terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores municipais de Cataguases ameaçam paralisar aulas se projeto de lei for a votação

Quatro escolas municipais estão paradas em Cataguases, nesta terça-feira, 18, em protesto pela votação logo mais na Câmara Municipal do projeto de lei nº 58/2011 que altera e inclui dispositivos da Lei Complementar Nº 3.800/2009 - Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública Municipal para adequar a legislação. Também nesta manhã o prefeito William Lobo de Almeida e representantes do Sindicato dos Professores se reuniram para tentar resolver o impasse. Na Câmara Municipal, seu presidente, Vereador Antônio Batista Pereira, o Antônio Beleza, prepara uma emenda ao projeto com o objetivo de resolver a questão.

Os professores resolveram paralisar as aulas nas escolas dos bairros Vila Tereza e Leonardo e nos distritos de Aracati e de Cataguarino, segundo informou Naide Pereira Dutra, representante da categoria. Ela acrescentou que o sindicato está convocando todos os professores para comparecerem à Sessão da Câmara desta noite, “porque se o projeto for aprovado da forma em que está amanhã vamos paralisar todas as escolas da rede municipal”, avisou. A expectativa é de que dezenas deles compareçam à reunião.

Para tentar uma solução o prefeito William Lobo de Almeida recebeu as representantes dos professores nesta manhã em seu gabinete, Naide Pereira Dutra e Raquel Silva de Souza. Ela pediram que o Executivo retire do projeto de lei o artigo que concede gratificação para os profissionais que não se ausentarem do trabalho e, também, todo o “Anexo IV” que trata da Gestão das Unidades Escolares e que concede aumento de salário para diretores, vice-diretores e coordenadores. Naide justificou o pleito dizendo que “não estamos em campanha salarial e, portanto, não é hora para fazer agrados a uma determinada categoria”, explicou. Ainda segundo ela, o prefeito ficou de conversar sobre o assunto, esta tarde, com a Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Souza e, caso seja acatada a reivindicação dos professores, ele encaminhará à Câmara ainda hoje, o novo texto corrigido.

Por sua vez, a Câmara Municipal está elaborando uma emenda ao projeto de lei em tramitação, também em busca de um consenso. O Presidente da Casa, Vereador Antônio Beleza, está recolhendo assinatura de todos os vereadores para apresentar uma emenda em conjunto que define os motivos pelos quais os professores poderão faltar ao trabalho sem a perda da gratificação. De acordo com a emenda os professores poderão faltar a bem do serviço público, falecimento de parentes de primeiro grau e por questões trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário