quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mais novo partido brasileiro – o PPL - já tem filiados em Cataguases

A novidade política desta quarta-feira em Cataguases foi o anúncio do surgimento de mais uma agremiação partidária na cena eleitoral do município. O ex-candidato a Deputado Estadual Carlos Magno de Melo Nóbrega, o Maguinho (foto), enviou nota ao Blog do Marcelo Lopes informando a criação do Partido Pátria Livre – PPL – que tem aquele cataguasense como presidente do Diretório Municipal e seu diretor regional em Minas. Maguinho disse ainda que a nova legenda teve seu pedido de registro deferido na última terça-feira, 4, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O PPL foi criado por militantes do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de outubro) que surgiu há quarenta anos para combater a ditadura militar. Até então seus membros se agrupavam em diversos partidos, especialmente no PMDB. Em Cataguases, porém, o PPL não terá viés de esquerda, nem tampouco de revolucionário, conforme assegura Maguinho na Nota enviada ao Blog do Marcelo Lopes: “O PPL vai concorrer com o número 54 e estará na base aliada do Prefeito William Lobo de Almeida”.
O presidente da nova sigla, que também já esteve à frente do PTC e do PSDC, e em 2010 foi o quinto candidato a deputado estadual mais votado em Cataguases entre os oito que disputaram aquele pleito, revelou que não vai disputar as eleições de 2012. Já sua esposa, Érica Serafim Militão de Melo Nóbrega, conforme assegurou, “continua propensa a colocar seu nome à disposição do Partido visando concorrer a uma vaga na Câmara Municipal”. Ela está filiada ao PSDC que também apoia o governo William Lobo.

Ex-prefeita Maria Lúcia permance no DEM mas não revela seu futuro político

A ex-prefeita e ex-deputada estadual, Maria Lúcia Mendonça conversou por telefone com a reportagem do Blog do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, 5. O motivo foi saber de seus projetos político-eleitorais no pleito de 2012 tendo em vista o término do prazo de filiação que se encerra nesta sexta-feira, 7. Maria Lúcia disse não ter "nada para falar agora porque até junho do ano que vem muita água vai passar debaixo da ponte". Questionada se permanecerá no Democratas ela disse que sim, mas não quis fazer nenhuma projeção sobre candidatura própria ,nem tampouco a respeito de coligação. "Sei que existe esta curiosidade sobre o meu futuro político mas, repito, não posso falar se serei ou não candidata, nem tampouco qual rumo o DEM vai seguir. Sobre este assunto só falarei em junho de 2012", completou.
O silêncio e a aparente imobilidade de Maria Lúcia Mendonça deixa o meio político cataguasense apreensivo já que ela teoricamente teria um eleitorado fiel que a acompanha onde for. Isto quer dizer, para os analistas locais, que numa eventual disputa acirrada entre os candidatos a prefeito, e levando-se em conta que ela não será candidata, o apoio da ex-prefeita pode definir o resultado.

Escolas de Ubá realizam a Gincana do Lixo

A Prefeitura de Ubá, através das Secretarias da Educação e Meio Ambiente, a 38ª Superintendência Regional de Ensino e a ECP Engenharia, empresa responsável pela coleta de lixo em Ubá, estão à frente da Gincana Escolar “Coleta de Lixo Seco – Educação e Ação em Prol do Meio Ambiente”.

A terceira semana da Gincana de Coleta do Lixo Seco completou mais de duzentas e setenta mil embalagens recolhidas, que serão encaminhadas para usinas de reciclagem através da RECICLAU – Associação Cooperativa dos Recicladores Ubaenses.

Os participantes concorrem a três notebooks e uma bicicleta na pesagem final do maior número de garrafas pet e outras embalagens plásticas que serão encaminhadas à RECICLAU. As coletas nas escolas aconteceram nos dias 8, 16, 22 e 29 de Setembro e haverá outra no próximo dia 27, com a divulgação do resultado final no dia 28 de outubro. Também está prevista a realização de um Seminário Regional de Educação Ambiental no dia 11 de Novembro, quando os vencedores receberão os prêmios. (Fonte: Jornal A Voz)

Polêmica com professores da rede municipal marca reunião dos Vereadores em Cataguases

A Sessão Ordinária desta terça-feira, 4, da Câmara Municipal de Cataguases foi marcada pelo debate entre a Secretária de Educação do município, Rosimere Helena de Souza Silva, e um grupo de professores da rede municipal de ensino que alegava o não cumprimento pela Prefeitura de um acordo com a categoria. Na mesma reunião os vereadores receberam o comandante do 5º Pelotão da Polícia Militar Especial do Meio Ambiente, Alexandre de Castro Leal que apresentou uma palestra sobre o Projeto Pesca Legal e demais trabalhos desenvolvidos por aquele pelotão em Cataguases e região, e o Agente Comunitário Widlande Emanuel de Souza, que fez um pronunciamento sobre o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado naquela data.
A Pauta da Sessão previa a votação em “regime de urgência” do projeto de lei número 58/2011 enviado pelo Executivo e anteriormente pré-acordado com os professores, adequando o Plano de Carreira da Categoria à legislação federal. No entanto, na hora da reunião, um grupo de professores protestava, no auditório, contra a sua votação alegando que o mesmo fora modificado pelo Executivo e, portanto, não representava mais a vontade dos professores. Em assembleia realizada no dia 19 de setembro a categoria decidiu mudanças na carga horária e em seus vencimentos, porém, o projeto de lei que seria votado pelos vereadores trazia também aumento de salários de diretores e vice-diretores o que, segundo estes mesmos professores, não fazia parte das negociações, por isso, reivindicavam sua retirada da Pauta.
O Presidente da Casa, Vereador Antônio Batista Pereira, ao colocar o projeto em discussão ouviu a sugestão do Vereador Guilherme Valle de Souza para sobrestá-lo, “para que possamos melhor analisar seu conteúdo”, argumentou. Já o Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, pediu que o projeto fosse devolvido para o Executivo “para retomar as negociações com os professores em busca de um acordo”. O Presidente do Legislativo antes de decidir autorizou a Secretária de Educação Rosimere Helena Souza Silva (foto ao lado) a explicar o projeto e os artigos inseridos que, conforme revelou, “respeita o acordo com os professores inserindo as suas decisões. Porém, este texto (o projeto de lei) é mais abrangente e envolve também diretores, vices, coordenadores”, explicou.
Em seguida o Vereador Antônio Batista Pereira passou a palavra para a representante dos professores, Mônica Meireles, que contestou a legitimidade do projeto de lei. “Não foi isto o combinado conosco”, sentenciou. Ela reclamava especificamente do artigo que aumenta o salário dos diretores e vice-diretores das escolas argumentando que “não estamos tratando de negociação salarial e sim de adequarmos a nossa carga horária à lei federal, portanto, dar este aumento de salário fora de hora e, ainda por cima, sem ouvir a categoria, tem por objetivo provocar uma divisão entre nós trabalhadores na Educação”, afirmou. Logo depois de sua colocação o Presidente da Casa aceitou a sugestão do Vereador Guilherme Valle de Souza e colocou em votação o pedido de sobrestamento que foi aprovado. Com isso o tema voltará à Pauta – provavelmente – no dia 18 de outubro.

Bancários em greve levam palhaços para a porta dos Bancos

Os Bancários da Base Territorial do Sindicato de Cataguases e Região intensificaram ainda mais suas ações e a greve prosseguiu nesta terça-feira pelo sexto dia, segundo o presidente da categoria, José Antônio Silva, “mais forte, coesa e ampliada”. Além das fatias de melancia e abacaxi, fartamente distribuída à população o movimento contou ainda com a participação de atores que, vestidos de palhaço e usando pernas de pau, fizeram, em frente a agência Bradesco em Cataguases, brincadeiras e chamaram a atenção dos transeuntes para a realidade da categoria.

Segundo José Antônio Silva – presidente do Sindicato “o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela CONTRAF-CUT, reunido na última segunda-feira, 3, em São Paulo, decidiu orientar os Sindicatos a intensificarem as ações para mobilizar os bancários e ampliar a greve em todo país, uma vez que a FENABAN permanece em silêncio”.

O movimento grevista em Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba continua forte e coeso, revela José Antônio Silva, com paralisações em todos os Bancos – Públicos e Privados.  A greve começou dia 27 de setembro, após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que representa apenas 0,56% de aumento real contra os 12,8% (inflação do período mais 5% de aumento real) exigidos pelos Bancários.

Secretaria de Saúde de Leopoldina credencia empresas e profissionais da área médica

Termina no dia 31 de outubro o prazo para o credenciamento de empresas e profissionais da área médica (pessoa jurídica e/ou pessoa física/ profissionais liberais), para prestação de serviços de exames e procedimentos médicos, para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina. O gasto mensal estimado por aquela Secretaria é de R$71.872,00 e prevê, entre outros, a contratação de serviços especializados como Ecocardiograma Biodimensional com Doppler, Biópsia de Próstata, Ultrassonografias com Doppler venosa e arterial em MMII de Carótidas e vertebrais, de testículos e bolsa escrotal, de mama pélvica, transvaginal, obstétrica, do aparelho urinário, de tireóide, abdominal, Prostática Via Abdominal e de ombro.

O edital também prevê a contratação de consultas com especialistas em Cirurgia Geral, Neurologia, Angiologia, Mastologia, Cardiologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Endocrinologia, Dermatologia, Hematologia, Gastroenterologista, Oftalmologia e Tonometria. Vários outros tipos de exames especializados estão listados no edital divulgado no site da Prefeitura de Leopoldina. (Fonte: Jornal Leopoldinense)