quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Campanha de vacinação de cães e gatos não tem data definida em Cataguases

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou aos municípios que a campanha de vacinação antirrábica animal 2011 não vai acontecer na data habitual, nos meses de agosto e setembro. O órgão ainda não definiu outra data para a realização da vacinação em cães e gatos. O motivo alegado foi a ocorrência, ano passado, de problemas em alguns animais depois de terem sido vacinados. Aqui em Cataguases, a Vigilância Sanitária, através de sua coordenadora, Roseli Batista Ferreira, responsável pela campanha, confirmou as informações acrescentando que aguarda orientações por parte do Governo de Minas, “até mesmo para poder orientar os donos desses animais”, explicou.

Vinicius Pereira, médico veterinário
Para o médico veterinário Vinícius Batista Pereira, neste momento de indefinição, o importante para quem tem gato ou cachorro em casa, é verificar no cartão de vacinação do animal qual a situação em que se encontra. “Se estiver na hora de tomar a vacina é aconselhável leva-lo ao veterinário”. Vinícius conta que apesar da raiva animal estar sob controle em Minas Geais, “que não diagnosticou nenhum caso nos últimos anos, é essencial que donos de cães e gatos mantenham seus bichos de estimação imunizados”, aconselha. O preço da vacina é barato, ela é aplicada na hora  e não há nenhuma contra-indicação.

Raiva Animal - É uma doença viral que afeta o sistema nervoso de mamíferos, inclusive do homem, quando são mordidos, arranhados ou lambidos por um animal doente. Em caso de agressão, a vítima deve lavar o local afetado com água e sabão, e procurar imediatamente um médico. O animal deve ser mantido preso e isolado, em observação durante 10 dias. Se o animal suspeito morrer neste período, avisar imediatamente as autoridades sanitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário