quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cataguases vai realizar licitação para transporte coletivo

Em sua última sessão ordinária realizada na terça-feira, 27, a Câmara Municipal autorizou a Prefeitura a fazer licitação para a concessão de linhas de ônibus urbano em Cataguases. Até o final do ano todo o processo deverá estar em andamento para que comece a funcionar em março de 2012, regularizando, assim, a situação do setor. A decisão visa a atender legislação federal que obriga o Executivo a adotar este procedimento.

“Antes de começar o processo licitatório efetivamente a Prefeitura vai produzir um diagnóstico completo da realidade do transporte coletivo em Cataguases”, informou o Procurador do Município, advogado Roosevelt Pires. Para isso estuda propostas de diversas empresas especializadas nesta área. “Aquela que aliar melhor preço e um serviço eficiente será contratada”, disse. Este trabalho será um mapeamento detalhado do município e de suas regiões e vai definir, entre outras ações, o número de linhas necessárias, horários, e até mesmo qual modelo será adotado “como por exemplo, se teremos linhas bairro a bairro ou bairro centro”, explicou o Procurador do Município.

Outra informação prestada por Roosevelt Pires é que a licitação será feita por regiões. “Uma empresa vai adquirir o direito de explorar somente o serviço de uma determinada região do município. Isto impede o monopólio e consequentemente facilita a fiscalização por parte do usuário e do poder público”, afirmou. Esta medida vai mudar completamente a situação hoje vivida em Cataguases quanto ao transporte coletivo municipal, acrescenta o Procurador. “As empresas que hoje atuam em Cataguases, caso cumpram as exigências do edital de licitação, certamente participarão do processo, e poderão adquirir linhas ou até mesmo deixarem de trabalhar em Cataguases”, analisa. Roosevelt prevê uma nova realidade para o usuário de transporte coletivo. “A partir da licitação acredito em significativas melhorias como a utilização de ônibus novos, mais confortáveis com sistema de ar condicionado, tarifas mais baratas e, inclusive, a utilização de biocombustíveis, contribuindo assim com o Meio Ambiente”, sugere.

20 comentários:

  1. Só vai haver licitação porque foi notificada pelo Ministério Público. Hipocrisia total desta prefeitura mentirosa. Fora Tucanagem....

    ResponderExcluir
  2. A licitação é por força de lei federal. O Ministério Público foi acionado para exigir o cumprimento da lei.

    ResponderExcluir
  3. Só vai da o LEO porque è um puxa saco,e TECO vai esta por tras pois são grande amigo. coitado do ODE arruma as mala para BH..

    ResponderExcluir
  4. O LEO VAI GANHA ESTA LICITAÇÃO POIS ELE E TECO VÃO SER SOCIOS, DANÇOU ODE, QUE SACANA ESTA MUDANÇA PRA VALE. O TECO VAI SAI MUITOOOOOOOOOOO RICOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  5. QUEM E LEO E TECO COITADOS DELES O PROMOTOR JA TA SABENDO DELES CUIDADO TICO E TECO

    ResponderExcluir
  6. PORQUE A CATRANS NAO FISCALIZAR A VIAÇAO DORICO QUE TEM OUTROS NOMES AWM E AGORA PORTUESSE E NAO PAGAR TRIBUTOS MENHUN E QUE GANHAR LICITAÇAO SO COM AMIZADE DA CATRANS

    ResponderExcluir
  7. O CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSITO E TRANSPORTES RECEBEU DENUNCIA SOB SONEGAÇAO FISCAL DA EMPRESA AWM TURISMO LTDA [DORICO] E ATE A PRESENTE DADA NAO RECEBEU APOIO DOS ORGAO OFICIAIS DO MUNICIPIO DE CATAGUASES O PORQUE DISSO ; PROTESIONISMO PURO

    ResponderExcluir
  8. sou de leopoldina e ja teve licitaço de onibus aqui pura safadeza colocaram o preço de R$0,29 CENTAVOS e hoje o preço ja esta em R$1.80 SAFADEZA PURA CADE A PROMOTORIA DE JUSTIÇA

    ResponderExcluir
  9. DIZEM AS MAS LINGUAS QUEM VAI FAZER O EDITAL DE LICITAÇAO DE CATAGUASES E O dono da transportes coletivos leo E LEGAL ISSO JURIDICAMENTE sera que pode.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Marcelo lopes acho que voce como formado de opiniao em cataguases deveria investigar essas denuncias de seu blog sobre esta futura licitaçao que envolve milhoes de reais.

    ResponderExcluir
  11. O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSITO E TRANSPORTES DEVERIA SER ENTREVISTADO POR VOCE AMIGO O NOME DELE E GERALDO LUQUINI ELE SABE DE TUDO

    ResponderExcluir
  12. Já agendamos uma entrevista e em breve teremos uma matéria com o presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Cataguases. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  13. Por enquanto, companheiro, não existem denúncias de corrupção em licitação até porque não existe nenhuma licitação de transporte coletivo (que, suponho, é a que se refere) em andamento. Estamos de olho e vamos acompanhar tudo de perto.

    ResponderExcluir
  14. Vamos aguardar a licitação. Ainda vai demorar acontecer.

    ResponderExcluir
  15. obrigado amigo marcelo lopes por aceitar minha sugestao.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. NOTA DO EDITOR: Recebi um comentário anônimo fazendo acusações contra uma das empresas de ônibus urbano de Cataguases. O referido texto foi excluído porque sua publicação sem a devida comprovação da denúncia com documentos responsabilizaria criminalmente este blog pelo ato. Portanto, peço aos leitores que ao fazerem comentários ou denunciar algo não o façam sem provas, pois não terão seus textos publicados. Conto com a colaboração de todos os leitores neste sentido a fim de continuar fazendo um jornalismo sério e com credibilidade, que é a base de sustentação deste trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. leopoldina a taifa e 1.80 muriae 1.85 e cataguases1.50 pra que licitaçao .

    ResponderExcluir
  19. marcelo cade a entrevista com geraldo do conselho de transito.

    ResponderExcluir
  20. Isto mesmo. Pode e deve cobrar a entrevista. Mas o que aconteceu é que ainda não conseguimos conciliar nossas agendas. Mas ela vai sair. O mais depressa possível. Obrigado e continue atento(a) e lendo o nosso blog.

    ResponderExcluir