segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vereadores de Muriaé querem reativar a Guarda Municipal

O projeto da Guarda Municipal criado no ano de 1995 foi reativado na Câmara Municipal em recente reunião, pelo vereador Lydio Bandeira de Melo. O objetivo é diminuir a criminalidade em Muriaé, devido a quantidade de assassinatos desde o inicio do ano (mais de 25).
O projeto pode ajudar na captação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, feito para apoiar as cidades e regiões que têm, por exemplo, um alto nível de acidentes e criminalidade.
“A lei já está sancionada, os vereadores e o prefeito da época já aprovaram, no entanto não foi posta em prática por não haver necessidade, o que não é o caso de hoje.” De acordo com Lydio, na década de 90 o índice de criminalidade era menor, equivalente a 5 assassinatos em 6 meses, porém com o aumento da população e o crescimento da cidade, a criminalidade aumentou. “Temos que pensar no nosso futuro, da nossa família e da comunidade, porque se continuar neste ritmo, dentro de cinco anos vamos ter um número absurdo de assassinatos”, diz.
Um estudo feito pelo vereador junto ao comandante e diretor geral da Guarda Municipal de Rio das Ostras (RJ), seriam precisos aproximadamente 110 homens, a fim de trabalhar ao lado da Polícia Militar que ficaria por conta do combate à criminalidade. Ainda não foi discutido como serão preenchidos os cargos, porém segundo Lydio, há três formas: indicação dos vereadores, do executivo municipal ou na forma de concurso público.
Além de colaborar no trânsito, a Guarda Municipal vigia o Patrimônio Público e pode estar presente também nas escolas, impedindo o tráfico de drogas. (Fonte: Jornal A Notícia)

Um comentário:

  1. Realmente é uma ótima alternativa desde que fosse por meio de concurso púlblico,e não por indicação,pois nossa Muriaé está precisando de uma guarda ostensiva na nossa comunidade.

    ResponderExcluir