domingo, 23 de outubro de 2011

Encenação teatral marca lançamento do livro de Joaquim Branco

Na última sexta-feira, 21, às 20 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, o escritor e professor cataguasense, Joaquim Branco, lançou o seu mais novo livro "Uma Verde História" em co-autoria com Fernando Abritta, responsável pelas ilustrações da obra. A noite, no entanto, teve outras atrações, um presente para o grande público que foi prestigiar o lançamento da obra. Os alunos do curso de Letras da FIC/UNIS apresentaram o musical "Versos da Vida Severina" baseado no clássico da dramaturgia poético-musical brasileira, "Morte e Vida Severina", poema de João Cabral de Melo Neto. O texto foi adaptado pelo professor Joaquim Branco e os alunos do curso.
Com a intensidade dos poemas de João Cabral e músicas de Chico Buarque, o público viu o drama de um homem atormentado pelas dificuldades de uma existência marcada pela seca e pela fome. A retirada de sua terra para enfrentar o desconhecido. A coragem e a vontade de vencer são as qualidades desse homem nordestino. A peça foi longamente aplaudida e em seguida teve início ao lançamento do livro.
"Uma Verde História é um antigo projeto de Joaquim Branco de contar em linguagem simples a história do Movimento Verde, de 1927, em Cataguases. Assim surgiu o livro que narra para crianças, adolescentes e até mesmo os adultos esta história recheada de ilustrações (o livro traz também um encarte para ser colorido pelo leitor) que foram feitas pelo talentoso Fernando Abritta. O livro aborda cada um dos "Verdes"  desde sua infância, as primeiras letras, o colégio, os bares da vida, na criação de uma revista que se tornou famosa no Modernismo brasileiro.
A obra e o musical serão levados agora para Leopoldina onde, no dia 26, no anfiteatro do Cefet, Joaquim e Fernando vão receber o público para assistirem a "Versos da Vida Severina" e juntamente com eles lançarem "Uma Verde História".

Nenhum comentário:

Postar um comentário