domingo, 25 de setembro de 2011

O Rádio comemora neste domingo 88 anos

Neste domingo, 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida porque é também o dia em que nasceu Roquete Pinto, fundador da primeira emissora de rádio no Brasil - Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Apesar disso, a primeira transmissão radiofônica aconteceu um ano antes, também no Rio de Janeiro, mais precisamente, no Corcovado.
Dos aparelhos enormes e dos ruídos e inúmeras interferências nas transmissões, o rádio hoje já ingressou na era digital, que permite uma transmissão limpa e qualidade de som de CD, além de poder transmitir vários programas simultaneamente. Apesar de o Brasil ter sido o quarto país no mundo a adotar o rádio digital, esta modernidade ainda não decolou no país por causa da indefinição quanto ao tipo de sistema será adotado: Europeu ou norte-americano.
O Rádio foi e ainda continua sendo uma das principais fontes de informação de massa no Brasil e em diversos outros países. Em Cataguases, por exemplo, ainda é o que tem maior penetração, estando em praticamente todas as casas devido, principalmente, à facilidade de se adquirir o aparelho. O advento da internet chegou a ser considerado uma ameaça à sobrevivência do rádio, mas o tempo mostrou que os dois meios de comunicação podem conviver perfeitamente em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário