terça-feira, 20 de setembro de 2011

Luana Absoluta: a Rainha do Funk na Itália

Ela tinha tudo para levar uma vida pacata como a de milhões de pessoas. Hoje, podia estar trabalhando em alguma fábrica de Cataguases, morando no mesmo bairro onde nasceu - o Leonardo, estar casada com sua filha e vivendo as dificuldades e alegrias que a maioria das pessoas comuns vive. No entanto, ela preferiu outro caminho e não teve medo de ousar. Ainda criança descobriu o amor pela dança e, à medida que a idade passava, maior era a certeza de que nascera para ser artista.
Foi Guarda Mirim e trabalhou no Jornal Cataguases. De lá começou a dançar e foi se apresentar em cima de um brinquedo de parque de diversões, chamado, “Samba”, nome mais apropriado, impossível. Luana não parou, até tornar-se a “Absoluta” na Itália. Hoje ela é o nome do funk carioca naquele país onde se apresenta sempre com casa cheia, fato que se repetiu em Portugal e na Suíça. Aos 26 anos de idade e com uma filha de 9, a MC Luana Absoluta quer ir ainda mais longe. Confira a entrevista exclusiva para o Blog do Marcelo Lopes.
Como surgiu a Luana Absoluta?
Meu amigo Igor DJ da Furacão 2000 que me batizou assim, porque sou a única MC de funk na Itália. O “Absoluta” é porque sou única. Depois até fiz uma tatuagem, no ombro, de um DJ em homenagem a ele, pois se não tivesse acreditado em mim hoje eu não estaria onde estou.
Antes de você se tornar esta cantora de funk de sucesso o que você fazia para ganhar a vida?
Já fiz um pouco de tudo que a gente pode imaginar. Fui Guarda Mirim, dançarina, vendedora de loja, atriz... e até chegar aqui hoje, morando e trabalhando na Europa, posso dizer que já provei um pouco de tudo. Fui até vendedora ambulante, daquelas que vai de porta em porta. Foram trabalhos honestos e dos quais não me envergonho nem um pouco, ao contrário, sinto orgulho.
Conte-nos um pouco sobre sua vida em Cataguases. Seus pais, irmãos...
Minha vida em Cataguases sempre foi povão. Desde pequena sempre vivi dançando em cima de um palco. Cheguei, inclusive, a dançar naquele brinquedo “Samba”, em um parque de diversões. Sempre adorei aparecer, como dizia o povo (risos). Quanto aos meus pais, eles são tudo para mim. Sempre me apoiaram, até quando eu errava... Sou filha única. Hoje tenho uma filha maravilhosa, que tem 9 anos e que agora parece minha irmã de tão grande que está. Ela mora em Cataguases com minha mãe, e quando ficar mais velha vou trazê-la para morar comigo.
Você foi Guarda Mirim no Jornal Cataguases. Como foi esta experiência?
Fui, sim, Guarda Mirim e gostava muito de trabalhar na Redação do Jornal Cataguases e você era o meu chefe. Pena que minha idade passou e tive que deixar aquele emprego. Por causa do jornal pensei até estudar Jornalismo, mas nunca tive coragem para enfrentar a faculdade. E sou muito apressada, não tenho paciência de esperar o tempo passar para eu me formar (risos).
Você está casada com um italiano?
Aqui na Itália conheci o meu marido, isso foi em fevereiro de 2007 e em menos de um ano de namoro nos casamos. No inicio era lindo. Levei uma vida totalmente diferente durante três anos. Aí descobri que não era mais feliz, pois me faltava o que sempre gostei de fazer: dançar, trabalhar com música e, por isso, estamos nos separando. Nós dois (meu marido e eu) somos de mundos muito diferentes e não posso perder mais tempo na minha vida. Agora eu vou até onde der, até onde Deus permitir. Aprendi que quando se tem boa intenção e fé não existe limite. Tudo é possivel!
Foi o funk que trouxe você para a Itália? Você mora na Província de Brescia, região da Lombardia. Quando você se mudou para este país?
Em 2007 e o que me trouxe até a Itália foi a vontade de mostrar que eu era capaz de tentar e vencer, alcançar meus objetivos. Não consigo me conformar com uma vida normal e sempre quis mais. E também eu sempre dizia pra todo mundo que não ficaria morando em Cataguases.
Bem, agora você trabalha com o que sempre sonhou fazer, e com tantos shows está dando pra fazer seu pé de meia?
Sim, estou fazendo o meu pé de meia, apesar de ser muito mão aberta, gasto dinheiro à toa... (risos) Este é o meu ponto fraco.
Como está sua agenda de shows? Todos na Itália?
