sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Programa Ecos da Mata entra em nova fase

O Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, que até o encontro realizado em Descoberto, visava mobilizar e sensibilizar o poder público, empresas, comunidades e organizações não governamentais a fim de identificar a vocação e a busca de estratégias para a dinamização socioeconômica dos nove municípios incluídos no Programa Ecos da Mata, entra – agora - em nova fase. Em sua última reunião ocorrida no dia 30 de setembro, em Miradouro, o foco passou a priorizar os mais variados projetos em prol do avanço pretendido.

Neste sentido atividades voltadas para infraestrutura, como a construção de fossas sépticas; para o turismo, com apresentação de projetos que envolvem, por exemplo, a criação de espaços multiuso para eventos; e agropecuária, com propostas de processamento da agroindústria na região foram compartilhadas e discutidas por mais cem participantes.

As iniciativas escolhidas durante a reunião foram elaboradas com o auxílio do conhecimento adquirido no Projeto de Capacitação de Gestores Públicos que vem a ser mais uma frente de trabalho do Programa Ecos da Mata.

O Programa 

O “Ecos da Mata” é resultado de um diagnóstico socioeconômico e ambiental promovido em 2010 nas cidades da Zona da Mata que estão no entorno das unidades da operação da Votorantim Metais/CBA. A avaliação detectou potencialidades como o turismo, e gargalos, como a necessidade de engajamento e participação da população frente às questões de interesse público, a existência do êxodo rural por jovens e poucas atividades de lazer e cultura que promovam integração da sociedade.
A partir dessa análise, foram estabelecidas frentes de trabalho de curto e longo prazos e priorizadas quatro delas para o desenvolvimento no decorrer de 2011: “Capacitação de Gestores Públicos”; “Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes” (foco em caminhoneiros autônomos); “Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável”, realizado em junho em Itamarati de Minas; e “Turismo Rural e Ecológico Comunitário”. (Fonte: Jornal Leopoldinense e A Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário