segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alunos da rede estadual de ensino participaram do Proalfa

Nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira), os alunos dos anos iniciais (2º, 3º e 4º ano) do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais da Jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina participaram do Programa de Avaliação da Alfabetização 2011 - O PROALFA, que tem como objetivo avaliar o nível de leitura e escrita destes alunos.

Segundo a Superintendente Regional de Ensino, Professora Maria José Marques Ferreira, o resultado desta avaliação oferece um panorama do nível dos alunos. “A partir dela poderemos saber em quais aspectos teremos que atuar para continuar crescendo”, disse.

As avaliações realizadas buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio.

O PROALFA é realizado em parceria com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O PROEB também conta com parceria do CAEd.

O Sistema de Avaliação do Estado de Minas Gerais é hoje um dos mais consolidados do país, tornando-se referência para outros estados brasileiros e até mesmo outros países, que constantemente enviam seus técnicos para estudar os instrumentos, metodologia e logística do SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – que coordena o Proalfa.

A Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina é responsável pelos municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Leopoldina, Pirapetinga, Recreio, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande. A divulgação do resultado do exame ainda não tem data marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário