domingo, 6 de novembro de 2011

CEFET em Leopoldina vai discutir Diversidades e Consciência Negra

O CEFET-MG, em Leopoldina, por meio da Coordenação Geral de Desenvolvimento Estudantil (CGDE) e em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros - Neab – vai realizar nos dias 9 e 10 de novembro o I Seminário sobre Diversidades e Semana da Consciência Negra. Voltado para estudantes, servidores e população em geral, vai abordar as temáticas de gênero, étnico-racial e identidade de gênero/combate à homofobia por meio de debates e apresentações culturais. O objetivo é fomentar o amplo debate na comunidade e subsidiar a implementação de programas e políticas institucionais nesse campo.
No primeiro dia de atividades os participantes vão assistir palestra sobre “A mulher negra na literatura brasileira”, com mediação da professora Margareth Cordeiro Franklin e participação dos convidados Conceição Evaristo – escritora e autora de Ponciá Vicêncio (2003) e de Cidinha da Silva, também escritora cuja obra de destaque é “Os nove pentes d’África” (2009). Logo em seguida haverá um debate sobre o tema e ainda apresentação artística com leitura de poemas e fragmentos das obras das escritoras convidadas. Encerrando o período da manhã acontece uma sessão de autógrafos.
À tarde, serão ministradas as palestras “Educação para as Relações Étnico-Raciais” com mediação do professor Luis Eduardo de Oliveira e Professora Silvani Valentim. Na sequência será proferida a palestra “A importância da História da África para entendermos o Brasil”, pelo professor Marcos Cardoso, filósofo, mestre em História pela UFMG e professor de História da África. O encerramento do ciclo de palestras será feito com um debate sobre os temas abordados. Para concluir a agenda haverá apresentação musical do Grupo Assum Preto.
Na quinta-feira, a programação do período da manhã começa com uma Mesa Redonda cujo tema é “Somos todos diferentes, por isso, queremos direitos iguais”. Será medida pela Assistente Social Camila Guimarães e pelo professor José Antônio Pinto. Na sequência os presentes vão ouvir a palestra “A luta contra a homofobia: história e perspectivas”, por Marco Trajano, representante do Movimento Gay Mineiro, de Juiz de Fora. Para finalizar o ciclo de palestras acontece um debate e exibição de vídeos com o tema “Educando para a diversidade”.
A partir das 14 horas tem início a última parte do Seminário com as palestras “Identidade e Diversidade”, mediada pela professora Margareth Cordeiro Franklim e em seguida “A presença das religiões de matriz africana em nossa região”, pelo professor Inácio Frade, doutorando em Sociologia. A terceira palestra será “O negro no futebol brasileiro, ministrada pelo professor Luciano de Andrade, Mestre em Literatura. A última palestra da tarde será “A história dos movimentos contra a discriminação racial em Leopoldina”, por Carlos Roberto Santiago, músico e militante de movimentos sociais. Um debate vai acontecer após o término de sua apresentação abordando os temas apresentados. O encerramento do Seminário será com a apresentação da Bateria da Escola de Samba Unidos do Pirineus, de Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário