segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Muriaé vai debater a Segurança Pública nesta segunda-feira

Acontece nesta segunda-feira, 17, em Muriaé, uma Audiência Pública sobre Segurança. A iniciativa é do Deputado Estadual Wilson Batista, que solicitou a reunião com base nos índices crescentes de violência em Muriaé. Assim, amanhã, a partir das 10 horas, no Teatro Municipal Zaccaria Marques, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai debater o tema com a comunidade da região.

Em dez meses Muriaé registrou 25 homicídios, mais do que o dobro do índice considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tolerável. Segundo a entidade, para municípios de até 100 mil habitantes, o registro de mais de dez homicídios em um único ano já pode ser considerado uma epidemia.

Como agravante, a cidade conta apenas com uma vara criminal. Já são mais de 6 mil processos e 200 novos chegam todo mês ao fórum da comarca de Muriaé. O juiz Augusto Vinícius Fonseca e Silva ganhou a capa de um importante diário mineiro ao desabafar: “Quero ajudar a acabar com a criminalidade, mas fiz concurso para juiz, e não para herói”. Além da violência contra a vida, a região também sofre com os crimes contra o patrimônio. As ações criminosas já não são mais exclusividade da cidade, produtores rurais também vêm sofrendo com furtos e roubos em suas propriedades.

Para o deputado Wilson Batista, é a hora de mostrarmos que a região precisa de uma política de segurança mais efetiva. “Será um grande debate. É o momento de mostrar onde devemos melhorar”. Ele concluiu solicitando a presença de toda a comunidade: “Precisamos de uma grande participação da população e das entidades organizadas”, lembrou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário