Tempo Perdido”, entre outras, são algumas das obras eternizadas na voz daquela que ficou conhecia como “Pequena Notável” e grande ícone da identidade brasileira. “Aquarela Mineira de Carmen Miranda” foi criado pelo produtor cultural Flávio Mendes, a partir do livro “Carmen Miranda – A Cantora do Brasil” de Abel Cardoso Júnior, que recebeu de presente da cantora Maria Alcina.

2 comentários:

  1. Só um detalhe o projeto é CULTURAL e não SOCIAL!

    ResponderExcluir
  2. Cara Denisia,
    De acordo com o produtor da Maria Alcina, Fábio Leite, ouvido pela reportagem, o projeto é cultural de cunho social porque faz apresentações para crianças carentes.
    Grato.

    ResponderExcluir