A agenda, graças a Deus, está indo muito bem. Agradeço a Deus por isso todos os dias. Já me apresentei em Portugal (foi agora, em agosto) e atualmente estou em turnê pela Suíça. E quando acabar volto a fazer os shows agendados aqui na Itália. Além disto, tenho propostas para me apresentar em vários países da Europa, e estou esperando apenas a confirmação por parte dos contratantes. Quero me apresentar em toda Europa e depois, num futuro próximo, fazer shows nas principais cidades dos Estados Unidos. Este é o meu maior sonho.
Você se apresenta com mais três pessoas. São todas brasileiras? Quem são?
Eu me apresento com meu DJ; é o DJ Elvis, que é brasileiro, e com duas dançarinas, a Diana, que também é brasileira e foi dançarina do Domingão do Faustão e a Tereza, que é italiana, e já dançou com o cantor Don Omar, que ficou famoso com a “danza kuduro”. Tereza fez também o filme Street Dance 2 em 3D, que vai estrear nos cinemas de todo o mundo em março do ano que vem. Ou seja: só tem fera comigo. Ah! Eu as conheci na casa do Ronaldinho Gaúcho! 
 E por falar em Ronaldinho Gaúcho, você mandou tatuar no bumbum a assinatura dele. Conta pra gente o que a levou a marcar o seu corpo com o autógrafo dele?
Eu sempre gostei dele e nunca havia imaginado a possibilidade de me tornar amiga dele. É um sonho realizado. Quando ia me apresentar em Milão, me falaram que ele estaria no show. Nem acreditei, mas resolvi fazer uma musica pra ele aqui no Milan. Ele ouviu, gostou e veio me agradecer. Então eu disse que queria um autógrafo dele diferente, que ele nunca esquecesse, aí me perguntou onde poderia ser e  respondi: no bumbum! Ele riu, claro, né!, na verdade, nós dois demos uma risadinha e em seguida ele disse: “assino só se for agora”. E assinou. Tiramos foto juntos e no outro dia, de manhã, fui ao tatuador e ele ainda conseguia ver a assinatura, o que facilitou para ele tatuar em cima. Agora, que ele está jogando no Flamengo fiz outra música para ele neste clube. Mas sinto muita saudade dele aqui, porque é uma pessoa super animada e muito simpática também. E não me arrependo de ter tatuado a assinatura e uma caricatura dele no meu corpo, porque ele é uma pessoa maravilhosa.
Como você o conheceu e tornou-se amiga dele?
Foi aqui em Milão, em um bar chamado “Tá Bonito”. Depois daquele encontro nos vimos outras vezes e acabou virando amizade, pois a gente se via todo final de semana. Inclusive trabalhei para ele, me apresentando nas festas que ele promovia aqui.
Quem compõe as músicas que você canta? E a escolha do repertório como é feita?
Faço tudo sozinha, Marcelo. Nunca ninguém me deu musica pra cantar! Escrevo a letra, escolho figurino, repertório, coreografia, idealizo tudo e pago a produção. Sou igual a Bom Bril (sorrindo abertamente). Chamo isso de força de vontade de crescer e conquistar os meus objetivos. Mas, graças a Deus as pessoas estão me dando um retorno muito positivo. Isto é o que me recompensa, esta acolhida do público.
Se recebesse um convite, você se apresentaria no Brasil? Como se faz para contratar o show da MC Luana Absoluta?
Sim, claro! Estou louca pra fazer show em Cataguases. Um show bem grande! Pretendo ir ao Brasil em dezembro e quero ver se fico aí uns dois ou três meses, para fugir do inverno aqui (risos). Agora, quem quiser me contratar, pode enviar um e-mail para luana_brasil@live.it e a gente combina. Vou ficar super feliz de poder cantar na minha cidade.
Você Pensa em voltar para o Brasil? Para Cataguases? Quando?
Voltar definitivamente, não. Não tenho esta intenção. Mas para passear, principalmente durante o inverso daqui, com certeza, quero muito (sorri levemente). Sem contar que tenho muita saudade do carnaval de Cataguases, do tempo das escolas de samba que eram muito bonitas... Este ano, talvez, ainda não está certo, se for mesmo para o Brasil, serei destaque no carnaval do Rio de Janeiro, quando vou realizar mais um antigo sonho. Aliás, isso era para ter acontecido em 2011, mas a minha fantasia foi queimada no incêndio que destruiu quase tudo na Escola Grande Rio. Eu desfilaria vestida com uma roupa de bruxa sexy em um dos carros alegóricos que pegou fogo. Infelizmente, aconteceu este acidente, o pessoal da Escola trabalhou duro para refazer as fantasias, mas não deu tempo e eu chorei muito. Este ano, se tudo der certo, pretendo ir.

No destaque Luana mostra o autógrafo do jogador Ronaldinho Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário